Às vezes, quando dizemos não a alguém, podemos criar antipatia e inimizades. Porém, isso não deve se tornar uma razão para reprimirmos nossa opinião. Deve, no entanto, servir como motivo de reflexão e aprendizado para entendermos que é necessário saber falar não, sendo educado e gentil.
Dizer não mostra que você é uma pessoa forte, que sabe o que quer da vida e que não abre mão de suas vontades.
Ouvir “não”, assim como dizê-lo, é uma das melhores formas de viver um novo aprendizado. Porque ouvir “sim” é maravilhoso, mas somente o “não” nos faz refletir e pensar o porquê de recebermos tal resposta.
Muitas vezes, dizer não significa se manter focado em seu principal objetivo. Ser complacente a tudo talvez faça nascer uma situação que, com certeza, você não quer: o fracasso.
Dizer não é importante para que você consiga ser verdadeiro não só com as pessoas com que convive, mas com você mesmo!
Negar alguma coisa ou situação não necessita de explicação. Quando você nega, já está automaticamente dando o motivo mais simples e objetivo do mundo: você não quer. E isso basta.
Fingir gostar de alguma coisa, atitude ou lugar só para agradar outras pessoas é a pior decisão que você pode tomar, independente das circunstâncias. Seja quem você é, pois dessa forma somente quem gosta de você da forma que você realmente for ficará ao seu lado, e são essas as pessoas que realmente devem importar na nossa vida.
Apesar da palavra “não” estar sempre ligada a situações negativas e a coisas negadas, na verdade, pode ser o salvamento de uma relação, pois quem sempre diz sim acaba se esquecendo de quem verdadeiramente é. E se isso acontecer, uma hora ou outra, a relação com a outra pessoa acaba, seja um relacionamento amoroso, de amizade, companheirismo ou o que for. É muito importante expor sua verdadeira opinião, dizer sim quando achar que precisa e também dizer não quando perceber que é necessário.
Não tenha medo de dizer o que pensa, de expressar suas opiniões e de dizer não quando for necessário. Somente assim você será feliz!
Na vida, você passará por situações em que muitas pessoas te dirão “não”. Negarão pedidos, te brecarão sonhos, bloquearão suas atitudes. Mas isso não quer dizer que essas pessoas sejam grosseiras. Significa apenas que elas estão lutando pelas vontades delas. Faça, então, a mesma coisa! Diga não quando achar que precisa, porque é o certo ou simplesmente porque é sua vontade.
Não é fácil dizer não. Mas tenha paciência. O tempo e a vida serão seus melhores professores.
Muitas vezes, quando nega algo para alguém, você está ensinando esta pessoa a lidar com importantes emoções, principalmente em relação a ser contrariada. Faz com que ela entenda, também, que nem sempre as coisas acontecem da forma que queremos. E, não importa se você está falando com uma criança, um jovem, um adulto ou um idoso, todos sempre podemos aprender coisas novas.
Respeite suas vontades e, quando for preciso, diga não sem peso na consciência!
Um dos principais motivos que faz ser tão importante aprender a dizer não à vontade alheia é para conseguir respeitar e aceitar suas próprias vontades e decisões. Então, quando pensar em concordar apenas pelo medo de negar, respire fundo e lembre-se de que, ao concordar, você estará negando algo a si próprio somente para que outra pessoa fique feliz. Mas devemos sempre pensar primeiro em nossa felicidade.
A vida é feita de altos e baixos, de falhas e conquistas, de buracos e montanhas, assim como também é feita de sim e não. É da vida, e da vida de todos! Não tem como fugir, por isso, é melhor aceitar.