O que fazer nas férias
O período de descanso é perfeito para descobrir atividades e lugares. Com a cidade vazia, é bem mais fácil. Discuta o que fazer com as crianças e coloque as decisões em uma agenda. Sim, agenda! Dessa forma, dá para curtir as férias sem atropelos. Veja nossas dicas e tenha um janeiro inesquecível.
Jardinagem
Plantem feijão em um copinho descartável com algodão. O copo deve ficar em local iluminado. Regue todos os dias, mas não exagere. A raiz aparece em 3 dias e logo o feijão cresce. Quando estiver com 20 cm, tirem do algodão e coloquem no jardim. Continue regando e em poucos meses aquele feijãozinho estará grande. Atividade super divertida e ainda ensina as crianças a terem responsabilidade.
Festa do pijama
Super divertido. Contação de histórias, mímicas, jogos em grupo, trabalhos manuais (decorar pantufas ou chinelos) deixam a festa pra lá de animada. Como ninguém é de ferro, faça um intervalo para o lanche, que pode ser cachorro-quente, hamburguinho, bolo e suco. Se preferir, sirva lanches saudáveis, saladas e frutas. Tire fotos para recordar o momento.
Explore a natureza

Vá aos parques da sua cidade. Caminhe ou ande de bicicleta. A natureza faz bem ao corpo e a mente. Pesquisadores afirmam que estar em contato com a natureza fortalece o sistema imunológico. Observe a beleza das flores, das árvores e aproveite para tocá-las. Todos sairão renovados do passeio. Não se esqueçam do protetor solar!
Cinema em casa
Uma sessão de cinema é show! Faça pipoca e assista comédias com seus filhos. O trio cinema, risadas e família é um programão. E melhor ainda, é de graça. Nossas dicas: A trilogia “Shrek”, trilogia “Era do gelo”, “Up, altas aventuras”, a trilogia “Uma noite no museu” e “Alexandre e o Dia Terrível, Horrível, Espantoso e Horroroso”.
Tarde para leitura e contação de histórias

O gosto pela leitura vem de cedo. A atividade é fundamental para o desenvolvimento do repertório cultural. Procure interpretar os personagens para deixar mais divertido.
Bolhas de sabão
Brincadeira simples, porém, divertida. Um arame moldado permite fazer bolhas gigantescas. Dá até para fazer uma competição. A criançada vai se amarrar.
Feira do livro
Chame os parentes, vizinhos e colegas de escola e peça para cada um levar um livro ou gibi. Sirva lanches para os convidados.
Museus e teatros
Museus e teatros têm programação especial nas férias. Consulte os dias e horários. Há muitas opções gratuitas. Nada como adquirir conhecimento!
Cozinhar

Cozinhar aproxima as pessoas. Convide os pequenos para uma “sessão gourmet”. Existem 3 bons motivos para levar seus filhos à cozinha:
Experimentar sabores
Despertar curiosidade e independência (não serão adultos que viverão à base de macarrão instantâneo)
Ensinar a importância de uma boa refeição
Teatro

Um teatrinho estimula a criatividade. Criem um roteiro, definam os personagens e os atores. Façam fantoches com meias velhas. Dependendo da encenação, as roupas da família viram figurinos. A apresentação pode ser na sala ou no quintal.
Fazer roupas
Roupas são expressões de arte. Por que não fazê-las? Compre tintas para tecido e faça camisetas tie-dye (camisetas hippies manchadas). Depois, prepare um desfile com as peças. Crie um cenário, pense na trilha sonora, maquiagem e penteado. Será muito divertido. Quem sabe não surge um grande estilista ou uma super modelo?
Mostrar como era brincar antigamente

Fale para seus filhos como era brincar quando não tinha computador. Compre bolinhas de gude e peões e mostre como jogar. Pular corda, brincar de esconde-esconde e pega-pega são ótimas pedidas. Neste resgate, todo mundo ganha. As crianças gastam energia e a intimidade entre pais e filhos aumenta.
Tarde de jogos
Mímicas, adivinhar qual é a música e perguntas e respostas são atividades sadias, que trazem conhecimento e promovem integração entre crianças e adultos.
Piquenique

Mora em prédio? Que tal chamar as outras crianças e os pais para um piquenique? Cada pessoa leva uma coisa. Para dar tudo certo, preste atenção nessas dicas:
Lave muito bem as frutas e os vegetais
Alimentos perecíveis precisam de refrigeração. Evite abrir as embalagens a toda hora para conservá-los
Não deixe ninguém pegar nada com as mãos. Tenha guardanapos e papel toalha
Karaokê
Formem duplas, façam de conta que estão em um reality show musical... Não importa como, mas cantem! A música aproxima, emociona e ainda pode ser fonte de conhecimento. Antes de começarem o “show”, analise as letras com as crianças, caso encontrarem palavras desconhecidas, procurem o significado no dicionário.
Acampamento em casa

Improvise cabanas de lençol na sala, contem histórias, façam imitações, mímicas ou cantem. Não acendam as luzes e utilizem lanternas. O clima de união será inesquecível.
Arte com argila
É uma terapia e ao mesmo tempo uma diversão. Reservem um espaço para a atividade. A argila é geladinha, mexer com ela no verão é uma delícia. Façam vasos, cestos, bonecos e o que a criatividade permitir. Esperem as peças secarem e pintem os objetos com tinta guache.
Dias temáticos
Homenagear uma profissão, um animal, uma cor... Vistam-se de acordo com o tema. Fiquem o dia inteiro assim. Pesquisem o assunto e apresentem o que descobrirem.
Dobradura

Origami é diversão e terapia ao mesmo tempo. A brincadeira japonesa é a arte de criar animais e objetos. Que tal fazer um gato? Pegue um papel quadrado ou corte para ficar nesse formato. Faça uma marcação no meio e dobre a folha. Faça outra marcação para formar 2 triângulos. Leve as pontas para cima para fazer as orelhas. Dobre a ponta central para baixo. O gatinho está pronto. Desenhe os olhos e bigodes na parte de trás.
Pista de obstáculos
Invente um circuito. Pode ser desviar das panelas, passar embaixo da mesa, pular um paredão de almofadas, entre outras tarefas. As atividades podem ser feitas em duplas ou individualmente. Determinem um tempo e utilize cronômetro. Como prêmio, o (s) vencedor (s) podem escolher o cardápio do jantar ou escolher qual filme assistir na sessão cinema.