Dia de Martin Luther King
Importante ativista pacífico, laureado com o Nobel da Paz, Martin Luther King Jr. foi perseguido pelo FBI por representar uma ameaça com suas ideias pacifistas. Martin influenciou milhares de pessoas à desobediência civil, protestando sem violência. Responsável pelo fim da segregação racial e pela luta pelos direitos civis e econômicos, Martin batalhava também pelos direitos das mulheres e por políticas sociais que buscassem indenizar o trabalho de todas as pessoas escravizadas. Martin Luther King foi um exemplo mundial de protesto pacífico. Conheça mais sobre sua vida e entenda por que seu dia é celebrado! Uma data de combate ao racismo e de luta por direitos!
AssassinatoEm 1968, Martin Luther King foi assassinado na cidade de Memphis, por um homem que defendia a supremacia branca, James Ray, que alegava que Martin era uma ameaça para o país. Embora o assassino tenha alegado que agiu sozinho, muitos acreditam que o assassinato do ativista foi planejado pelo governo norte-americano e pelo FBI.
CopiarCompartilhar
O diaO Dia de Martin Luther King é uma data para reconhecer seu importante legado para a história dos Estados Unidos e do mundo. Importante ativista contra segregação racial, Martin é celebrado sempre na terceira segunda-feira de janeiro. Isso ocorre em virtude de uma lei norte-americana que padroniza que os feriados sejam na segunda-feira, dessa forma a data se aproxima do aniversário de Martin. Em 2020, o dia foi celebrado no dia 20/01!
CopiarCompartilhar
Você também pode gostar
Religião![]()
Filho de pastor, Martin Luther King Jr carrega o mesmo nome do pai. Teve uma educação dedicada e se formou em sociologia e teologia, além de ter conquistado um doutorado em filosofia. Além disso, Martin seguiu a mesma vocação do pai e se tornou também pastor. Graças ao seu carisma e à sua empatia, conseguia engajar e cativar pessoas por meio de sua forma de protesto não violenta.
CopiarCompartilhar
InspiraçãoMartin Luther King defendia os direitos civis e a liberdade por meio da desobediência civil e do protesto pacífico. Inspirado pelo ativismo pacífico de Mahatma Gandhi, Martin também foi influenciado por Henry David Thoreau e Nelson Mandela, fortes exemplos que consolidaram sua luta contra a segregação racial e o preconceito.
Ajude a combater o racismo com essas frases!
CopiarCompartilhar
Rosa Parks![]()
Rosa Parks foi a primeira mulher negra ativista dos EUA. Sua ação começou quando Rosa se recusou a dar seu lugar a um branco dentro de um um ônibus. Esse gesto, que culminou em sua prisão, reverberou em um protesto de boicote contra os ônibus. Com apoio de Martin Luther King, o protesto alcançou a vitória contra a segregação racial nos transportes públicos.
CopiarCompartilhar
Marcha para WashingtonA Grande Marcha para Washington, ocorrida em 1963, clamava pelos direitos civis e econômicos dos negros americanos. Foi nesta marcha, que reuniu cerca de 300 mil pessoas, brancas e negras, que o discurso “I have a dream” ("Eu tenho um sonho") foi proferido. O discurso que pedia o fim do racismo é lembrado até hoje como um símbolo de paz e esperança de respeito aos negros.
Confira mensagens contra a discriminação racial no Brasil
CopiarCompartilhar
Relacionadas
Trajetória![]()
Martin Luther King, ativista que foi movido por sua fé, liderou diversas marchas e protestos pacíficos em prol dos direitos civis. Estima-se que Martin percorreu 9,3 milhões de km em suas caminhadas ao longo de 13 anos. Nesse período, Martin realizou cerca de 2500 discursos e foi preso diversas vezes.
CopiarCompartilhar
Outros famosos que fazerm aniversário no dia 15 de janeiro
PrêmiosMartin Luther King é reconhecido internacionalmente como um ícone dos direitos civis e ativista contra o racismo. Ainda vivo, recebeu, em 1964, o Prêmio Nobel da Paz. Após seu falecimento, Martin recebeu também a Medalha Presidencial da Liberdade e a Medalha de Ouro do Congresso dos Estados Unidos, a mais alta premiação do congresso norte-americano.
Tenha orgulho de sua cor!
CopiarCompartilhar
Quem foi?![]()
Martin Luther King Jr, nascido em 15/01/1929, foi um dos mais importantes ativistas dos Estados Unidos. Lutou contra a segregação racial, contra a Guerra do Vietnã e defendeu a garantia dos direitos civis para todos. Sua forma pacífica de protestar lhe garantiu um Nobel da Paz, em 1964. O ativista é conhecido por seu discurso “I have a dream” ("Eu tenho um sonho"), realizado na Marcha para Washington por Trabalho e Liberdade.
Inspire-se com frases de Martin Luther King!
CopiarCompartilhar
Frase![]()
A famosa frase “A maior tragédia não é o estridente grito dos maus, mas o terrível silêncio dos bons” muitas vezes é usada sem o devido reconhecimento. Entre tantos outros exemplos de sabedoria, Martin Luther King proferiu essas palavras tão usadas e citadas até hoje. Seus discursos são, mesmo depois de sua morte, veículos de ideias importantes para mudanças em toda a sociedade americana.
CopiarCompartilhar
FBI![]()
Por seu posicionamento convicto contra a Guerra no Vietnam, o FBI passou a investigar e perseguir Martin Luther King. Na tentativa de prejudicar sua imagem, o órgão endossou um documento com acusações a Martin alegando adultério de sua parte e enviou a ele uma carta anônima contendo ameaças. A perseguição se deu pois o FBI acreditava que Martin recebia influência comunista, além de fazer críticas ao governo.
Reflita contra a discriminação racial!
CopiarCompartilhar