Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Dia de São Pedro Donders

Você conhece a história de São Pedro Donders? Comemorado em 12 de janeiro, o dia deste santo é a data ideal para saber mais sobre quem foi ele, conhecer sua trajetória e conferir belas orações para se inspirar e aumentar sua fé. Confira aqui tudo que você precisa saber!

Origem

Pedro Donders nasceu em 27 de outubro de 1809, em um povoado que fica no sul da Holanda. Muito cedo perdeu a mãe e precisou abandonar os estudos para trabalhar com o pai, que já era idoso. Por conta da pouca saúde e da vocação para o sacerdócio, não prestou o serviço militar.

Leia também: Os santos religiosos mais famosos do Brasil
Copiar
Compartilhar
Rejeição

Mesmo tendo vocação para o sacerdócio, Pedro Donders foi proibido de seguir essa vida devido à pouca capacidade intelectual e pela pobreza. Sendo rejeitado pelos Franciscanos, Jesuítas e Redentoristas, recebeu ajuda do seu pároco, até que o receberam em um seminário diocesano. Porém, mesmo sendo recebido, foi tratado mais como empregado do que como noviço.


Copiar
Compartilhar
Coragem

Quando Pedro Donders já estava no seminário, o local recebeu a visita do Prefeito Apostólico do Suriname. A autoridade estava em busca de ajuda, pois sua terra passava por uma situação difícil. Por já ter interesse pelas missões, Pedro foi o único que se ofereceu para participar.


Copiar
Compartilhar
Padre

Pedro Donders recebeu a ordenação sacerdotal em 1841, tornando-se padre. Os 14 anos seguintes dedicou à formação de catequistas, de crianças e à visitas aos escravos nas fazendas holandesas. Nos encontros com os escravos, tentava ajudá-los e ensiná-los tanto religiosa quanto moralmente. A rotina de Donders começava logo cedo com a celebração da Santa Missa. Em seguida, entregava-se à oração e só então saía para visitar as pessoas e famílias.


Copiar
Compartilhar
Você também pode gostar

Descubra a data comemorativa de todos os santos acessando nosso calendário

Leprosos

Em 1856, Pedro Donders recebeu o encargo da Pastoral dos Enfermos e começou a se dedicar especialmente aos leprosos de Batávia, local próprio para eles. Na época, havia cerca de 400 doentes, entre homens e mulheres. Pedro ficou quase trinta anos à disposição deles e fazia de tudo, ajudando principalmente os doentes terminais. Ele dava a eles o que comer, o que beber e dava até banho. Diziam que ele via o que ninguém queria ver: um corpo em decomposição, porém, vivo.


Copiar
Compartilhar
Redentor

Em 1865, chegaram no Suriname novos Missionários Redentoristas. Eles iam dar continuidade ao serviço de evangelização e, assim, Pedro Donders e os outros dois sacerdotes poderiam voltar para a Holanda. Mas quem disse que ele voltou? Diferente de seus companheiros, permaneceu e entrou para a Congregação do Santíssimo Redentor. Em 1867, professou os votos perpétuos.


Copiar
Compartilhar
 
Morte

Pedro Donders fez a última visita aos leprosos em 1886. Atendeu a todas as confissões, celebrou a missa e deu a eles a Santa Eucaristia. Pouco depois, em 14 de janeiro de 1887, uma doença nos rins causou a sua morte. É por esse motivo que o Dia de São Pedro Donders é comemorado nessa data.


Copiar
Compartilhar
Oração

“Deus Pai de amor, Vós que fizestes de Pedro Donders, rejeitado por muitos nesta vida, um bem-aventurado, ensina-nos a amar o próximo incondicionalmente, sem fazer distinção, principalmente da capacidade de cada um. Ensina-nos a sermos humildades no serviço ao Reino e ao próximo. Ensina-nos, também, a sermos pacientes com os irmãos e com nós mesmos, para alcançarmos o que o Senhor tem preparado para nós. Finalmente, por intercessão do bem-aventurado Pedro Donders, conceda-nos uma vida na santidade para alcançarmos a eternidade junto a Ti. Amém.”

Você também pode gostar: Reflexões religiosas
Copiar
Compartilhar
Agradecer

São Pedro Donders, obrigada por cuidar de mim e por preencher meu coração quando não tenho mais forças. Obrigada por me guiar todos os dias pelo melhor caminho, por me mostrar que a humildade vale a pena e que amar os outros como a si mesmo é o verdadeiro sentido do amor.


Copiar
Compartilhar
Sempre aqui

Você me ensinou sobre humildade, me fortaleceu quando fraquejei, me reergueu quando tropecei e me mostrou a importância da compaixão! Gratidão, São Pedro Donders, por cuidar tão bem de mim.


Copiar
Compartilhar
Proteção e bênçãos

São Pedro Donders, nesse dia 14 de janeiro, quero pedir proteção a mim e a toda a minha família. Que o Senhor esteja sempre ao nosso lado, nos cobrindo com a sua bênção e com o seu cuidado. Ilumine nosso caminho e faça de nós pessoas de luz assim como você foi em vida. Amém.

Mensagens de fé e proteção
Copiar
Compartilhar
14 de janeiro

Que neste dia, 14 de janeiro, você nos abrace com a sua luz, São Pedro Donders. Que você nos mostre o verdadeiro caminho da compaixão, nos ajudando a vestir as sandálias da humildade e aprendendo mais sobre o amor!


Copiar
Compartilhar
Todos os dias

Assim como todas as noites, hoje eu te peço: proteja e ilumine a mim, a minha família e aos meus amigos, São Pedro Donders. Esteja ao nosso lado e nos conceda parte da sua força e amor. Amém.


Copiar
Compartilhar
fechar