Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Garoto estudando no sofá de casa com caderno e notebook

Rotina de estudo em casa

Estudar é muito mais do que sentar em uma cadeira da escola ou faculdade e prestar atenção no professor! De acordo com os seus objetivos, ter uma rotina de estudos em casa é extremamente importante para que você se mantenha sempre conectado ao conhecimento. Muitas pessoas sentem dificuldade na hora de estudar em casa, por ser um local comumente associado ao descanso, mas é possível adotar algumas regras e comportamentos para que o cérebro entenda que qualquer lugar pode ser o lugar perfeito para focar nos estudos. Quer algumas dicas importantes para ter uma rotina de estudos em casa? Atente-se ao artigo e fique impressionado!

continue lendo
Compartilhar

Estudar em casa

'Quanto mais você estudar, mais os seus objetivos se aproximarão de você!' - Rotina de estudo em casa

Seja para passar em um vestibular, em um concurso, em qualquer outra prova ou simplesmente para manter e expandir o seu conhecimento, é necessário ser regrado quanto à rotina de estudos. Enganam-se os que pensam que estudar é algo que deve ser feito somente em ambientes escolares: é possível e é preciso criar o hábito do estudo em casa! Quanto mais você estudar, mais os seus objetivos se aproximarão de você!

Revise!

É muito importante revisar o que você estudou, para que as informações permaneçam "vivas" na sua mente. Pode parecer uma tarefa chata, mas você pode torná-la mais simples! Durante uma semana, no final de cada dia de estudo, prepare algumas "questões", como se fossem partes de uma provinha. Responda-as na semana seguinte para aflorar o conhecimento obtido e relembrar o seu cérebro a respeito dessas matérias!

Playlist

Leia nossas mensagens ouvindo músicas para ler.

Siga-nos no Spotify e acompanhe essa e outras playlists exclusivas.

Tocar

Pense na sua vida rotineira

'faça um calendário e anote o que você terá que fazer! Enxergar as tarefas torna mais fácil a organização!' - Rotina de estudo em casa

O primeiro passo para organizar uma rotina de estudos é olhar para o seu dia a dia. Quais são os seus compromissos? Quais são as tarefas que ocupam as suas horas? Quanto tempo você tem livre? É importante estar consciente de todas as tarefas da sua semana e separar algumas horas dos dias para se dedicar aos estudos. Se você preferir, faça um calendário e anote o que você terá que fazer! Enxergar as tarefas torna mais fácil a organização!

Escolha um ambiente para estudar

Estudar em casa tem que ser algo sério! É importante que você defina um lugar específico e sempre estude nele, pois assim o seu cérebro entenderá que aquele local é onde você foca em determinados assuntos. Escolha, de preferência, um ambiente silencioso, onde você não será interrompido e não terá nenhum tipo de distração. Importante: nesse local, tenha todos os materiais de que você precisará!

Descubra agora a forma certa de estudar para provas!

Descanse!

Não é porque você vai iniciar uma rotina de estudos que ficará vidrado em cima de um caderno até aprender tudo o que deseja! Para estudar, você precisa estar descansado e com o sono em dia, pois assim o seu cérebro absorverá com facilidade qualquer tipo de informação e você não terá dificuldade para se concentrar. Faça pausas e intervalos durante as suas horas de estudo!

 

Determine horários

'Estudar deve ser um hábito, uma regra! Essa prática deve estar inclusa no seu dia a dia.' -  Rotina de estudo em casa

Estudar deve ser um hábito, uma regra! Essa prática deve estar inclusa no seu dia a dia. Para que ela funcione e se mantenha constante, você precisa estabelecer horários fixos e fazer do estudo um compromisso. Dessa forma, o seu cérebro se "acostumará" a estudar em um momento específico do dia e, dessa forma, você terá mais motivação e não deixará para estudar depois. Sem procrastinação!

Faça um planejamento de matérias

'Um dos principais pontos para que uma rotina de estudo realmente funcione é a organização. Faça um cronograma das matérias que você precisa estudar. ' -  Rotina de estudo em casa

Um dos principais pontos para que uma rotina de estudo realmente funcione é a organização. Faça um cronograma das matérias que você precisa estudar. Separe uma disciplina para cada dia e ou organize-as conforme a sua dificuldade. A sua rotina de estudos pode ser mais leve se você intercalar as formas de estudo: se hoje você estudou História, amanhã assista a algum vídeo sobre o tema ou faça exercícios sobre o mesmo.

Tenha à sua disposição seus materiais de estudo

Antes de se sentar para estudar, certifique-se de que todos os materiais necessários estão ao seu alcance. Dessa forma, você evita levantar para procurar uma caneta ou uma régua, por exemplo. Mas atenção: mantenha-os organizados! Evite bagunças, pois qualquer tipo de desorganização será um motivo de distração. Estudar é organizar as informações na mente, mas isso requer organização no mundo físico também!

Atente-se ao seu corpo

' Alimente-se bem, faça exercícios, mantenha horários de sono regulares e descanse sempre para ter disposição!' - Rotina de estudo em casa

Iniciar uma rotina de estudos não significa deixar de lado hábitos saudáveis. Não é porque você vai estudar todos os dias que deve deixar os exercícios físicos de lado. Estudar é uma prática que consome muita energia, por isso você precisa cuidar da sua saúde! Alimente-se bem, faça exercícios, mantenha horários de sono regulares e descanse sempre para ter disposição!

Conheça diversos métodos de estudo

Existem alguns métodos de estudo que podem agregar positivamente ao seu novo hábito. O intuito desses programas é tornar a sua rotina mais eficiente e fazer com que você absorva os assuntos de forma mais fácil. O método pomodoro, por exemplo, consiste em uma pessoa estudar por 25 minutos e descansar por cinco. Depois de repetir essa ação por quatro vezes, descansar por aproximadamente 30 minutos. O que você acha?

Atente-se às dicas de estudo que facilitarão o seu aprendizado

Defina metas

'Uma das principais bases para a sua rotina de estudos ser uma constante é ter um objetivo. A partir do momento em que sabemos que estamos fazendo algo com um significado ou meta, ficamos mais motivados e engajados. ' - Rotina de estudo em casa

Uma das principais bases para a sua rotina de estudos ser uma constante é ter um objetivo. A partir do momento em que sabemos que estamos fazendo algo com um significado ou meta, ficamos mais motivados e engajados. Crie um mapa em um caderno, definindo o seu ponto de partida e o ponto de chegada, porque assim você visualizará aonde quer chegar e não desistirá dos seus planos!

fechar