Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Conselhos de carreira

Para ter sucesso em sua carreira, é preciso muita força de vontade e determinação para alcançar todos os seus objetivos. Confira algumas dicas valiosas para que você possa encontrar o melhor caminho para o sucesso profissional.

continue lendo
Compartilhar

Seja humilde

A humildade sempre cai bem em qualquer hora e lugar, mas, no ambiente de trabalho, ela é primordial. Sempre haverá alguém melhor do que você, então, ao invés de evitar a pessoa ou não reconhecer seu talento, veja em quais pontos ela se destaca e aprenda com ela.

Aprenda com os erros dos outros

Errar é humano e com certeza você falhará (muito) no decorrer de sua vida profissional, mas não é preciso sempre errar para aprender o certo. Se seu chefe diz a um colega que ele errou em algo, por exemplo, guarde a informação para fazer corretamente quando for a sua vez de realizar aquela tarefa.

Seja proativo

Lembra na entrevista de emprego em que você disse que uma de suas maiores qualidades era a proatividade? Então, é realmente importante que você a use. Não espere as coisas de mão beijada, ofereça ajuda a quem precisa e faça além do que te pedem. Isso fará com que te vejam de uma forma bastante positiva e você, sem dúvidas, aprenderá cada vez mais.

Saiba ignorar as críticas destrutivas

Não é sempre a crítica de um chefe, colega ou superior seja construtiva e visando o seu bem — que você reaja, corra atrás e se supere. Alguns colegas não são seus amigos e encaram o ambiente de trabalho como uma competição. Algumas pessoas precisam diminuir e depreciar o trabalho alheio para se sentirem bem com elas mesmas, então, tome as críticas desses indivíduos como comentários maldosos e apenas as descarte. Não duvide de suas competências e mostre que tem confiança em seu trabalho.

Saiba quando aquilo "não é para você"

Não estamos falando no sentido de capacidade, mas sim no que diz respeito ao gosto da pessoa. Muitas vezes ansiamos trabalhar em determinada empresa ou preencher certo cargo, mas, quando vivemos aquilo, percebemos que não é o que realmente gostamos — o que acaba nos desanimando e fazendo com que não desempenhemos nosso trabalho da maneira devida. Aceite que seu talento pode ser utilizado de uma maneira muito mais proveitosa (para você e para a empresa) e parta para uma nova experiência.

Seja honesto no currículo e na entrevista de emprego

Não deixe que os empregadores criem falsas expectativas em cima de você. Se mentiu, em algum momento do processo, dizendo que tem "X" cursos na área, fluência em 4 línguas e experiência de trabalho em "Y" empresas, uma hora sua máscara cairá — seja em alguma fase do processo seletivo ou durante o trabalho. Às vezes, eles nem buscam por alguém tão "prendado", mas, por verem que você tem diversas competências, acabam lhe contratando justamente por isso e criando falsas expectativas.

Valorize o seu trabalho

O ambiente corporativo não é um show de talentos em que se bate palma ao fim de cada apresentação interessante que aparecer. Na verdade, é algo bem diferente disso, pois muito do que você fizer só será visto como uma "obrigação". Para se manter empenhado, é importante que você saiba reconhecer a qualidade de seu próprio trabalho — mas, também, as falhas.

 

Seja organizado

Parece clichê, mas é bastante real: a organização no trabalho é algo primordial. E não apenas a física, como empilhar papéis, deixar a mesa limpa etc. Estamos falando também da organização mental: saber definir prioridades, fazer cada coisa em seu devido tempo e saber se programar. Isso aumentará tanto a sua produtividade quanto a da empresa onde trabalha.

Dê atenção às críticas construtivas

As críticas construtivas, diferentemente das destrutivas, sempre vêm em forma de conselho e junto com um incentivo. Acate-as, principalmente quando ditas por pessoas mais experientes ou mais antigas no local onde trabalha. Apesar das "maçãs podres", sempre haverá alguém que deseja o seu sucesso e confia em seu talento.

Seja paciente

A paciência é uma dádiva e deve ser praticada em todos os sentidos, ou seja: procure não se exaltar (principalmente com o seus superiores) e aguarde o momento certo para os acontecimentos, seja uma reunião, uma promoção ou um aumento de salário. Os frutos de seus esforços com certeza surgirão, mas é necessário aguardar pelas oportunidades.

fechar