Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia da Advogada

Em homenagem às mulheres advogadas e em defesa da igualdade de direitos na profissão, é celebrado em dezembro o Dia da Advogada. Conheça as mulheres que fizeram história no Brasil com suas trajetórias profissionais, e celebre todas as advogadas de nosso país!

continue lendo
Compartilhar

Myrthes Campos

Nascida em Macaé, Rio de Janeiro, em 1875 mostrou desde cedo seus interesses pela lei. Em 1906 se tornou parte do Instituto do Advogados do Brasil. Em 1898 foi a primeira mulher a atuar como defensora no Tribunal do Júri.

Um pouco mais sobre Myrthes

Ingressou na Faculdade Livre de Ciências Jurídicas e Sociais na cidade do Rio de Janeiro. Myrthes atuou durante 20 anos na Jurisprudência do Tribunal de Apelação do Distrito Federal.

Mulheres no Direito

Após Myrthes Campos, foram necessários mais 55 anos para que Thereza Grisólia Tang, em 1954, tomasse posse como juíza no Brasil. E mais 46 anos até que Ellen Gracie fosse admitida no STF.

Festa do Direito

15 de dezembro é dia de festa no Direito para todas as mulheres advogadas, que superam todas as dificuldades para seguirem uma carreira fundamental para o país, trazendo uma visão feminina num meio dominado pelos homens.

Novembro de 2016

Nos dias 28 e 29 desse mês, houve a II Conferência Nacional Da Mulher Advogada do Conselho Federal da OAB, em que se discutiu sobre os direitos, desafios e conquistas da mulher advogada.

 

Mais sobre o evento

Com mais de 2.500 participantes, o evento foi marcado pelo lema citado por Eduarda Mourão, presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada: "Exercer liberdade em busca da igualdade".

Congratulações

Parabéns a todas as mulheres que se dedicam de coração a essa carreira tão importante para o nosso país, não se importando com todas as barreiras e preconceitos. O dia 15 de dezembro é especial para vocês!

Primeira OAB-SP

Maria Immaculada Xavier da Silveira foi a primeira aprovada na Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (OAB-SP), em 1932. Foi ela quem fundou o Dia das Advogadas, em 1925.

Inspirada por Myrthes

Maria Augusta Saraiva foi a primeira mulher a iniciar e concluir o curso de Direito na Faculdade de Direito do Estado de São Paulo, em 1902. Ela foi a primeira mulher a atuar no Tribunal do Júri e nomeada consultora jurídica do Estado de São Paulo.

Parabéns

Dia 15 de dezembro é o dia de homenagear todas as mulheres advogadas! Parabéns pelo seu dia! Pois elas merecem e elas reconhecem todos os dias a importância do mundo jurídico.

fechar