Quer aprofundar seus conhecimentos históricos e ainda por cima fortalecer sua fé? Venha descobrir a história de São Leandro, uma das grandes figuras do cristianismo! Afinal, no dia 27 de fevereiro é comemorado o seu dia, então esteja preparado para saber tudo sobre ele!
O Dia de São Leandro é comemorado no dia 27 de fevereiro pela Igreja Católica. Esse dia homenageia uma figura que teve grande destaque na Espanha: Leandro de Sevilha.
São Leandro foi um clérigo católico e arcebispo de Sevilha, na Espanha. Ele nasceu em Cartagena por volta de 520, no seio de uma família cristã. Seus três irmãos, Isidoro, Fulgêncio e Florentina, também foram canonizados pela Igreja.
Desde o início
Desde a adolescência São Leandro se destacava por ser uma pessoa de grande cultura. Ele passou a ser ainda mais conhecido quando entrou para a Ordem de São Bento, em Hispalis, na Espanha. O destaque era tanto que, quando o bispo de Sevilha morreu, Leandro foi sagrado bispo e foi muito bem-aceito tanto pelo clero quanto pelo povo da cidade.
Guerra contra os hereges
Ao se tornar bispo, Leandro precisou enfrentar governantes que queriam destruí-lo. Essas pessoas poderosas estavam atrás dele pois, por meio da amizade, o santo conseguiu que Hermenegildo, primeiro filho do rei Leovigildo, se convertesse ao cristianismo. Porém, toda essa conversão do príncipe significou depois a conversão de todo o reino, incluindo também muitos pagãos. A transformação em si fez com que os hereges arianos ficassem furiosos e tivessem vontade de matar Leandro, que escapou da morte por conta da Providência Divina.
Apesar dos hereges não conseguirem matar Leandro de Sevilha, eles conseguiram que o santo fosse exilado e ao mesmo tempo influenciaram na condenação de morte do príncipe Hermenegildo. Porém, mesmo longe, São Leandro conseguiu por meio de artigos e cartas orientar o povo sobre o cristianismo e sobre como enfrentar os arianos.
A volta
Depois da morte de Hermenegildo, muitas graças começaram a acontecer na vida das pessoas que visitavam o túmulo do então príncipe martirizado. O pai, Leovigildo, acabou se arrependendo do que fez e mandou repatriar Leandro. Em seguida, entregou a ele a educação religiosa de seu segundo filho, Recaredo.
Grandes atos
Uma das principais ações de Leandro de Sevilha foi a presidência do Terceiro Concílio de Toledo, em 589 d.C, onde ele conseguiu converter o Reino de Visigodo ao catolicismo. Pelo trabalho de evangelização, ele ficou conhecido na história como “Apóstolo dos Godos”.
“Novos povos nasceram de repente para a Igreja. Regozija-te, santa Igreja de Deus! Sabendo quão doce é a caridade e quão agradável a unidade, tu não pregas senão a aliança das nações, não suspiras senão pela unidade dos povos. O orgulho dividiu as raças com a diversidade das línguas; é preciso que a caridade as volte a unir. [...] Alegra-te e regozija-te Igreja de Deus, que formas um só corpo com Cristo; veste-te de fortaleza, enche-te de júbilo, porque cessaram tuas lágrimas, lograste teus desejos, depuseste tuas vestes de luto; entre gemidos e orações, concebeste, e, depois dos gelos, as chuvas e as neves, contemplas a doce primavera dos campos, cheios de flores e pendentes dos ramos da videira. [...] Gemíamos quando nos oprimiam, mas aqueles gemidos são agora nossa coroa”.
Oração de São Leandro
“Senhor, nós vos agradecemos pela vida dos santos que tanto nos enriquece e inspira em nossa jornada espiritual. Agradecemos por São Leandro e a ele pedimos intercessão para que seja afastada de nós toda a omissão em relação ao nosso próprio crescimento espiritual, ao zelo com os ensinamentos cristãos, na formação religiosa daqueles que nos confiastes. Pedimos-vos a graça da perseverança em seus mandamentos, para que através do nosso testemunho de vida possamos ser guias para os que ainda não vos conhecem. São Leandro rogai por nós. São José rogai por nós. Maria, Sede da Sabedoria, rogai por nós. Que Assim Seja”.
São Leandro, eu te peço: proteja a minha família, os meus amigos e as pessoas que fazem parte da minha vida. Abençoe cada um deles, trazendo luz e amor!
Obrigado, São Leandro, por toda benção e proteção que o senhor já me concedeu!
Zelo
Nos momentos mais difíceis ou nas graças alcançadas, o senhor sempre esteve ali. Gratidão, São Leandro, por cuidar tão bem de mim e por zelar tanto pelo meu coração.
Cuidado
Livra-me do mal olhado, dos maus pensamentos e daqueles de má fé.
Limpe meu coração e a energia que acumulo ao longo dos dias.
Cubra-me de amor, esperança e de virtudes inabaláveis.
Cuide de mim, São Leandro!
Amém.