Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Trechos de músicas do Martinho da Vila

Martinho da Vila é um dos maiores nomes do samba. Nascido em 12 de fevereiro de 1938, em Duas Barras (RJ), o músico é intérprete de canções icônicas da cultura brasileiras, como “Mulheres”, “Aquarela Brasileira” e “Canta, canta, minha gente”. Ao continuar a leitura dos trechos de músicas do Martinho da Vila, você vai descobrir que já conhece várias delas e que sabe cantar de cor a maioria. Mas talvez você nunca tenha parado para refletir sobre o que as letras significam e sobre as lições de vida que estão por trás delas. Então amplie seus conhecimentos sobre música, sobre cultura brasileira e sobre nossa existência, a seguir!

12/02/1938
Quem é Martinho da Vila?

Martinho da Vila é um dos maiores nomes do samba. Nascido em 12 de fevereiro de 1938, em Duas Barras (RJ), o músico é intérprete de canções icônicas da cultura brasileira, como “Mulheres”, “Aquarela Brasileira” e “Canta, canta, minha gente”. Outro marco famoso da vida do cantor é seu envolvimento com a escola de samba Unidos de Vila Isabel, com a qual contribui desde 1965. Entre seus muitos prêmios, destacam-se três Grammy Latino. Uma de suas filhas, Mart’nália, é outro nome famoso da música brasileira.

Comemore o Dia Nacional do Samba com boas energias
Copiar
Compartilhar
Estar vulnerável “Mulheres” — Martinho da Vila

“Já tive mulheres de todas as cores

De várias idades, de muitos amores

Com umas até certo tempo fiquei

Pra outras apenas um pouco me dei”

Enquanto alguns dão a sorte de encontrar um grande amor cedo na vida, outros caminham pela vida conhecendo muitos amores, muitos corpos e muitas almas... É normal, portanto, que às vezes acabemos nos doando pouco a um amor ou que fiquemos apenas um pouquinho por perto. Amar é estar vulnerável!


Copiar
Compartilhar
Valorize “Mulheres” — Martinho da Vila “Mulheres cabeça e desequilibradas  Mulheres confusas, de guerra e de paz  Mas nenhuma delas me fez tão feliz  Como você me faz” - Trechos de músicas do Martinho da Vila

“Mulheres cabeça e desequilibradas

Mulheres confusas, de guerra e de paz

Mas nenhuma delas me fez tão feliz

Como você me faz”


Somente quem já encontrou um grande amor, aquela pessoa que faz todos os clichês sobre alma gêmea e amor de uma vida toda fazerem sentido, sabe como é gostoso o sabor de ser plenamente feliz no amor, esquecendo todo o passado e todas as pessoas que fizeram parte dele. Se você conheceu o seu amor, valorize-o.

Apaixone-se pelos 10 maiores sambas de amor
Copiar
Compartilhar
Você também pode gostar

Outros famosos que fazem aniversário dia 12 de Fevereiro

Esse Brasilzão “Aquarela Brasileira” — Martinho da Vila

“Brasil, essas nossas verdes matas

Cachoeiras e cascatas de colorido sutil

E este lindo céu azul de anil

Emolduram a aquarela ó meu Brasil”



Não existe país com maior variedade de cores, cheiros e sabores do que o nosso Brasil, que parece uma verdadeira aquarela daquelas em que os tons se misturam e integram uma verdadeira obra de arte bonita, completa e deslumbrante. Se você ainda não teve a oportunidade de bater perna por esse Brasilzão de meu Deus, vá!


Copiar
Compartilhar
Como uma casa “Disritmia” — Martinho da Vila

“Eu quero me esconder debaixo

Dessa sua saia pra fugir do mundo

Pretendo também me embrenhar

No emaranhado desses seus cabelos”



Estar apaixonado é uma coisa realmente sensacional. Quando somos acometidos por esse sentimento maravilhoso, tudo o que queremos é passar a maior parte do nosso tempo de vida escondido no corpo da pessoa por quem nosso coração bate mais forte, porque o corpo dela passa a ser como uma casa para nós.

Confira as frases de Dona Ivone Lara, Dama do Samba
Copiar
Compartilhar
Entregue-se à música “Canta, canta, minha gente” — Martinho da Vila “Canta, canta, minha gente.  Deixa a tristeza pra lá.  Canta forte, canta alto,  Que a vida vai melhorar.” - Trechos de músicas do Martinho da Vila

“Canta, canta, minha gente.

Deixa a tristeza pra lá.

Canta forte, canta alto,

Que a vida vai melhorar.”


É como diz aquele velho ditado: “Quem canta, os males espanta”. Não tem maneira melhor de deixar a tristeza de lado do que se entregar à arte. E a música é uma boa forma de fazer isso, porque podemos fazer quase todas as atividades do dia cantando ou cantarolando uma música. Entregue-se à música!


Copiar
Compartilhar
 
Seguir em frente “Ex-amor” — Martinho da Vila

“Ex-amor

Gostaria que tu soubesses

O quanto que eu sofri

Ao ter que me afastar de ti

Não chorei!

