Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

10 cuidados que você deve ter na praia

É muito comum que, durante alguma pausa que temos em nossa rotina corrida, a gente procure um local tranquilo e gostoso para descansar. Várias vezes o destino preferido dos brasileiros se torna a praia: o sol, o mar e toda a calma que vem com esse ambiente é sempre muito bem-vindo, afinal de contas. Contudo, mesmo nesse momento de lazer, é preciso tomar alguns cuidados para que a gente não se meta em uma enrascada e acabe com mais problemas do que tranquilidade. Pensando nisso, separamos uma lista que te oferece 10 dicas para você aproveitar ao máximo esse momento tão esperado sem ter que se preocupar com nada. Confira e tenha uma experiência maravilhosa!

continue lendo
Compartilhar

Use protetor solar

Provavelmente ninguém acha prazeroso passar ou, até mesmo, ficar com o protetor solar no corpo, mas infelizmente ele é indispensável quando há exposição ao sol. Prefira os de fator de proteção a partir de 30 (independentemente do tipo e cor de pele) e retoque-o de duas em duas horas ou toda vez que sair do mar, mesmo que o produto seja à prova d’água. Bronzeador? Não tem problema usar, desde que, por baixo do óleo, passe o protetor também.

O rosto precisa de cuidados especiais. Então opte por um protetor facial e outro labial – que é aquele que parece um batom. Quanto menos se proteger, mais problemas terá durante e até mesmo depois de suas férias.

Confira 15 dicas para sobreviver ao calor do verão

De olho no sol e no relógio

Mesmo com o protetor solar, se expor nos momentos em que a radiação está mais forte pode ser um risco. Por isso, prefira aproveitar a praia antes das 10 e após as 16 horas – horários em que o sol está mais fraco –, principalmente se estiver com crianças.

Beba bastante água

No calor, perdemos mais líquido do que o normal (por meio do suor), então não deixe de levar bastante água no seu cooler. Não há problemas em beber alcoólicos, refrigerantes ou sucos industrializados, mas eles não substituem a água, pois o álcool, o açúcar e o sódio tendem a desidratar o corpo. Então não vale abrir aquela cervejinha para matar a sede, certo?

Alimentação

Uma das “graças” de ir à praia é comer coisas gostosas dos quiosques e ambulantes que passam vendendo os mais diversos alimentos – que vão de sorvete a espetinho de camarão. Entretanto vale lembrar que essas comidas são armazenadas e preparadas com refrigeração e higiene precárias, de forma improvisada – o que contribui para a contaminação por bactérias que podem acarretar sérios problemas de saúde.

Por isso recomenda-se que leve consigo lanches que não estraguem com o calor. O cooler, obviamente, perde a sua capacidade de refrigeração com o passar do dia (porque o gelo derrete), então se for levar alimentos mais sensíveis às altas temperaturas (como sanduíches com frios), consuma-os rapidamente. Se não resistir aos quiosques, fique de olho na “cara” dos alimentos e na infraestrutura do estabelecimento.

Leve óculos de sol e chapéu

Sim, o couro cabeludo também queima e sabemos que é inviável passar protetor solar na cabeça. Por isso, quando for se expor ao sol, proteja-se com um chapéu ou boné. Além disso, não esqueça de levar os óculos de sol. Franzir os olhos para conseguir enxergar na alta claridade faz com que as rugas apareçam mais rápido, além de, obviamente, não ser algo nada agradável de se fazer.

Frases de praia: cuide-se para poder aproveitar o melhor dessa energia positiva

Identifique as crianças

Para que as crianças se percam na multidão da praia, basta uma mínima distração por parte de quem está cuidando delas. Para que sejam encontradas facilmente, coloque pulseiras de identificação com o nome delas e dos responsáveis e telefone para contato. Se tiverem idade suficiente para receber instruções, oriente-as a procurar o salva-vidas, um policial ou alguém que esteja trabalhando na praia (preferencialmente em quiosques), caso se percam.

Boia? Sim!

Principalmente enquanto a criança não souber nadar, as boias e coletes são imprescindíveis. Avalie a necessidade de acompanhá-la nas idas ao mar, pois mesmo que não sejam tão pequenas, pode ser que elas não tenham muita destreza neste ambiente. Além disso, ensine-as a nadar, pelo menos o básico, para casos de emergência.

 

De olho na correnteza, nas ondas e na profundidade do mar

Algumas praias têm o mar muito calmo, então não há necessidade de grandes preocupações. Porém, outras contam com um mar mais agitado, em que a maré sobe de repente. Mas as correntezas e a profundidade (principalmente os buracos) são os maiores problemas, porque nem sempre são visíveis. Às vezes basta andar poucos centímetros para sair da segurança e entrar numa correnteza, que pode ser ainda mais perigosa caso o banhista não alcance o solo. Para evitar sufocos, fique atento(a) às sinalizações e aos avisos do salva-vidas.

Passe repelente

Ambientes naturais e calor são extremamente propícios para o aumento de insetos, então não dá para simplesmente deixar o repelente em casa. Além de causar uma desagradável coceira, picadas podem causar reações alérgicas que podem fazer com que a diversão acabe mais cedo. Além disso, não podemos nos esquecer do mosquito da dengue, que também é mais incidente nas estações de temperaturas mais elevadas.

Cachorro na praia?

É muito divertido quando nosso pet pode curtir momentos como esses conosco. E, por sorte, algumas praias permitem animais. Entretanto, nossos amigos peludos precisam dos mesmos cuidados que nós: hidratação constante, sombra, comida própria (petiscos e ração), baixa exposição ao sol e coleira com identificação.

Além da necessidade de ele estar com as vacinas, vermífugo e antipulgas em dia, é importante que leve-o ao veterinário antes para um check-up, pois a areia e o mar podem transmitir doenças para seu pet. Não se esqueça, também, de que a praia é de todos, então recolha as fezes de seu animalzinho e jogue-as em local apropriado. Além disso, é recomendável dar-lhe um banho com água doce no fim do dia.

Inspire-se com ideias de legendas para as suas melhores fotos na praia!

fechar