Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up
Homem esticando a mão para rejeitar copo com uísque.

Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo

Sabe-se que o alcoolismo é uma doença, mas que pode ser controlada e superada com os tratamentos adequados e muita força de vontade. O consumo excessivo de álcool pode gerar diversas doenças, principalmente no estômago e no fígado, mas também em sintomas psicológicos. O alcoolismo afeta diretamente não só quem bebe, mas também as pessoas que convivem com essa pessoa. O convívio profissional e familiar pode ser atingido e essa é uma das maiores dificuldades dessa doença.Para divulgar a conscientização sobre este assunto, existe o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo. Quer saber mais sobre? Então vamos lá!

Ouça a playlist

Lidar com o alcoolismo não é nada fácil, seja ele um problema próprio ou de alguém com quem convivemos. Reflita com essa seleção de músicas e tenha paciência, que a sobriedade chegará!

Fevereiro

Você sabia que fevereiro é o mês de combate ao alcoolismo? Por isso, durante todo esse período, diversas campanhas são feitas para prevenir essa doença e, no dia 18, inicia-se a Semana Nacional de Combate ao alcoolismo! Vamos lutar juntos por essa causa?

Falta de caráter?

Homem com a cabeça deitada em uma escrivaninha de madeira. Seu braço esquerdo está esticado até sua mão sair da escrivaninha, enquanto sua mão direita segura uma garrafa de vidro vazia, apoiada na escrivaninha.

Por muito tempo, acreditou-se que o alcoolismo acontecia devido à falta de caráter das pessoas. O mundo evoluiu, felizmente, e hoje nós já sabemos que isso, na verdade, é uma doença! Então, ao invés de julgar quem sofre com isso, devemos sempre estender a mão e tentar ajudá-los, não só hoje, no dia nacional de combate ao alcoolismo, mas sempre!

Prevenção

Melhor do que combater uma doença, é nunca ter que lidar com ela, certo? Por isso, nesse dia do combate ao alcoolismo, além de ajudar as pessoas que sofrem com essa doença, devemos também explanar as consequências desses vícios às pessoas. Assim, podemos evitar que um jovem entre nesse mundo, por exemplo!

Não desista

Mulher olhando de lado para taça com vinho na mão de outra pessoa.

"Nunca desista de seus objetivos, mesmo que eles pareçam impossíveis. A próxima tentativa pode ser a vitoriosa!" Essa frase, dita por Albert Einstein, também pode ser aplicada ao dia do combate ao alcoolismo. Sabe por quê? Porque uma recaída não significa que você está perdido e não pode vencer essa doença!

Frases para não desistir dos seus objetivos

Você merece!

Você é, muito provavelmente, uma das pessoas mais especiais da minha vida. Sempre amorosa e sempre feliz, você sempre me ensinou muitas coisas... e uma delas foi a ser forte! Eu sei que você lutou e continua lutando contra o seu vício e, hoje, nesse dia tão marcante que é o combate ao alcoolismo, eu gostaria de te parabenizar e dizer que você merece tudo de bom na sua vida!

Orgulhosa de você

Homem jovem e homem maduro se abraçando.

Eu não poderia estar mais orgulhosa da pessoa que você é! Contra tudo e contra todos, você venceu o alcoolismo e, hoje, é um exemplo para todos nós! Eu sei que hoje, o dia do combate ao alcoolismo, é uma data especial para você, que explana não só a sua luta, mas a de todas as pessoas com essa doença. Por isso, gostaria de dizer o quanto eu te amo!

Leia também: Dia do Alcoólico Recuperado

Continue lutando

É normal ter recaídas. É normal que você sinta muita vontade de tomar bebidas alcoólicas. É normal que, por isso, você fique com raiva ou triste. E está tudo bem! O importante é sempre continuar lutando, não só no dia do combate ao alcoolismo, mas sempre. Eu sei que você pode vencer! Então, não desista!

Malefícios

Homem com as mãos em sua cabeça e os olhos fechados, em frente de uma garrafa de whisky em cima

O alcoolismo traz diversas desvantagens para a vida não só dos próprios alcoólatras, mas também de seus familiares. Não é difícil conviver com essa doença e, por isso, nesse dia do alcoolismo, eu gostaria de parabenizar todos os lutadores que lutam contra esse mal!

Jovens

Atualmente, um número muito grande de jovens busca refúgio no álcool. Isso acontece por diversos motivos e, na maioria das vezes, resulta em situações muito tristes e até mesmo no alcoolismo. Por isso, o dia do combate ao alcoolismo também trata de questões como essas! Então, converse com o seu filho!

Doenças

Homem vestindo moletom com capuz e bermuda, sentado na sarjeta, segurando uma garrafa de cerveja.

O uso constante de álcool pode causar diversas doenças e até mesmo levar a morte. Por isso, conscientize-se! O dia do combate ao alcoolismo existe justamente para levar maior conhecimento às pessoas e trazer maior visibilidade a essa causa!

Família

Pessoas queridas e familiares são muito bem-vindos durante todo o tratamento de alcoolismo, você sabia disso? Segundo profissionais que atuam no dia do combate ao alcoolismo, a presença desses indivíduos proporcionam maior determinação aos alcóolatras, o que aumenta as chances de sucesso de sua reabilitação!

Aproveite essas dicas para uma vida mais saudável

Sintomas

Duas pessoas de mãos dadas com a luz do sol ao fundo.

Antes de tratar uma doença, devemos reconhecer os seus sintomas e diagnosticá-la. Por isso, no dia do combate ao alcoolismo, nós ressaltamos quais são os principais sinais dados por um alcoólatra: sentir-se culpado ou envergonhado sobre o consumo de bebidas; mentir para os outros ou esconder os seus hábitos de consumo de álcool; ter amigos ou membros da família que estejam preocupados com o seu consumo; ter necessidade de beber, a fim de relaxar ou se sentir melhor; esquecer tudo o que fez enquanto estava bebendo; regularmente beber mais do que se pretende. Se você se vê nessa situação, procure ajuda!

Um dia de cada vez

Um dos melhores ensinamentos de minha vida dizia para eu viver um dia de cada vez. Sem se preocupar com o futuro, prestando atenção apenas no presente. E isso me ajudou a vencer o meu vício! Hoje, nesse dia do combate ao alcoolismo, é esse conselho que eu dou para todas as pessoas que sofrem com essa doença!

Acredite que a dor virará vitória!

Reconhecimento

Homem tomando suco em copo de plastico e canudo.

O primeiro passo para começar o seu tratamento é admitir que você tem um problema. Por isso, está tudo bem dizer que você é um alcóolatra. Isso é uma doença e não há vergonha nenhuma nisso! Então, nesse dia do combate ao alcoolismo, conscientize-se e procure tratamento. Você pode vencer essa doença!