Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Usain Bolt

Usain Bolt é uma lenda viva do atletismo, com várias medalhas de ouro em olimpíadas e nos principais campeonatos de sua modalidade, Bolt também possui diversos recordes mundiais quase inacreditáveis. Conheça mais dessa figura ímpar do esporte mundial.

21/08/1986
continue lendo
Compartilhar

Dificuldade de uma final olímpica de 100 metros

Usain Bolt

Por incrível que pareça, a parte da prova em si é a mais fácil de todas.

Os treinos é que são o problema. É quando o trabalho duro prevalece. Na preparação para os últimos Jogos eu relaxei um pouco nos cuidados com as costas (Bolt tem escoliose, uma deformidade na coluna vertebral e depois dos Jogos de Londres revelou que problemas relativos à doença o tiraram de uma competição em Mônaco, dias antes do início da Olimpíada), o que me trouxe um problema pouco antes da competição.

Por isso, o trabalho daqui para a frente tem de ser ainda mais forte.

Melhor atleta da minha modalidade

Usain Bolt

Ser o melhor atleta da minha modalidade e sentir todo esse reconhecimento me fez lembrar de quando era criança e via as pessoas falando dos grandes nomes do esporte.

No futebol, falavam muito do Pelé e do Maradona. Lá na Jamaica, também contavam histórias fantásticas dos melhores jogadores de críquete (esporte bastante popular nas ex-colônias inglesas), como Courtney Walsh (capitão da seleção das Índias Ocidentais, da qual a Jamaica faz parte, entre 1993 e 1998).

Eu assistia a esses caras na televisão e ficava maravilhado ao ver como eles eram insuperáveis em suas modalidades. Aí comecei a sonhar em ser como eles. Fiz e faço o máximo que posso dentro do meu esporte. É o que me põe em uma posição de destaque, junto a outros caras fantásticos.
(Bolt dizendo quem ele acha que está no mesmo patamar que ele, como lenda do esporte.)

Tenho que me concentrar

Usain Bolt

Quando você é jovem, você só pensar em se divertir, não se preocupe com o que será o futuro. Mas depois de um tempo competindo, você vê o que você pode começar. Isto é o que eu faço para viver, então eu tenho que me concentrar no que eu quero.

Sobre parar enquanto está no topo

Usain Bolt

E ficar pensando o resto da minha vida que poderia ter ganhado mais uma? Sem chance. Esse não é o comportamento de um verdadeiro campeão.

Quem entra em uma competição com dúvidas sobre si mesmo já entra derrotado. É claro que não posso prever o futuro e garantir que tudo vai dar certo. Mas vou treinar duro, como sempre treinei.

É claro que vai ser ainda mais difícil, pois vou estar mais velho, mas e daí? Tenho certeza de que nos próximos anos ainda serei um dos melhores corredores do mundo e, com certeza, vou querer provar isso. Mas se alguém quiser tirar o ouro de mim vai ter de bater o melhor. E, enquanto eu for o melhor, vou querer competir.

 

O que é, enfim, ser uma lenda...

Usain Bolt

Acho que esse conceito tem a ver com o ineditismo da conquista de Londres. Muita gente não acreditava ser possível defender tantos títulos olímpicos — não só nos 100 e nos 200 metros rasos, mas também no revezamento 4 x 100 com meus companheiros —, e o Usain foi lá e conseguiu esse feito.
Isso é o que me distingue dos outros atletas e o que me permite dizer que sou uma lenda do esporte.

É triste

Usain Bolt

É triste ver um grande herói do esporte como o Armstrong envolvido em um caso de doping. Tenho esperança de que a modalidade dele consiga se reerguer, mas para isso é preciso que os ciclistas passem a competir de maneira limpa. (Sobre o caso de doping Lance Armstrong)

Já comi muita batata-doce

Usain Bolt

Olha, já comi muita batata-doce, principalmente quando era criança. Mas não posso dizer que comi porque conhecia alguma evidência científica de que a batata-doce ajuda.
Era o que tinha na mesa para comer, não tinha escolha. Pode ter melhorado alguma coisa, é possível, mas a verdade é que comi bastante batata-doce, sim. (Sobre a melhora do desempenho físico através da batata doce)

O maior de todos

Usain Bolt

Quero ser o maior de todos. Acho que ir ao Rio e ganhar a terceira medalha de ouro olímpica nos 100 e nos 200 me colocaria, sem dúvida alguma, acima de todos os outros grandes campeões do atletismo. Eu viraria uma lenda ainda maior.

fechar