Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia de São Ricardo - Padroeiro da Família

Em 07/02, é celebrado o Dia de São Ricardo e sua vida de devoção a Deus e à família! A vida de São Ricardo é um verdadeiro exemplo de que é possível conciliar a vocação familiar com a vocação cristã e exercer, dentro da família e do matrimônio, a santidade. São Ricardo evangelizou e educou seus filhos no caminho da palavra de Deus, e eles seguiram juntos uma vida de fé e devoção. Após a morte do pai, os filhos seguiram seu legado e exerceram sua santidade, propagando fé e operando milagres. Convidamos você a conhecer mais da vida de São Ricardo, orar e celebrar a família. Que nos inspiremos a ser pais iluminados e amorosos.

continue lendo
Compartilhar

Padroeiro dos pais de família

Imagem de São Ricardo com uma coroa, e segurando uma espada em sua mão esquerda.

Dia 07/02, celebramos o Dia de São Ricardo, também conhecido como Ricardo, o peregrino, ou Ricardo de Wessex. Pai de três filhos que também se tornaram santos (Willibald, Winnibald e Walpurga), é conhecido como o padroeiro dos pais de família, por ter incentivado a família na fé e na peregrinação até a Terra Santa.

Imagem

A imagem de São Ricardo, celebrado no dia 07/02, é representada juntamente como a Mãe Santíssima e seus três filhos. Atualmente, na Catedral de Eichstätt, na Alemanha, encontra-se a mais famosa representação do santo. Nessa igreja, seu filho, São Willibald, foi consagrado Bispo.

Conheça os santos mais famosos do Brasil

Orientação e conselhos

Imagem de São Ricardo usando uma coroa, capa vermelha e com as mãos abertas e estendidas para a frente.

Embora as afirmações sobre São Ricardo ter sido rei não sejam comprovadas, o santo era comprovadamente uma pessoa importante dentro da nobreza de Wessex e era conhecido por sua capacidade de dialogar e promover a paz. Dedicado a Deus, São Ricardo evangelizou seus filhos para que vivessem a santidade assim como ele. No dia 07/02, rogamos a São Ricardo pela proteção da família.

Oração a São Ricardo

No dia 07/02, vamos pedir ao padroeiro dos pais de família que proteja e interceda por nossas famílias e filhos:

"São Ricardo, vós que soubestes com tanto a amor e responsabilidade encaminhar vossos filhos pela senda da virtude da santidade com vossas palavras, ensinamentos e exemplos de vida, intercedei, junto a Deus, para que as crianças e jovens possam obter, por vossa graça, pais com esse mesmo amor pelas almas de seus filhos, pois a única e maior herança que podemos dar a eles é o caminho que os conduza aos Céus. Por Cristo Nosso Senhor. Amém!”

Emocione-se com essas imagens de santos

Ficção?

Vitral de São Ricardo na igreja St Ricarius Church, em West Yorkshire, Inglaterra.

Alguns estudiosos questionam a real existência de São Ricardo, celebrado no dia 07/02, pois alguns registros divergem nas informações, principalmente sobre ter sido rei da Inglaterra no século VIII. Acredita-se que São Ricardo foi, na verdade, senhor de um feudo que morreu no trajeto de sua peregrinação à Terra Santa, tendo sido enterrado na cidade de Lucca, na Itália.

Milagres

Após sua morte na Itália, São Ricardo foi enterrado na igreja de São Frediano, na cidade de Lucca. A basílica, fundada no século VI, passou a ser visitada por diversos romeiros e turistas após os milagres operados em nome do santo. Dia 07/02, pessoas de todo mundo visitam a basílica e celebram o Dia de São Ricardo.

Relembre essas frases de santos

Peregrinação

Imagem de São Ricardo andando em um cavalo branco.

Apesar de sua dedicada fé, São Ricardo também tinha uma grande vocação para a família e foi um exemplo de pai para seus três filhos, que, assim como ele, se tornaram santos. Quando sua filha Walpurga tinha 11 anos, São Ricardo a deixou sob os cuidados da Abadessa de Wimborne e partiu com seus dois filhos para peregrinação. Após um curto período na França, partiu para Itália, onde faleceu. No dia 07/02, celebramos São Ricardo e sua devoção a Deus e à família.

 

Motivação

O que motivou a peregrinação de São Ricardo e seus filhos foram os estudos sacerdotais. Após viver em um mosteiro, decidiram visitar as relíquias de São Pedro e São Paulo antes de seguir para a Terra Santa. Seus filhos se tornaram santos e operavam milagres em seu nome. Willibald tornou-se Bispo em Eichstätt, e Winebald e Walberga, abades em Heidenheim. No dia 07/02, celebramos São Ricardo, padroeiro dos pais de família.

Veja mais sobre santos

Inspiração

Imagem de São Ricardo usando uma coroa, capa vermelha, segurando uma cruz com sua mão direita e uma espada com sua mão esquerda.

No dia 07/02, vamos celebrar São Ricardo e seu legado deixado para nós. Que seu exemplo como pai, que criou os filhos com amor dentro da fé cristã, nos inspire a sermos melhores pais e educarmos nossos filhos no caminho da luz e do amor de Cristo.

Documentação

Dentro dos registros de mártires da Igreja, São Ricardo encontra-se como "Sanctus Richardus rex Anglorum", e há também um documento chamado Hodoeporicon, que sua sobrinha, a freira Hygeburg, escreveu sobre sua peregrinação. Ainda que haja divergências sobre São Ricardo ter sido rei, sua existência e seus milagres são comprovados. No dia 0702, celebramos com fé e devoção São Ricardo e sua intercessão pelas famílias.

Na mesma data: conheça o Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas

fechar