O trabalho escravo é crime, mas ainda afeta a vida de inúmeras pessoas ao redor do mundo. Por isso é preciso a compreensão totalitária de que a usurpação da dignidade e a submissão de indivíduos a condições de trabalho deploráveis precisam ser extintas por completo, por isso é que comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo.
Leia frases sobre a maior crueldade do ser humano
Hoje se comemora o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, uma data para reconhecer e fortalecer o compromisso com o final da escravidão, considerando a importância da justiça e da dignidade dos seres humanos em relação à vida e a condições trabalhistas.
A escravidão é um tema muito discutido, não só trazendo contextos históricos para fins acadêmicos e políticos, mas também diante do reconhecimento de que ela ainda existe em alguns lugares do mundo, então precisa ser combatida. Por causa disso, hoje, no Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, essa questão é reforçada.
13 de maio: celebre a data da abolição da escravatura no Brasil
Uma pessoa vive em condição de escravidão quando tem seus direitos violados e sua dignidade extinta. Na sociedade contemporânea, o capitalismo desenfreado ainda submete muitas pessoas a essa terrível realidade. Assim sendo, o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo existe para firmar a importância desse tema.
A escravidão contemporânea decorrente do capitalismo, além das altas demandas de produção por gastos pequenos e atrativos, destrói a vida de inúmeras pessoas ao redor do mundo. Por isso é que o dia de hoje ficou conhecido como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo.
Descubra o Dia da Lei do Ventre Livre
Falar sobre trabalho escravo é reconhecer o contexto da escravidão, que não pode ser reparado historicamente, mas pode ser extinto por meio da mudança de atitude. Além disso, falar sobre esse tema é reconhecer que ele ainda acontece no século XXI, então precisa ser combatido. Por isso é que hoje é o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo.
Hoje é o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, um dia para revermos esse contexto destrutivo, que acaba com a vida de tantas pessoas, inclusive crianças, que são submetidas a condições terríveis de trabalho e tortura. É preciso consciência emancipada sobre o tema e cada vez mais políticas públicas para que o mesmo seja extinto.
Emocione-se com o trabalho de Cruz e Sousa, o poeta filho de negros alforriados
Jornadas exaustivas de trabalho, péssimas condições trabalhistas, direitos negados, obrigações de trabalhos forçados e vivências degradantes marcam a vida das pessoas que ainda são escravizadas no Brasil e no mundo. Por isso é que hoje é um dia para afirmar essa condição, a fim de combatê-la, com o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo.
Aprofunde-se nos poemas de Castro Alves, o Poeta dos Escravos
O trabalho escravo é a exploração de uma vida, então rouba suas expressões, opiniões, vontades e forças. Essa ainda é a realidade de muitas pessoas, por isso deve ser divulgada e solucionada. Hoje, no Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, essa situação é exposta, jogando luz sobre esse assunto!
O trabalho escravo é uma violação seríssima aos direitos humanos de um cidadão, que acaba por exercer uma função trabalhista totalmente desprovida de recursos e condições mínimas de serviço. Por isso é que, hoje, no Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, essa situação é reforçada mediante a importância do combate a ela!
Conheça também o Dia da Abolição da Escravidão dos Índios
Hoje é Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. O trabalho escravo ainda é uma realidade diante de um conjunto de irregularidades que colocam uma pessoa em situação de risco no ambiente de trabalho, tanto psicológica quanto fisicamente, explorando-a em todos os sentidos, retirando seus direitos.