Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Coisas saudáveis para sua vida

Aprenda a adquirir hábitos saudáveis e favorecer a sua própria saúde e bem-estar. Apenas você é responsável por sua felicidade, então não perca tempo e comece agora mesmo uma vida mais leve e tranquila!

continue lendo
Compartilhar

Desapegar-se

Desapegar-se de algo é arejar a vida. Não se apega apenas a coisas, mas também a pessoas e situações, tornando a vítima deste apego excessivo alguém intolerante a mudanças, despreparada para lidar com algum revés ou perda ou até incapaz de sair de uma situação ruim. O desapego pode começar com atitudes práticas: doar aquelas roupas que você não usa mais, deixar de se preocupar tanto com bens materiais. Seguir revigorando sua mente para encontrar também o equilíbrio emocional, significa também desapegar-se dos pensamentos que causam ansiedade ou angústia, ou seja, aceitar que as coisas são como são, valorizar cada dia e experiência, entender que tudo passa e que não é necessário se desgastar com uma mentalidade negativa.

Ter um animal de estimação

Para os donos, eles são parte da família. E todo esse apego emocional não vem à toa. Os bichinhos aumentam nossa sensação de bem-estar, diminuem o estresse e até a pressão arterial. Seu companheirismo diminui a sensação de solidão, em especial para quem vive sozinho ou é muito tímido. Eles ainda diminuem a probabilidade de crianças pequenas desenvolverem alergias e estudos comprovam que quem tem animais de estimação vai menos ao hospital, e passa menos tempo lá. E os bichinhos são companheiros sem igual!

Beber água

Hidratação é fundamental! Na correria do dia a dia, às vezes, esquecemos de tomar aquele tão necessário gole de água. A recomendação de especialistas é tomar de 1,5 a 2 litros ao dia, já que a falta do líquido pode ressecar a pele e os cabelos, provocar cansaço, cálculos renais e problemas digestivos, e até dificultar a perda de peso. Para quem quer emagrecer, regular a água no organismo é uma boa pedida: estudos comprovam que beber um copo d´água antes das refeições aumenta a sensação de saciedade, fazendo com que você coma menos.

Caminhar

O exercício mais democrático de todos traz muitas vantagens ao nosso bem-estar do que apenas a perda de peso. Caminhar ao menos trinta minutos melhora a circulação e o funcionamento dos pulmões, ajuda a combater a osteoporose e aumenta nossa produção de insulina, beneficiando bastante quem tem diabetes. Caminhar libera endorfinas que dão a sensação de bom humor e pode ser a porta de entrada para quem quer praticar mais exercícios. Além disso, é sempre bom ter a chance de passar mais tempo ao ar livre, caminhando em algum espaço verde.

Aprender palavras novas

Aumentar o nosso vocabulário é uma atividade interessante, especialmente para quem precisa escrever em situações formais ou está aprendendo uma nova língua. Ainda que não seja esse o caso, aprender palavras novas é bom para fortalecer a memória e expandir conhecimentos. Para fazer isso, não é preciso decorar o dicionário. Basta ler bastante, de diferentes fontes: revistas, jornais, livros técnicos e de ficção e até blogs, tudo o que for relevante e interessante para você, e sempre pesquisar o significado de uma palavra desconhecida. Colocar em uso o que você aprendeu também é essencial para memorizar seu novo vocabulário.

Por mais verde no cotidiano

Ter contanto com a natureza faz bem à saúde. Nós somos, afinal, conectados a ela. E ficar próximo a flores, plantas e árvores pode aumentar nossa imunidade e nos deixar mais felizes, diminuindo a probabilidade problemas psicológicos ligados ao estresse e ansiedade. Praticar atividades ao ar livre tem ainda o benefício extra de nos colocar em contato com o sol, que nos fortalece e energiza. Além disso, se desconectar da internet e aparelhos eletrônicos ajuda a aumentar o foco e concentração. Mas se você não tem um parque perto de casa, não se preocupe, até uma pequena horta já ajuda: a visão do verde e a possibilidade de mexer com a terra já dão uma bem-vinda melhora no nosso humor.

Ver o nascer do sol

É claro que, dependendo da sua rotina, não dá para madrugar todo dia. Porém, quando possível, acordar um pouco mais cedo pode trazer inúmeros benefícios ao seu dia. Quem desperta sem pressa tem mais disposição durante o dia, pode ter alguns momentos de relaxamento enquanto a casa ainda está em silêncio - e dá para aproveitar o tempo para meditar ou fazer outra atividade que exige introspecção -, e não pular o café da manhã, refeição essencial para o bom funcionamento do organismo e que costuma ser negligenciada na correria. Além disso, o nascer do sol energiza e é um dos mais belos espetáculos da natureza.

