As únicas limitações que temos são aquelas que impomos a nós mesmos, então, não se limite, nunca pense que algo é o suficiente, vá além, obtenha mais conhecimento, ultrapasse os limites que criou para si mesmo, expanda seus horizontes.
Tenha como meta aprender uma coisa nova por dia. Pode ser como preparar um alimento, uma frase em outra língua, qualquer coisa, apenas busque adquirir novos conhecimentos sempre, isso só vai te fazer bem.
Não tenha opiniões plenas e imutáveis, deixe-se aberto para ouvir outros pontos de vista e conhecer mais sobre o objeto de sua opinião. Não há problema em mudar a forma como você pensa. Lembre-se que não precisa estar sempre certo.
Mantenha-se atento às notícias, reserve algum tempo de seu dia para ler ou ver um jornal, é muito bom manter-se informado, ser uma pessoa atualizada e ciente do mundo que vive. Os smartphones nos permitem acessar informações de qualquer lugar, então, sem desculpas!
Ouça verdadeiramente o que as pessoas têm a te dizer. Conhecer gente nova e até mesmo conversar com os conhecidos pode te trazer novos conhecimentos e uma nova visão sobre determinado assunto. Todos têm alguma coisa a falar que pode acrescentar algo em nossa vida.
Se você tentar resolver um problema com a cabeça quente, provavelmente não chegará a conclusão alguma. Acalme-se primeiro e, então, reserve um tempo para refletir, identifique a raiz do problema e pense em mais de uma forma de resolvê-lo, faça uma lista de opções e tente todas elas até resolver.
Não critique aquilo que você desconhece, não julgue uma coisa ou, principalmente, alguém, antes de conhecer verdadeiramente. Livre-se de todos os seus pré-conceitos, permita-se descobrir como aquilo ou alguém é de verdade e, só então, tenha a sua opinião.
Antes de falar mal, criticar alguém ou a atitude da pessoa, coloque-se no lugar dela primeiro. Tente pensar pelo lado do outro, talvez não seja tudo tão simples quanto você pensa, talvez pensando como a pessoa possa encontrar uma maneira de ajudá-la.
Para ser mais mente aberta comece a dizer sim para coisas que, geralmente, você diria não. Seja um convite para sair de última hora, seja para uma experiência que nunca teve, seja o que for, não fique pensando no que pode dar errado, pense positivo e se joga!
Tente sair da rotina do dia a dia, nem que seja minimamente, mude o caminho que você faz todo dia, use um outro meio de transporte, almoce num lugar que nunca comeu, procure explorar o lugar onde você vive. Redescubra o seu modo de viver.
Uma boa maneira de expandir a mente é, para cada coisa negativa que aparecer em seu caminho, você tentar lembrar de pelo menos duas coisas positivas. Isso ajudará a pensar mais pelo lado bom, afinal, não vale a pena desperdiçar muito tempo com coisas ruins.
Um bom passo para começar a expandir horizontes é experimentar algo totalmente desconhecido para você, pode ser algum alimento ou uma atividade que nunca executou. Não tenha medo de se arriscar e explorar o desconhecido, você pode se surpreender.
Não deixe suas ideias apenas em sua mente. Se pensou em algo diferente que pode fazer ou alguma sugestão para o ambiente em que convive, então, fale o que pensa, mais do que isso, na medida do possível, coloque em prática. Não deixe ideias que podem ser brilhantes passarem desapercebidas.
Saia da sua zona de conforto. Toda vez que pensar em fazer algo comum, faça então ao contrário do que pensou, busque se renovar, inovar! O mundo tem milhões de coisas diferentes aguardando por você, seja um explorador da vida!
A criatividade é, certamente, a chave para expandir horizontes. Não julgue suas ideias, por mais bobas que pareçam, pense em como seria colocá-las em prática e talvez possa ser realmente uma boa ideia. Nunca iniba a sua criatividade, permita-se voar.