Membro da família
Marcus Lemonis
Se um membro da família não contribui para o negócio, você precisa lidar com isso da mesma forma que lidaria com um funcionário improdutivo.
Não são apenas números
Marcus Lemonis
As empresas não são apenas números. Elas também estão relacionadas à natureza das pessoas. [Existem] empresas em que se poderia investir todo o dinheiro do mundo, mas o mau caráter das pessoas destruiria tudo, e para mim é o problema mais comum.
Em todo o planeta, em qualquer país e qualquer cidade, as empresas são sempre desafiadas ou premiadas pela qualidade de sua equipe. Então, se você está no Brasil ou em Miami, o fato de as pessoas serem o mais importante da empresa é um conceito que poder ser aplicado universalmente.
Me dá vergonha...
Marcus Lemonis
Me dá vergonha dizer que o dinheiro, embora minha intenção seja sempre fazer dinheiro, não é meu único objetivo. Eu acredito muito que, se você vive sua vida bem e que se realiza seus negócios a fundo, então o dinheiro será o resultado de tudo.
Fator humano
Marcus Lemonis
O fator humano é a única coisa que me importa e, se você investe em uma boa equipe, um bom produto e um bom processo, certamente vai fazer dinheiro.
Processo de pensamento
Marcus Lemonis
Geralmente, você consegue perceber de onde vêm os erros de uma pessoa quando você pergunta a ela sobre a origem de seu processo de pensamento. É diferente de dizer simplesmente que ela fez algo de forma errada.
Ideia rentável
Marcus Lemonis
Acredito que uma ideia rentável é uma ideia que tem aceitação universal e que você não sente como se fosse o último refúgio ou uma moda passageira. É algo que você pode ver e pensar para si mesmo: esse produto ou alguma versão dele terá relevância dentro de cinco anos?
Erros mais comuns
Marcus Lemonis
[Os erros mais comuns dos empresários são] não contratar a equipe adequada e não começar com um bom capital, porque pensam que o negócio vai ser bem-sucedido de imediato. Nunca pensam nos prejuízos que vão ter nos primeiros meses.
Ter sócios
Marcus Lemonis
Eu acredito muito que ter sócios em um negócio é a chave do sucesso, porque são várias personalidades, dando várias ideias, com diferentes níveis de experiência. Não acredito que deveria haver um número máximo de sócios de trabalho, desde que cada um deles traga algo para a mesa.
Salvo negócios em apuros
Marcus Lemonis
Meu nome é Marcus Lemonis, e eu salvo negócios em apuros. Eu tomo as decisões difíceis e os ajudo com meu próprio dinheiro. Nem sempre é fácil, mas isso são negócios. Eu faço para salvar empregos e faço pelo dinheiro.
Um investimento
Marcus Lemonis
Se faço um investimento que acaba mal, me arrependo de tê-lo feito. Talvez eu tenha tomado a decisão de forma precipitada ou, no mínimo a tomei dando a alguém a vantagem da dúvida, porque para mim, no passado, foi dada a vantagem da dúvida.
Uma oportunidade
Marcus Lemonis
Uma das coisas pelas quais sempre lutamos é que existem pessoas com ótimas ideias e ótimos conceitos de negócio e que precisam apenas de alguém que lhes dê uma oportunidade.
Apenas confortáveis
Marcus Lemonis
Eu não sei se as pessoas ficam no caminho de seu próprio sucesso de maneira consciente. Acho que é errado achar que elas ficam no caminho e estão apenas confortáveis no que fazem.
Ajudar empresas pequenas
Marcus Lemonis
Sinto que ajudar empresas pequenas tem um objetivo. Minha mãe foi muito clara comigo desde pequeno dizendo que, se eu quisesse ter sucesso nos negócios, teria que ter um objetivo claro. Eu acredito que meu objetivo é educar as pessoas por meio da minha experiência com os negócios.
Qualquer pessoa, inclusive eu, resiste à mudança.
Três princípios
Marcus Lemonis
Pessoas, processo e produto são meus três princípios.
Para que alguém se chame de empresário tem que ter trabalhado para outra pessoa para conseguir entender o que se sente ao ser responsável diante de outras pessoas. Deve-se saber o que se sente ao ter o risco de ser despedido e entender a importância do trabalho em equipe.
Eu não considero "O Sócio" um programa de entretenimento. Eu o considero um programa educativo. Estou muito convencido disso, sinto que o objetivo do programa é mostrar como fazer negócios e como não fazê-los. Como tratar as pessoas e como não tratá-las.
100% no comando
Marcus Lemonis
Nós seremos sócios. A diversão vai começar. Eu estarei 100% no comando.
Os negócios, com todas essas personalidades [diferentes], são uma experiência de aprendizagem. Se eu pudesse escolher um animal com quem me identifico melhor seria o camaleão, porque tive que aprender a me adaptar a diferentes personalidades e circunstâncias.