 

Escrever

O ato de escrever é um dos melhores exercícios cognitivos que existem. Ele traz benefícios à memória e ao sono e ajuda o cérebro a se manter saudável. Escrever sobre fatos pessoais, como em um diário, incentiva o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal, você entende melhor seus sentimentos, preocupações, pensamentos e desejos, e terá sempre um registro de momentos importantes e lições aprendidas no dia a dia. E para quem escreve à mão os benefícios são ainda melhores: você fica mais concentrado, tem menos distrações e tem mais chances de escrever sentenças complexas.

Sorrir

Só é saudável de verdade quem é feliz! Não é apenas impressão, cientistas já comprovaram que o sorriso gera reações químicas no cérebro que aumentam a imunidade e que podem melhorar o funcionamento do coração e do sistema respiratório. O bom humor ainda pode aumentar nossa produtividade no trabalho, reduzir o estresse e dores leves, rejuvenescer e estimular as relações sociais, afinal, é sempre bom ficar perto de pessoas otimistas e felizes. Encontre aquilo que te faz sorrir, e viva uma vida melhor e mais saudável!

Agradecer mais

A gratidão é um sentimento poderoso que tende a trazer mais felicidade às pessoas que o sentem. Agradecer, seja a uma pessoa, a Deus ou ao Universo, nos ajuda a reconhecer as condições e eventos positivos de nossa vida. As pessoas se sentem mais felizes ao ouvirem um “Obrigado”, pois sabem que suas ações foram valorizadas. Da mesma forma, quem agradece, valoriza sua própria situação e é mais otimismo. Agradecer é um daqueles atos onde alegria gera mais alegria!

Ler mais

Como qualquer outro hábito, a leitura se fortalece com a repetição. Começar a ler um livro novo por mês é uma boa para quem não está acostumado a se perder nas páginas de uma boa história. Os benefícios da leitura são muitos: ler aumenta nossa criatividade e vocabulário, promove desenvolvimento pessoal e espanta o tédio, diminui o estresse e estimula a memória e a capacidade de concentração. Além disso, é uma excelente forma de entretenimento e acesso à novas informações.

Cozinhar algo especial

Nada como apreciar uma refeição caseira junto a quem amamos. É claro que na correria do cotidiano, às vezes a comida de todo dia pode ficar cansativa ou ser substituída por uma refeição rápida fora de casa. Porém, cozinhar é uma arte e um prazer, que relaxa e inspira. De quando em quando, dedique-se a cozinhar algo especial. Isso aproxima as pessoas, cria momentos especiais e transmite seus sentimentos de carinho a quem vai apreciar a refeição. Se você não sabe cozinhar, vale aprender e um dia surpreender a todos com um delicioso prato, cheio de aromas e sabores especiais, criado por você!

Curtir os filhos

A família é parte essencial para uma vida mais completa e saudável. Valorizar os momentos passados com os filhos, portanto, é extremamente importante. Os benefícios são muitos, tanto para os pequenos quanto para os adultos. Juntos, pais e filhos podem fortalecer a relação, brincarem, e de quebra fazerem um exercício físico, os pais podem ficar de olho na alimentação e desenvolvimento escolar e social das crianças. Tempo de qualidade com as crianças ainda diminui o estresse. Essa dica vale não só para pais e filhos, mas para todos os familiares!

Relaxar

O estresse é um dos maiores males da atualidade. Ele pode acarretar problemas de saúde como pressão alta, dores de cabeça e ansiedade, diminuir a imunidade e até agravar problemas mais sérios, como depressão. Por isso, momentos de relaxamento para tirar a mente de situações estressantes são essenciais para uma vida saudável. Atividades como yoga e meditação ajudam a relaxar o corpo e a mente. Certos mimos, como massagens, banhos com óleos aromatizantes e tirar um dia de folga também espantam o estresse. Ou até uma corrida, um banho de sol ou se permitir ficar na cama até mais tarde podem ser extremamente relaxantes e revigoram seu organismo.

Encontrar seu hobby

Nada melhor do que ocupar seu tempo livre com algo que traga prazer e leveza! Um hobby é por definição uma atividade que nos agrada sem precisar ter algum retorno em troca, mas praticar o seu traz muitos benefícios a saúde física e mental. Além de afastar a mente dos problemas, um hobby aumenta a produção de endorfinas e fortalece a imunidade, repõe as energias e coloca mente e corpo em harmonia. Seja uma atividade física ou intelectual, os hobbys trazem mais desenvolvimento pessoal e, segundo estudos, podem até aumentar a produtividade no trabalho. Seja tirar fotos, nadar, tocar um instrumento musical, andar de bicicleta ou cozinhar, reservar um tempo na agenda para praticar seu passatempo favorito vai te fazer muito mais feliz.

fechar