Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

11 Dicas para a entrevista de emprego

Antes de uma entrevista sempre aparece algumas dúvidas, como o jeito certo de se vestir, como se portar... Nós reunimos todas essas dúvidas e criamos dicas infalíveis para você se sair bem em qualquer entrevista de emprego. Confira as dicas e prepare-se para conquistar uma nova vaga!

Versões do currículo

O currículo que deve ser entregue à empresa é uma versão resumida das suas qualificações e será através dele que lhe chamarão para a entrevista. Além dessa versão resumida, é legal ter uma versão completa, que você usará para lembrar momentos importantes da sua carreira. Escreva tudo que você realizou em cada empresa que trabalhou, assim poderá estudar para a entrevista, reforçando pontos de suas competências como: liderança, comunicação, trabalho em equipe, etc. Caso você tenha muitas experiências profissionais, organize-as neste currículo aplicando o método STAR (situação, tarefa, ação e resultado), assim você apresenta uma sequência lógica e organizada de suas conquistas.

Sem experiência profissional

Não tenho nenhuma experiência profissional e agora? Fique calmo, todas as condutas de sua vida são levadas em consideração neste momento, como: experiências na escola ou até mesmo familiares, trabalhos em grupo na faculdade, intercâmbios que tenha realizado, alguma viagem com os amigos, festas que tenha organizado, etc.

Estude sobre a empresa, prepare-se

Este é um dos pontos mais importantes para você se preparar para uma entrevista. Pesquise sobre a história da empresa, saiba em qual setor ela atua, características de gestão, se ela ganhou algum prêmio ou teve algum destaque recente, seus desafios, concorrentes, etc. Isso mostrará ao entrevistador que você possui realmente interesse em trabalhar ali, talvez este seja o seu diferencial de outros candidatos. A pergunta "Por que você quer trabalhar aqui?", pode pegar muitas pessoas desprevenidas, mas serve para a empresa justamente ver se o profissional que eles procuram está com os valores alinhados aos seus. Responder esta pergunta dizendo que "você é consumidor da marca desde criança e sempre sonhou em trabalhar lá" não te ajudarão muito neste momento.

Dia e local

Confirme a data/hora e local com a empresa que te convocou para a entrevista. Antes de ir, dê uma olhada no Google Maps para se familiarizar com o caminho. Caso julgue necessário, vá um dia antes para o local, desta forma você se familiariza com o caminho, com o trânsito, etc.

Redes Sociais

Acredite, as redes sociais funcionam hoje como marketing pessoal. Muitas empresas dão uma olhada no que você anda fazendo por lá. Claro que existe sua vida profissional, que nada tem a ver com sua vida pessoal. Mas pense bem antes de postar comentários ruins sobre lugares que já trabalhou como "não aguento mais, ainda bem que meu dia acabou". Não diga, por exemplo, que você não bebe se em sua foto de perfil você está com uma lata de cerveja na mão.

Forma de se vestir

Antes de tudo, é bom você conhecer primeiro a cultura da empresa, se ela é formal ou informal, desta forma você consegue ir vestido mais adequado para a entrevista. Caso você não tenha como descobrir esta informação, a área de atuação é um bom ponto de referência para as vestimentas que você deve utilizar, mas lembre-se: mostre sua personalidade sendo discreto e com certa elegância, cores neutras e formas simples sempre vão bem, não utilize roupas curtas e decotes. Mantenha o cabelo limpo e arrumado, dentes escovados, banho tomado, não masque chiclete, não chegue com cheiro de cigarro ou bebida, não exagere no perfume. Se não for da cultura da empresa aceitar piercings e tatuagens, retire os acessórios e evite mostrar as tatuagens na entrevista.

Organização é tudo

Tenha em mãos um currículo resumido e completo. O resumido você pode entregar para o entrevistador, é importante ele ter uma versão em mãos para poder fazer anotações a seu respeito. Caso seja solicitado, leve seus certificados de conclusões de cursos, referências, etc. Certifique-se de ter todos em mãos um dia antes da entrevista.

Verifique suas referências pessoais

Algumas empresas acham de suma importância verificar suas referências anteriores. Antes de ir para a entrevista, verifique-as, peça autorização às empresas para utilizá-las como tal e assegure-se que elas falarão bem de você quando solicitadas. Nunca passe o contato de antigos desafetos, por exemplo, um ex-chefe que tenha se desentendido. Evite indicações de parentes como fontes de referências.

Pratique!

Isso mesmo... Pratique! Pegue todo o material que você reuniu para estudar: A história da empresa, suas qualificações, experiências profissionais e treine! Este treino pode ser feito de frente para um espelho, com algum parente ou amigo. Treine falar uma linguagem formal, mas não mude sua essência, organize suas ideias. Este treino não quer dizer que você precisa decorar tudo, ok? Isso é péssimo. Ele serve apenas para você se observar, não falar gírias, não ser efusivo (gesticulando exageradamente com as mãos), não ser escandaloso e por fim, ajuda a manter fresco em sua memória todos os lugares que trabalhou seus pontos fortes e fracos.

Pontualidade

Planeje seu tempo, a pontualidade é a primeira impressão de responsabilidade que você passará à empresa. Sendo assim, chegue na hora marcada. De preferência, chegue de 10 a 15 minutos antes do horário marcado (não chegue muito cedo, isso mostra ansiedade da sua parte). Se mesmo assim você tiver algum contratempo, ligue para a empresa e notifique que você se atrasará. Isso demonstra preocupação de sua parte, cuidado e respeito com o entrevistador (isso já conta como parte de sua avaliação).

Na véspera, descanse bem

É importante que você se dedique por inteiro a esta entrevista, sendo assim, tenha uma boa noite de sono, nada de beber e ir para balada na véspera da entrevista. Você não sabe o que acontecerá lá, muito menos quais testes terá que resolver. Pensando nisso, descanse bem, seu psicológico precisa estar intacto, e seu físico também, para você conseguir encarar com excelência os testes que te aguardam.