Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Como planejar os próximos cinco anos de sua vida

Iniciar uma faculdade, fazer aquela viagem dos sonhos ou começar um curso de culinária? Não importa quais são os seus objetivos, o que realmente importa é realizá-los. Por isso, pegue um papel e anote essas dicas!

Recomeçar

A partir do primeiro passo, tente estabelecer o seguinte: sua vida recomeçará a partir desse ponto. Tudo o que você fizer de agora em diante será pensando em seus planos e em conquistá-los, pois a sua nova meta de vida é conseguir realizar todos os itens da lista, um por um. Para isso, é preciso estabelecer o que será feito em cada ano, uma data “limite” para que certas coisas aconteçam. Trabalhando duro, o resto vem por consequência.

Coloque tudo no papel

O primeiro passo para um bom planejamento é colocar tudo no papel: metas, objetivos, sonhos, pontos fortes e pontos fracos... Assim, fica mais fácil de organizar as suas prioridades e de traçar o caminho para chegar até lá. É importante ser honesto consigo mesmo na hora de criar essa lista, para que você não crie falsas esperanças acerca do que pode ou não ser feito e de como você pode conseguir essas coisas. Pense em todas as áreas da sua vida, pois tudo está interligado!

Pesquise bastante

Pesquise bastante sobre as coisas que deseja, veja as possibilidades e possíveis caminhos para chegar até lá. Vá tomando nota de tudo e não se esqueça de colocar no papel o resultado de suas pesquisas. Às vezes, precisamos nos apoiar em outras atividades para conseguirmos o que realmente queremos – mas, não considere isso um desvio no trajeto, e sim, como mais um meio de alcançar o que deseja. Caminhos alternativos podem ser muito úteis, não se esqueça.

Elimine itens

Com o passar de algum tempo, você perceberá que nem tudo o que está em sua lista é extremamente necessário e que algumas irão se concretizar antes. Você irá adquirir maturidade suficiente com o tempo para entender o que precisa ou não continuar em sua lista.

Invista em você

Investir em você também é importante. Se um dos seus desejos para os próximos anos é um emprego melhor, invista em seus estudos e aperfeiçoamento profissional. Ou, se a vontade for abrir o próprio negócio, procure se qualificar e aprender mais sobre a área desejada.

Cuide de sua saúde

De que vale planejar e não cuidar de você mesmo? Faça check-ups regulares no médico e cuide muito bem de sua saúde. Você precisa estar saudável para curtir todas as suas vitórias e aproveitar a realização dos seus sonhos.

Abra uma poupança

Para garantir um pouco de estabilidade financeira e estar preparado para possíveis surpresas é importante ter algum dinheiro reservado. Você pode fazer do modo mais simples, abrindo uma poupança no banco e separando uma quantia mensal para depositar. Não importa se é muito ou pouco dinheiro, o que vale é depositar sempre. Existem outras formas de juntar dinheiro de forma mais rentável, como o tesouro direto.

Não se pressione

Mais importante do que se planejar, é não se pressionar. São seus sonhos e objetivos e você trabalhará para conquistá-los e tudo irá funcionar. Mas, sob pressão as coisas irão por um caminho não tão legal...

Hora da faxina

Para seguir adiante e conquistar novos objetivos, é preciso se livrar do peso de algumas coisas do passado. Faça um balanço dos últimos cinco anos de sua vida, analise o que fez bem e mal, o que você quer que se repita e o que você quer manter certa distância. Para as coisas ruins, não pense duas vezes, se desfaça e abra caminho para novas oportunidades que trarão sentimentos melhores. Quando realizamos uma “faxina” em nossas vidas, as coisas tendem a fluir melhor.

Seja focado

É importante ter moderação e ser focado, seja com dinheiro ou nas atitudes. Tudo o que você fizer agora terá consequências e reflexos em seu futuro. Saiba de seus objetivos e tenha-os em mente em todas as circunstâncias. Não deixe nada atrapalhar seu foco!

Corra atrás

Também não adianta nada planejar, colocar no papel e esperar tudo cair do céu. Você precisa correr atrás dessas coisas para que elas aconteçam. É ótimo ter os próximos cinco anos de sua vida planejados, mas tudo isso só sai do papel se você der o pontapé inicial e não desistir no meio do caminho.

E se eu mudar de ideia?

O seu plano é um plano de longo prazo, não se esqueça. Algumas coisas podem mudar, acontecer de forma diferente e algumas de suas vontades podem não ser as mesmas com o passar do tempo. Por isso, é importante pensar e planejar com calma para não ter que refazer tudo uma vez por ano.

Se permita

Se permita viver um pouco além dos seus planos também... Às vezes, coisas inesperadas podem acontecer e o que você procura pode estar aonde você nem pensou em procurar. São objetivos e sonhos, não transforme em pesadelos.

Faça contatos

Já dizem por aí que ter contatos é importante, não importa onde. Quando você menos esperar, poderá contar com a ajuda de alguém em algum lugar que for. Manter uma rede forte de contatos só traz benefícios.

Você é capaz

Mais do que se focar, você precisa confiar em você e acreditar que é capaz de muitas conquistas! E conseguirá realizar todos os seus objetivos, sim. Não importa o que digam.