Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Dia de São Pedro Damião

São Pedro Damião foi um santo que nasceu pobre, mas que sempre se dedicou muito aos estudos. Ao entrar para a igreja, combateu o luxo e a corrupção dos cardeais. Junto ao papa Leão IX, ajudou a realizar reformas e melhorar a igreja. Em 21 de fevereiro comemora-se seu dia. Conheça mais sobre ele.

Origem

Pedro nasceu na cidade de Ravena, Itália, no ano 1007. Sua origem foi bastante modesta e sofrida. Ele chegou a ser guardador de porcos na infância. Conheceu a orfandade muito cedo. Foi criado de maneira improvisada por seus irmãos, que eram numerosos. Seu irmão mais velho, chamado Damião, acabou sendo o responsável por seus estudos.

Estudos e vocação

São Pedro Damião estudou nas cidades de Ravena, Pádua e Faenza. Depois, ensinou na cidade de Parma. Então, decidiu ingressar no convento camaldulense de Fonte Avelana, na região da Úmbria. Este local tornou-se o centro de várias atividades reformadoras iniciadas por ele. Em retribuição a seu irmão mais velho, Pedro assumiu o nome “Damião” ao receber a ordenação sacerdotal.

Vida religiosa

São Pedro Damião, aos vinte e um anos, então na Ordem Camaldulense, por seus méritos logo tornou o superior diretor. As regras da Ordem já eram duras, mas ele as tornou mais rígidas ainda. Passou a criticar severamente conventos onde não havia pobreza e sua influência se estendeu por mosteiros da Itália e da França, entre eles Montecassino e Cluny, que passaram a seguir seus conceitos. Com seu reformismo, trabalhou incansavelmente para devolver à vida religiosa seu sentido de consagração total a Deus, na austeridade da solidão e da penitência.

Seu modo de vida simples

São Pedro Damião era um sacerdote contemplativo, de vida simples, adepto à vida monástica e, desse modo singular, atacava o luxo dos cardeais. Citava os apóstolos Pedro e Paulo como exemplos, pois percorreram o mundo para evangelizar, sendo magros e andando descalços, ou seja, para levar a Palavra de Deus, era necessário sobretudo se despojar dos apegos materiais. Foi desse modo que solidificou a austeridade religiosa e como viveu toda sua existência terrena.

Corrupção até na igreja

Seu trabalho não parou aí. Havia, na época, a venda de títulos, funções e cargos da Igreja, como se fazia com os títulos feudais. A essa troca de favores se deu o nome de simonia clerical. O ato de comprar ou vender benesses espirituais era antigo e esse nome deriva de Simão, o Mago, que procurou comprar dos Apóstolos graças espirituais. Dessa forma, cargos da Igreja acabavam ocupados por pessoas despreparadas e indignas que se rebelavam contra a disciplina exigida deles, principalmente com relação ao celibato.

Ajudou a acabar com a venda de cargos

A Igreja, assim dilacerada, vitimada pelas discórdias e cismas, tinha necessidade de homens cultos e austeros como padre Pedro Damião. Por isso, ele foi chamado à Santa Se para auxiliar nesses combates. Esteve ao lado de seis papas, como viajante da paz, e em particular colaborou com o cardeal Hildebrando, o grande reformador que se tornou o Papa Gregório VII.

Cardeal

São Pedro Damião realizou várias peregrinações a Milão, à Alemanha e à França. Depois disso, foi nomeado cardeal e enviado à diocese de Óstia. Lá, realizou um fecundo apostolado e escreveu bastante. Graças à sua ajuda, a Igreja foi melhorando de situação. Já idoso, foi enviado à cidade de Ravena para solucionar uma questão sobre um anti-papa.

Jus à vida que levou

A fama de sua santidade em vida se cristalizou junto aos fiéis, que então passaram a venerá-lo como santo. No ano 1828, ele foi canonizado pelo papa Leão XII. Na ocasião, o Papa declarou São Pedro Damião doutor da Igreja, por causa de seus inúmeros escritos de teologia e pela incansável e eficaz atuação em favor da unidade da Igreja Católica. Seus escritos, após a sua morte, prosseguiram doutrinando religiosos importantes.

Conheça outros importantes fatos históricos ocorridos em fevereiro

Morte

São Pedro Damião morreu no dia 21 de fevereiro de 1072, na cidade italiana de Faenza, quando voltava de uma missão de paz.

Obras de São Pedro Damião

1-Sua obra mais famosa é a "De Divina Omnipotentia", uma longa carta na qual ele discute o poder de Deus;

2-No curto "Dominus vobiscum" ("O Senhor é convosco"), Damião questiona se um eremita rezando solitário deve usar o plural e conclui que sim, uma vez que ele está ligado à toda Igreja por sua fé e amizade.

3-"Vida de Romualdo" e o tratado "Ordem Eremítica": obras que demonstram seu compromisso contínuo com a solidão e um severo ascetismo como a forma mais elevada da vida cristã.

4-Ele era particularmente devoto da Virgem Maria e escreveu um "Officium Beatae Virginis".

5-"Liber Gomorrhianus" ("Livro de Gomorra") sobre os vícios do clero, incluindo o abuso sexual de menores e os esforços da hierarquia eclesiástica para escondê-los.

6-"Liber Gratissimus", sobre a validade das ordenações realizadas pelo clero simoníaco (ou seja, por pessoas que compraram seus cargos).