O Dia Nacional da Mamografia tem como intuito conscientizar todas às mulheres sobre a importância da realização do exame da mamografia e o quanto isso é essencial para prevenir o câncer de mama. É um assunto que deve ser levantado constantemente, pois cada vez mais que as pessoas entenderem a causa, incentivando e se prevenindo, o número de casos desta doença cairá bastante. O diagnóstico quando feito no estágio inicial, aumenta e muito as chances de cura, que por sua vez mostra ainda mais a importância em fazer este exame. Não deixe para depois, é a sua saúde que está em jogo. Confira nossas mensagens e conheça mais sobre o tema.
Você sabia?
Você sabia que dia 5 de fevereiro é o Dia Nacional da Mamografia? A data tem como objetivo sensibilizar às mulheres sobre a importância de realizar o exame para detectar, de forma precoce, o câncer de mama. Assim, como forma de conscientização, incentive às mulheres a fazerem o exame e a estarem sempre em cuidado com seus corpos! Saúde é tudo!
Fique atenta!
O câncer de mama, é uma das causas que matam mais mulheres no Brasil, por isso, como forma de conscientização desde 2013, o dia 5 de fevereiro foi denominado como o Dia Nacional da Mamografia. O exame deve ser feito por todas as mulheres, sem exceção, e caso você tenha caso entre os familiares, avise seu médico e se informe quanto antes das medidas a serem tomadas!
Como forma de conscientização, todas às mulheres DEVEM saber que a mamografia deve fazer parte da rotina anual da mulher, pois uma só visita ao posto de saúde inclui todos os procedimentos planejados para passar por mais uma fase da vida de forma feliz, sem preocupações e saudável! Dia 5 de fevereiro, Dia Nacional da Mamografia!
Dicas para se preparar para o exame de Mamografia
O diagnóstico precoce
O Dia Nacional da Mamografia é celebrado no dia 5 de fevereiro com o intuito de reforçar a importância do exame que identifica o câncer de mama! Essa doença afeta, em média, 57 mil mulheres por ano, mas é um tumor curável em até 98% dos casos se descoberto em sua fase inicial por meio das mamografias, além do diagnóstico precoce evitar à retirada do seio!
Existe um grande debate sobre a partir de que idade as mulheres devem começar à realizar o exame de mamografia. O Ministério da Saúde recomenda que ele seja feito entre os 50 e 69 anos, ou até mesmo antes caso haja casos na família. Em alguns países internacionais, a recomendação começa a partir de idades entre 35 e 40 anos! Dia 5 de fevereiro, Dia Nacional da Mamografia!
Um benefício
O Dia Nacional da Mamografia é em 5 de fevereiro, e todos precisam saber que o exame não tem radiação suficiente para causar danos ao corpo das mulheres, pelo contrário, pois o benefício da detecção precoce é muito maior! Mulheres sejam conscientes e responsáveis, realizem os exames. Aos homens, incentivem às mulheres do seu dia a dia a realizarem o exame!
Como forma de informar as milhares de mulheres do nosso país, os médicos recomendam que, no dia da realização da mamografia, as pacientes não usem cremes, talcos ou desodorantes na região das mamas e axilas. Além disso, elas devem levar também o exame anterior para uma comparação e avaliação médica! Dia 5 de fevereiro, Dia Nacional da Mamografia!
A responsabilidade de um dia
Para muitos, o dia 5 de fevereiro é um dia comum, mas ele carrega um objetivo e uma responsabilidade muito grande, é o Dia Nacional da Mamografia! Exame que detecta o câncer de mama e auxilia em um tratamento precoce! O procedimento pode causar dor, na maioria das mulheres, porque o aparelho utilizado comprime as mamas e recomenda-se que as mulheres não façam o exame em seu período pré-menstrual.
O Dia Nacional da Mamografia, 5 de fevereiro, tem como dever comunicar sobre a importância e os benefícios da realização do exame, mas também, tem poder de divulgar dicas para a prevenção do câncer de mama. Vejamos como exemplo: o controle da sua alimentação, a prática de atividades físicas, não fumar e não consumir bebidas alcoólicas em excesso!
Saiba a diferença
Você sabe a diferença entre a mamografia e a ultrassom das mamas? Segundo especialistas, a mamografia é um método de Raio-X que oferece maior possibilidade de detecção de lesões na região, já a ultrassom não tem irradiação com ionizante,e só complementa a mamografia em determinados casos, diferenciando os tipos de nódulos, por exemplo. Dia 5 de fevereiro, Dia Nacional da Mamografia!
Muitos não sabem o porque as mamas passam por uma compressão na hora de realizar o exame de mamografia, pois bem, essa compressão é necessária porque primeiro que melhora a qualidade da imagem, e segundo permite que todos os tecidos fiquem totalmente visíveis e o diagnóstico seja dado sem dúvidas! Dia 5 de fevereiro, Dia Nacional da Mamografia!