Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Reflexões para o Ano Novo Judaico

O Ano Novo Judaico tem data própria para ser celebrado, quando familiares e amigos se reúnem em casas decoradas, com mesa farta, muitas reflexões sobre a conduta no ano que acabou e orações que junto com muitos símbolos têm como objetivo renovar os pensamentos tanto quanto o novo ciclo que se inicia. Ir às sinagogas e desejar a todos Shaná Tová Umetuká, um ano bom e doce, são parte dos costumes que contam com o consumo de maçã com mel, sementes de romã, pães em formato circular e outros. O vestuário branco, o som do shofar e velas completam o clima de união e de esperança. Conheça um pouco da celebração dos judeus na chegada de um novo ciclo em reflexões para o Ano Novo Judaico!

Fortuna 'Vamos dizer muito uns aos outros as palavras Shaná Tová, que significa “Bom Ano”!' - Reflexões para o Ano Novo Judaico

Quem não deseja ter tranquilidade financeira? No Ano Novo Judaico, durante a ceia, vamos consumir tâmaras para atrair boa fortuna! Além disso, ela também significa nos afastar de inimigos como a falta de fé, de otimismo e de bondade. Aliás, a mesa é farta de frutas, mel, vinho doce e bem decorada. O novo ciclo começa abençoado e com boas vibrações! Vamos dizer muito uns aos outros as palavras Shaná Tová, que significa “Bom Ano”!


Copiar
Compartilhar
À luz de velas

A decoração para o Ano Novo Judaico é sempre linda! As velas não podem faltar, pois além de criar uma atmosfera aconchegante e sofisticada, elas ensejam que o novo ciclo seja muito iluminado pela luz divina. E o ritual tanto para acendê-las, quanto para apagá-las e o intervalo em que elas são mantidas acesas é para que todos se lembrem de iluminar os próprios pensamentos e ser luz na vida dos demais. Shaná Tová, meus queridos!


Copiar
Compartilhar
Celebre o Ano Novo Judaico com essa playlist

Spotify ouça a playlist

Copiar
Compartilhar
Shaná Tová Umetuká

Mais um Ano Novo Judaico começou! Então vamos desejar a todos que seja muito abençoado. Que seja bom, de muita prosperidade e muito doce, repleto de bons sentimentos e de alegrias. Que as nossas ações nesse novo ciclo sejam o espelho de todos os símbolos de generosidade, amor e perdão que tanto significado dão à nossa celebração em família. Que a fé seja renovada e presente no exercício diário do novo período. Shaná Tová Umetuká a todos!

Renove-se com mensagens sobre reflexões de Ano Novo
Copiar
Compartilhar
Os chalot e o ciclo da vida 'Que haja para nós uma aliança de paz e de felicidade, longe de conflitos, como os pães, que são doces, sem arestas ou ângulos' - Reflexões para o Ano Novo Judaico

Mais um Ano Novo Judaico para compartilharmos dos chalot, os nossos pães circulares, e lembrarmos que a vida é cíclica, sempre se renova e tem eternidade celestial. Que haja para nós uma aliança de paz e de felicidade, longe de conflitos, como os pães, que são doces, sem arestas ou ângulos. Vamos juntos agradecer todos os dias do novo período pela oportunidade de ser melhor e também alegrar a Deus no exercício das orientações da Torá.


Copiar
Compartilhar
Roupa branca

Na celebração do Ano Novo Judaico não pode faltar a família e os amigos usando roupa branca! Ela simboliza a nossa intenção de não pecar durante todo o próximo ciclo. Mas que o perdão a quem nos ofende de alguma forma esteja presente em nossos corações e que haja entendimento e empatia da nossa parte para sempre procurar ações de comunhão e paz. Que o novo ciclo seja de elevação das nossas almas. Shana Tová Umetuká!

Reconheça seus erros para se transformar em alguém melhor!
Copiar
Compartilhar
Sementes, capacidades e reconhecimento 'saboreie romã e lembre-se bem do reconhecimento de Deus: mais sementes, mais méritos! Shaná Tová Umetuká!' - Reflexões para o Ano Novo Judaico

Comer sementes de romã já faz parte dos costumes de muitas famílias no Réveillon. No nosso Ano Novo Judaico o significado é especial! A fruta tem a quantidade de sementes aproximada aos 613 mandamentos da Torá que também representam as promessas para o novo ciclo. Essa fruta nunca falta em nossa mesa farta e abençoada! Então saboreie essa iguaria e lembre-se bem do reconhecimento de Deus: mais sementes, mais méritos! Shaná Tová Umetuká!


Copiar
Compartilhar
 
Maçã e mel

Shaná Tová Umetuká! Que cada um mergulhe fatias de maçã no mel para que esse momento simbólico do nosso Ano Novo Judaico alerte sobre melhorar a si mesmo, podendo usufruir de mais 365 dias doces, repletos de boas notícias, de felicidade e de muita prosperidade. Por isso, se delicie com essa iguaria e exercite a sua perseverança para se autoconhecer e se autodesenvolver, buscando agir com bondade para receber muitas bênçãos.

Espalhe boas energias para o Ano Novo 2021 e renove tudo!
Copiar
Compartilhar
Inteligência, boas escolhas e decisões acertadas

Vamos todos comer a cabeça e não a cauda do peixe para estar em evidência no novo ciclo, com inteligência para fazer boas escolhas e tomar decisões acertadas. Se preferir, pode comer a cabeça do carneiro, lembrando que ele representa o sacrifício do filho de Abraão. O nosso Rosh Hashaná é de fartura e celebração, mas também é principalmente de reflexão, de oração e de respeito às tradições. Isso nos eleva!


Copiar
Compartilhar
Sem pecado e sem amargura 'Vamos começar com espírito puro!' - Reflexões para o Ano Novo Judaico

Vinagre, raiz forte e alimentos amargos ficam de fora do nosso Ano Novo Judaico, afinal ninguém deseja dificuldades no novo ciclo que traz a esperança da renovação e a oportunidade para ser melhor e mais feliz. Nozes é outro alimento que será evitado, porque a palavra hebraica para noz é egoz, com o mesmo valor numérico de “chet”, que significa pecado, e nós estamos nos arrependendo dos cometidos no ano anterior. Vamos começar com espírito puro!


Copiar
Compartilhar
O shofar e o som da compreensão

A celebração do Ano Novo Judaico tem vozes familiares alegres e unidas, mas o som mais simbólico é o do shofar, instrumento feito de chifre de carneiro, que é tocado cem vezes em cada um dos dez dias de comemoração. Esteja alerta para sempre escutar primeiro e entender o outro. Celebre muito, mas também mude o que for necessário para melhorar e lembre-se de que é tempo de arrependimento, de reflexão e de revisão de comportamentos.

Descubra 10 excelentes motivos para perdoar e ficar em paz
Copiar
Compartilhar
fechar