Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

15 passos para ser uma pessoa organizada

Manter tudo organizado pode mudar muitas coisas em sua rotina. E você, já tentou ser mais organizado? Nós te damos algumas dicas para você largar de vez a bagunça

continue lendo
Compartilhar

Tenha uma agenda

Manter sob controle todos os seus planos e obrigações é o primeiro passo para conseguir se organizar. Com uma agenda, você pode anotar todos os seus compromissos e checá-la todas as manhãs para garantir que não esquecerá nada. No papel ou no celular, uma agenda vai te ajudar a estabelecer uma rotina mais organizada, não marcar eventos diferentes na mesma hora e ter controle sobre seus dias.

Seja pontual

Chegar atrasado a um compromisso pode atrapalhar todos os outros eventos do seu dia. A pontualidade é essencial para a organização. Você pode perder mais tempo do que o necessário para realizar uma atividade simples ou até decepcionar as pessoas devido ao atraso. Além disso, a sensação de se estar atrasado pode tirar a motivação para todo o seu dia. Programe-se para chegar aos lugares levando em conta o trânsito, e sua rotina diária vai ficar mais organizada.

Utilize caixas, pastas e gavetas

Para organizar papéis, itens pequenos ou outras coisas que costumem virar bagunça, faça uso de ferramentas de fácil acesso, como caixas e pastas, e identifique o uso de cada uma. Não deixe gavetas se tornarem os cantos de bagunça onde você atira coisas que não quer ver no momento. Tenha um local certo para cada uma dessas coisas. Inclusive uma lixeira próxima para eliminar a tralha no momento em que a vê. Não precisa ser um sistema complicado, pois você precisa estar pronto para usá-lo a todo momento.

Tenha controle sobre seu orçamento

Ninguém consegue ser organizado se não tiver ideia para onde seu dinheiro está indo. Controle sobre o orçamento é um passo essencial. Anote todas as suas movimentações financeiras, inclusive pequenos gastos, se possível. Dessa forma, você consegue alcançar mais estabilidade, se programar melhor para gastos futuros e até ter mais segurança se algo inesperado surgir. Mantenha uma planilha ou procure aplicativos para smartphone que podem lhe ajudar a ter tudo registrado.

Organize suas coisas

Pode ser seu quarto, sua bolsa e seu ambiente de trabalho. Quando estamos cercados de bagunça, acabamos perdendo motivação e levando muito mais tempo para realizar tarefas. Um guarda-roupa organizado e seguindo algum sistema de identificação torna mais fácil escolher roupas e ter controle sobre o que se tem. No trabalho, uma mesa visualmente limpa diminui o estresse e traz mais eficiência. Coloque cada coisa num lugar certo e determine um sistema de organização fácil de manter depois. Até o seu humor vai melhorar!

Tenha objetivos a curto prazo

É bom ter grandes planos a longo prazo, porém é importante também lembrar-se de objetivos mais imediatos. Planejar e cumprir coisas a curto prazo também trazem um maior senso de satisfação e motivação para fazer mais coisas. E, é claro, um projeto no longo prazo é feito de etapas, que trazem resultados no curto prazo. É essencial programar-se para todas essas etapas quando for se organizar.

Não bagunce

Mais fácil do que viver arrumando a casa é tentar não a bagunçar. Ou seja, guarde as coisas assim que as usar, não deixe louça se acumular na pia, guarde as roupas logo depois de passá-las. Se a bagunça se acumula, é preciso muito mais tempo para organizar e limpar tudo de novo, porém, se você já cria o hábito de deixar cada coisa em seu lugar, já evita um ciclo de desorganização.

 

Estabeleça prioridades

Separar suas tarefas por nível de urgência e importância é uma boa forma de garantir que tudo o que realmente precise ser feito seja feito a tempo. Identifique o que é urgente e realize assim que possível. Assim, você tem um prazo maior para realizar cada coisa e ficará mais focado. Sua produtividade também fica maior se você faz primeiro as atividades mais difíceis e termina com as mais fáceis ou menos importantes.

Aprenda a dizer não

Não é eficiente assumir mais responsabilidades do que você consegue cumprir. Isso pode, inclusive, prejudicar outras tarefas que você teria sob controle. Tenha um tempo determinado para dar a atenção necessária a tudo o que você for fazer. Isso pode ser um jantar com amigos, um curso, uma viagem ou as atividades que você precisará realizar no trabalho. Uma coisa é se desafiar e tentar fazer mais, outra é exagerar e não conseguir fazer nada direito.

Faça pausas

Uma rotina organizada também precisa incluir tempo para pausas. Trabalhar direto pode trazer estresse e prejudicar seu foco e criatividade. Alguns minutos para um café, uma breve caminhada ou algo que distraia sua mente pode renovar sua energia. O tempo perdido numa pausa será ganho em maior produtividade, só não se deixe levar pelo momento de descanso. É ideal que as pausas só ocorram quando uma tarefa ou uma etapa dela estiver terminada para que você não desconcentre do que está fazendo.

Não procrastine

Evite ao máximo o “deixar para depois”. Termine todas as tarefas ou atividades que se propor a fazer. Adiar o dia de realizar algo acabará fazendo com que mais e mais coisas se acumulem, te deixando preso entre prazos apertados e tarefas urgentes. Isso pode desencadear estresse e fazer com que seja ainda mais difícil terminar qualquer coisa. Por isso a importância de ter uma agenda e segui-la precisamente.

Evite distrações

Se estiver trabalhando, desconecte-se das redes sociais e cheque apenas o necessário de e-mails e mensagens. Se estiver num encontro social, não fique no celular o tempo todo. Distrações como essa tornam mais difícil que você consiga completar o que se propôs a fazer e, por consequência, atrapalham toda a sua organização. Determine um tempo especifico para isso e, durante o dia, concentre-se apenas no que é de fato necessário.

Siga uma rotina

Estabelecer uma ordem diária ou semanal para fazer as coisas é uma forma de manter-se organizado no longo prazo. Tenha horários fixos para fazer as mesmas coisas, dessa forma, essas atividades se tornam automáticas, você se distrai menos, usa seu tempo de forma mais eficiente e está mais preparado para enfrentar possíveis imprevistos. É interessante também investir em alguns truques práticos, como ter um planejamento de refeições semanais ou dias específicos para a faxina ou lavagem de roupas.

Peça ajuda

Não há nada de mal em pedir ajuda ou delegar tarefas. No trabalho ou em qualquer atividade que você não sabe se pode terminar sozinho, peça ajuda para completá-las ou dicas de como fazer. Isso é especialmente importante na organização da casa, pois, quando quem mora com você te ajuda na arrumação, a pessoa já estará mais envolvida em manter tudo organizado. Logo, menos coisas acabarão fora do lugar durante o dia a dia.

Pratique o desapego

O acumulo de coisas inúteis — sejam papéis, roupas ou outros objetos — só atrai bagunça e ainda mais desorganização para a sua casa. Acostume-se a se desfazer das coisas assim que elas não forem mais necessárias e não se apegue a coisas que possam ser doadas. Elas serão mais úteis ajudando a quem precisa! Um ambiente livre de coisas desnecessárias tem uma energia melhor e será muito mais fácil de organizar.

fechar