Como um louco eu até sorri

Mas no fundo só eu sei

Das angústias que senti”


Quem já passou por um término em que se sentiu abandonado sabe como essa é uma das piores dores às quais podemos ser submetidos na vida. É um sofrimento da alma, do coração... E, frequentemente, parece ser um sofrimento sem fim... Mas o fim sempre chega e sempre é possível seguir em frente!


Copiar
Compartilhar
Sambe com essa playlist no Spotify!

Spotify ouça a playlist

Copiar
Compartilhar
Extremamente amados “Madalena do Jucu” — Martinho da Vila

“Madalena, Madalena

Você é meu bem querer

Eu vou falar pra todo mundo

Vou falar pra todo mundo

Que eu só quero é você”


Tem momento melhor do que aquele em que estamos tão, mas tão apaixonados que a vontade é de sair pelo mundo gritando para quem quiser ouvir que estamos perdidamente envolvidos com a pessoa que amamos? Tem, sim! E é o momento em que alguém faz isso por nós e nos sentimos extremamente amados.


Copiar
Compartilhar
Raízes africanas “Kizomba, Festa da Raça” — Martinho da Vila “Zumbi valeu  Hoje a Vila é Kizomba  É batuque, canto e dança  Jongo e Maracatu” - Trechos de músicas do Martinho da Vila

“Zumbi valeu

Hoje a Vila é Kizomba

É batuque, canto e dança

Jongo e Maracatu”



Não existiria Brasil se não fosse a mistura de todos os povos que fizeram parte do desenvolvimento desse país: indígenas, europeus, asiáticos, mas, principalmente, um povo que sofreu muito na nossa história: o povo negro da África. Valorizemos nossas raízes africanas sempre que possível, porque viemos delas!


Copiar
Compartilhar
É com calma “Devagar, Devagarinho” — Martinho da Vila

“É devagar, é devagar

Devagarinho

É que a gente chega lá

Se você não acredita

Você pode tropeçar”



“Devagar se vai ao longe”, diz o ditado, e essa é uma grande verdade. Quando temos pressa, acabamos metendo os pés pelas mãos e nos enrolamos todo. Nos planos em que a paciência se faz presente, porém, as chances de sermos bem-sucedidos na vida se tornam muito maiores. É com calma, devagarinho, que chegaremos lá!


Copiar
Compartilhar
Feliz em nosso ninho “Casa de Bamba” — Martinho da Vila

“Na minha casa

Todo mundo é bamba

Todo mundo bebe

Todo mundo samba”



É quase impossível ser feliz na vida se não somos felizes em nosso ninho, em nossa família, em nossa casa. Por isso é que precisamos fazer todos os esforços que estejam ao alcance para que possamos criar um ambiente gostoso e feliz ao lado dos familiares que amamos. Que o lar seja sempre alegre!

Melhore seu dia com frases de Zeca Pagodinho
Copiar
Compartilhar
Que seja um sonho bom “Sonho de um sonho” — Martinho da Vila “Sonhei  Que estava sonhando um sonho sonhado  O sonho de um sonho” - Trechos de músicas do Martinho da Vila

“Sonhei

Que estava sonhando um sonho sonhado

O sonho de um sonho”



Às vezes, a vida parece tão surreal, seja para o bem, seja para o mal, que parece que estamos sonhando um sonho dentro de um sonho, algo que é praticamente impossível distinguir os contornos e definir se é verdadeiro ou se é uma ilusão de nossas mentes. Se a vida deve ser um sonho, que seja um sonho bom!


Copiar
Compartilhar
A mesma vontade “Na aba” — Martinho da Vila

“Na aba do meu chapéu

Você não pode ficar

Porque meu chapéu

Tem aba curta

Você vai cair

E vai se machucar”



Algumas vezes, alguém se apaixona por nós e demonstra estar disposto a fazer de tudo para ficar perto de nós, mas sentimos até uma tristeza, porque não estamos com a mesma vontade ou sentindo a mesma coisa, então somos obrigados a pedir que essa pessoa não se aproxime tanto. Dói... mas é o melhor a ser feito!

Arrepie-se com sambas-enredo inesquecíveis
Copiar
Compartilhar
Aquilo que mais amamos “Quem é o do mar não enjoa” — Martinho da Vila

“Quem quiser falar comigo

Não precisa procurar.

Vá aonde tiver samba

Que eu devo estar por lá.”


Há uma frase sem autor definido que diz que somos a soma daquilo que amamos. Então é dessa maneira que devemos viver a vida: tentando passar a maior parte do tempo possível fazendo as atividades que mais fazem o nosso coração bater mais forte. Que todos saibam aquilo que mais amam na vida!


Copiar
Compartilhar
Renascer e se reconstruir “Renascer das cinzas” — Martinho da Vila “Vamos renascer das cinzas  Plantar de novo o arvoredo” - Trechos de músicas do Martinho da Vila

“Vamos renascer das cinzas

Plantar de novo o arvoredo”


Independentemente de que forma você seja atingido na vida, renascer e se reconstruir é essencial, assim como replantar tudo o que foi destruído pelos furacões que passaram. Jamais abaixe a cabeça e saiba que, sim, nem tudo depende de você, mas dar o primeiro passo e ter força de vontade é essencial.

Encante-se com as melhores frases de Cartola
Copiar
Compartilhar
fechar