Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Filhos organizados

Uma vida organizada facilita a vida de todo mundo, inclusive dos pais e de seus filhos. A organização deve ser estimulada desde cedo para harmonizar a casa e evitar problemas. Aprenda a estimular esse espírito nas crianças!

Dê o exemplo

Para ter filhos organizados, é de extrema importância que você comece dando o exemplo. Portanto, mostre para os pequenos como é importante saber onde tudo se encontra e eles seguirão o exemplo.

Incentive seus filhos desde novinhos

Uma das melhores dicas para quem quer ter filhos organizados é começar a incentivá-los desde pequenos. Isso estimula para que cresçam sabendo as regras e como tudo funciona. Use o lado prestativo das crianças e peça ajuda para arrumar a casa e guardar brinquedos ou livros.

Dê recompensas

Calma, não faça da recompensa uma moeda de troca para que a criança seja organizada. Mas, de vez em quando, é bom dar algo pelo esforço dela. Pode ser passear com os avós, passar mais tempo no parque ou mesmo um tempinho de televisão a mais!

Incentive a doação

Muitas crianças têm tantos brinquedos que sequer conseguem brincar com tudo. Uma forma de manter tudo organizada é fazer com que a criança doe o que não usa muito. Ao doar brinquedos, vai abrir espaços para a chegada de novos.

Trabalhe em equipe

Se cada pessoa em casa tiver uma atividade e cumpri-la, a residência ficará mais organizada. Alguns pais costumam deixar as crianças fora desse trabalho, mas incluí-las nisso desde pequenas ajuda a mostrar que a organização da casa é algo que deve ser feito por todos.

Defina os horários

É importante manter a rotina, por isso, ao definir os horários e fazer com que sejam cumpridos, a criança se torna ainda mais organizada. Lembre-se de que, se a criança for mais velha, pode ajudar na hora de definir cada horário.

Faça as tarefas ficarem divertidas

Toda criança gosta de animação. Se você conseguir transformar a hora da organização numa atividade divertida, seu filho vai gostar de fazer sempre. Você ainda pode criar uma brincadeira! Basta usar a criatividade e tudo será mais fácil e animado na hora de fazer!

Não faça pelo seu filho

Você pode mostrar como se faz, mas nunca deve fazer por ela. Se a ordem é que a criança organize os brinquedos dentro da caixa e leve-a para o quarto, deixe que faça isso sozinha. Se não fizer, deixe os objetos espalhados e mostre que está errado, mas não organize você mesma.

Não refaça o que ele fez

Seu filho terminou de fazer o combinado, mas não fez do jeito correto? Não refaça nunca! Ele vai perceber que não está certo e não fará nunca mais, já que não agrada a você, além de perceber que tem alguém para fazer por ele. Por isso, mesmo que não fique exatamente do jeito que você queria, estimule-o a fazer direito da próxima vez.

Peça sugestões a ele

Interagir com seu filho é um ótimo passo para estimulá-lo a ser mais organizado. Converse com ele sobre como pode melhorar a rotina, o que deveria ser incluído e excluído, e verifique a disponibilidade do pedido.

Deixe-o fazer sozinho

É normal que as mamães queiram ajudar os filhos na hora de organizar tudo. No entanto, deixá-los fazer sozinhos, do próprio modo, é a melhor forma de fazer com que aprendam e peguem gosto pela organização.

Convide-o a participar com você

Sempre que estiver fazendo algo, peça a ajuda da criança. Mostre como as coisas podem ser feitas de modo organizado e peça para ele incluir, retirar ou mesmo guardar algum item para você.

Tenha uma rotina fixa

Ter uma rotina ajuda muito na hora de organizar tudo. Fazer com que a criança siga a rotina é uma das melhores armas que você tem para que ela seja organizado.

Mostre o valor do tempo

É de extrema importância que você mostre para seu filho o valor do tempo. Faça ainda com que ele entenda que tudo tem hora certa: tem hora de brincar, de estudar e até de organizar as coisas.