Dicas para lidar com ciúmes
Ter ciúmes não é algo fácil de lidar, não conseguimos controlar como nos sentimos e, muitas vezes , também como agimos. Cultivar isso só prejudica nossos relacionamentos. Conte com as nossas dicas e se livre desse sentimento horrível!
Profissões públicas e/ou chamativas
Se você namora alguém famoso ou que minimamente tenha mais exposição na mídia, com certeza, essa pessoa vai chamar a atenção de mais pessoas e, possivelmente, terá alguns fãs. É preciso entender e compreender que esse é um dos ônus/bônus de profissões chamativas. Lide com isso e entenda que faz parte da profissão.
Exposição nas mídias sociais

A exposição da vida pessoal nas mídias sociais serve para dividir com amigos e familiares as conquistas ou momentos especiais do dia a dia. Se a intenção de uma pessoa é essa, não há porque sentir ciúmes! Então, em primeiro lugar, entenda qual a verdadeira intenção. Depois disso, decida se há ou não motivos para conversar sobre o assunto.
Limites delimitados
Sentir ciúmes pode até ser natural. Afinal, somos seres humanos passíveis de erros, acertos e dúvidas. O que não é natural ou aceitável é a dimensão exagerada das reações provocadas por ciúmes em excesso. Então, entenda quais são os limites das suas ações. Controle internamente o seu ciúme para que a outra pessoa não sofra física ou emocionalmente com algo que não é culpa dela.
Agressões nunca são justificáveis!

Não importa o que tenha acontecido ou o que a outra pessoa tenha feito (ou você acha que ela tenha feito), agressões nunca são justificáveis! Então, uma boa forma de lidar com o ciúme é respirando fundo. Acalme-se antes de tomar qualquer decisão.
Autoestima baixa
Quem não acredita ou não confia muito em si tende a ser mais ciumento. Então, faça uma reflexão interna. Muitas vezes, o problema pode estar em você, mas pode ser difícil de enxergar isso no começo. Não tenha medo de admitir as suas fraquezas! O importante é trabalhá-las para não apenas diminuir o seu nível de ciúmes, mas para melhorar a sua vida como um todo.
Armadilhas da mente
A insegurança faz a nossa própria mente armar armadilhas para nós mesmos. Não podemos cair nelas! Lembre-se de que você está em primeiro lugar. Acredite em você, sinta segurança a respeito da pessoa maravilhosa que você é e não se menospreze.
”Todos querem o que eu quero”

É compreensível que você ame algo ou alguém com todo o coração, mas isso não significa que outras pessoas vão achar esse algo ou alguém tão interessante assim. Por isso, você não precisa se preocupar. Nem todos vão querer o que você tem ou quem está ao seu lado.
Impulsos
Atitudes impensadas geram consequências mal calculadas. E isso, quase sempre, pode resultar em arrependimentos! Crises de ciúmes nos fazem agir sem pensar. Então, antes de colocar em prática qualquer impulso (mesmo aqueles que parecem a melhor atitude a ser tomada), pense bem sobre o assunto.
Conversar é o melhor remédio
Se você não sabe o que fazer, converse! Converse com a pessoa que você acha que quer aquilo que você tem, converse com a pessoa pela qual você sente ciúmes, aquela que você não quer dividir com os outros, converse com todos aqueles que você achar necessário.
Terapia

Se você não conseguir se controlar sozinho, ou caso perceba que as outras pessoas estão se afastando de você por conta do seu ciúme excessivo, a terapia pode ser a solução mais eficaz para você. Você verá como, em pouco tempo, as coisas estarão mais claras em sua mente!
Deixe para trás
Quando você não consegue lidar com a vida que uma pessoa leva, como uma carreira pública e as suas consequências, por exemplo, talvez seja melhor seguir a sua vida adiante e sem ela. Porque ninguém é obrigado a mudar os seus sonhos por causa do seu ciúme. E se você acha que não consegue mudar, permita que a outra pessoa continue a sua jornada longe de você!
Vale a pena?
Pergunte-se sempre: vale a pena mais uma briga? Mais uma discussão? Mais uma inimizade? Mais uma sensação de mal-estar, de conflito e demonstração de insegurança? Talvez essa reflexão interna te ajude a tomar decisões mais calmas e sábias a respeito do seu ciúme.
Liberte-se

O ciúme funciona como uma prisão viciante: quanto mais você sente, mais você se acostuma com a sua presença, mais você se sente viciado em pensar com ciúmes e a ser ciumento de uma forma geral. Então, cada vez que o ciúme bater em sua porta, não dê atenção. Liberte-se dessa prisão!
Desmistifique os padrões e deixe o seu relacionamento mais leve
Segurança
Sentir confiança em quem está ao seu lado e segurança a respeito de si próprio são as chaves certas para deixar o ciúme no passado e a tranquilidade no presente.
Sua vida não é só isso
É comum que as pessoas ciumentas tenham as suas vidas em torno apenas daquilo (ou daquele alguém) que as fazem sentir ciúmes. Se esse é o seu caso, saiba que a sua vida não é só isso. Você tem o direito de ter outros amigos, colegas, interesses, hobbies e/ou atividades no seu dia a dia!