Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Mensagens sobre responsabilidade emocional

Todos que cruzam seu caminho não o fazem por acaso. Cada pessoa tem sua própria história para contar, por isso pode parecer tão difícil lidar com a responsabilidade emocional, pois você tem que pensar a todo tempo no seu melhor, sem ferir ou magoar quem está à sua volta. Compreenda como viver tudo!

Significado

Ter responsabilidade emocional é saber que você não é obrigado a ficar na vida de ninguém, mas compreender, acima de tudo, que aquela pessoa carrega consigo sentimentos e cicatrizes e que muitas precisaram de anos para serem curadas. Por isso, é, sim, sua responsabilidade pensar em como sairá da vida da pessoa, porque é sua escolha evitar traumas ou abrir uma nova ferida no peito de quem compartilhou um espaço de sua vida com você. Não seja um covarde! Converse, explique, expresse o que sente e, por favor, não seja esse tipo de pessoa que some.

Veja como os olhos transparecem o que sentimos
Copiar
Compartilhar
Decisão

Ir embora também é um sinal de que você se importa com os sentimentos da pessoa a ponto de não insistir em um relacionamento que pode fazer mais mal a ela do que se você sair de sua vida. Então, sim, é muito bom decidir ir, mas ao fazê-lo, pense no outro, no que vocês viveram, faça com que isso seja só o ponto final de uma linda história, e não um filme de terror, combinado?


Copiar
Compartilhar
Questione-se

Ao sair da vida de alguém, sempre tente pensar em o que você deixou de bom para aquela vida. O que você ensinou? O que você transformou? Quantas boas lembranças foram construídas? Assim, conseguirá ver que a relação teve tantas coisas boas que não valerá a pena terminar de um jeito cruel. Seja honesto e verdadeiro.


Copiar
Compartilhar
Não reproduza padrões

As pessoas que entrarão em sua vida a partir de agora não têm culpa do que as do passado fizeram e, acima de tudo, elas não são iguais. Todos os novos relacionamentos devem ser simplesmente novos, não transmita seus traumas, não os culpe por erros que não são deles, porque assim você estará impedindo que um sentimento sincero te faça feliz. Responsabilidade emocional também é sobre perdoar o passado, perdoar o que fizeram com você e jamais projetar suas feridas em quem não teve nada a ver com elas.


Copiar
Compartilhar
Pessoas não são mercadorias

Sim, estamos vivendo tempos em que a tecnologia e a velocidade das coisas permitem que a gente troque nossos círculos de amigos e nossos namoros em questão de poucos dias, mas ainda assim somos humanos, com sentimentos, expectativas, ligações e apegos, então tenha essa consciência: só entre na vida de alguém se estiver disposto a ficar, só faça a pessoa querer ficar perto de você se estiver pronto para ficar também. Lembre-se que, enquanto sociedade, somos todos "um" e ao machucar o outro, você está, de certa forma, ferindo a si mesmo.

Saiba como frases equilíbrio podem te ajudar na responsabilidade emocional
Copiar
Compartilhar
Expectativas

Somente você é responsável pelas expectativas que cria em sua cabeça, certo? Muitas vezes, o outro não faz nem ideia do que você espera dele, por isso seja claro e, principalmente, não espere nada de ninguém. O outro tem a própria vida, a própria história e seu jeito particular de lidar com as situações e relacionar-se com o mundo. Então, não seja egoísta, não sofra porque ele(a) não corresponde às expectativas que você alimentou SOZINHO(A).


Copiar
Compartilhar
Vamos falar de você?

Você tem sido responsável emocionalmente consigo mesmo? Tem se dado o devido espaço? A responsabilidade não se trata apenas do outro, trata-se também de como você está cuidando do seu espaço interno. Seja honesto com seus sentimentos, não se prenda a pessoas tóxicas que te fazem mal, faça o que você sente que é o melhor para você e que te trará paz de espírito, mas lembre-se de ser claro com todos aqueles que você se afastará. Para se curar, você não precisa ferir o outro. Seja responsável com todos e crie um mundo mais saudável.


Copiar
Compartilhar
 
Olhe para dentro

Ao sair de um relacionamento, seja de amizade ou romântico, não mergulhe profundamente em outro sem antes curar-se completamente. Note que carência é diferente de amor, o amor transforma, e a carência destrói. Por isso, analise o que está aí dentro, procure ajuda se for necessário, deixe cicatrizar todas as feridas e quando estiver completamente curado e tiver perdoado tudo o que passou, você estará pronto para entregar-se a novos relacionamentos muito mais saudáveis e felizes.

Entenda também como funciona a inteligência emocional
Copiar
Compartilhar
fechar