Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Homem estudando em uma mesa, em casa

Dicas para estudar em casa

Estudar em casa é uma realidade de muitos, afinal nem sempre é possível aprender todo o conteúdo necessário em uma sala de aula. Esse modelo de aprendizado faz com que muitas pessoas se sintam distraídas ou desinteressadas por não saber qual a melhor forma de estudar em casa. Com o que se deve preocupar mais? Local de estudo, organização, conforto, motivação... são muitos os pontos levantados para melhorar seu desempenho dentro de casa. Confira nossas dicas para estudar em casa e saiba onde você vem falhando, dessa forma você pode se dedicar ao que precisa melhorar, atingindo seus objetivos de estudo de forma mais confortável e otimizada.

continue lendo
Compartilhar

Organização

'Portanto organize-se, crie uma planilha de horários e matérias a serem estudadas.' - Dicas para estudar em casa

Educação a distância já é uma tendência. E estudar em casa pode nos proporcionar maior praticidade. Mas é preciso se organizar rigorosamente, pois, justamente pelo fato de estarmos em casa, podemos nos sentir mais relaxados e acabar negligenciando os horários, responsabilidades e prazos. Portanto organize-se, crie uma planilha de horários e matérias a serem estudadas. Não se esqueça, claro, de reservar períodos para descanso.

Saiba como se organizar melhor através dessas frases

Foco e motivação

Quando for começar a estudar, procure concentrar-se. A desconcentração pode prejudicar a assimilação das informações. Então não perca o foco nem a motivação. Lembre-se de que estudar em casa requer uma atenção redobrada, pois estudar em casa pode até ser mais prático, mas também pode nos deixar mais distraídos (telefone, redes sociais, a presença da família, entre outras situações comuns do dia a dia, podem tirar o nosso foco).

Ergonomia

'Cadeira e mesa adequadas, uma altura certa do computador, apoio para os pés e para as costas [...]' - Dicas para estudar em casa

Além de reservar um local adequado para estudar – em que haja silêncio e boa iluminação –, é essencial que você disponha de móveis dentro dos padrões ergonômicos. Cadeira e mesa adequadas, uma altura certa do computador, apoio para os pés e para as costas e boa iluminação são o mínimo de que você vai precisar para estudar de forma confortável e que não prejudique a coluna e a vista.

Lance mão da tecnologia

Para organizar os estudos, conte com aplicativos de gestão de tarefas. Crie planilhas, painéis de horários, cronogramas. Ótimas dicas: Trello, Excel, Wunderlist e Google Agenda. Para não se distrair enquanto estuda on-line, existem aplicativos que ajudam a manter o foco, como o Forest. E, para arquivar todos os seus materiais de estudo, ebooks e apostilas digitais, uma boa dica é o Google Drive. Use só um e-mail como login nesses aplicativos.

Conheça o Dia da Ciência e Tecnologia e entenda sua importância

Faça pausas

Dicas para estudar em casa

'Alongue-se, não fique muitas horas sentado, pois isso pode prejudicar a circulação.' - Dicas para estudar em casa

Procure fazer pausas entre cada disciplina estudada. Hidrate-se, faça refeições leves e saudáveis. Alongue-se, não fique muitas horas sentado, pois isso pode prejudicar a circulação. Exercite os olhos, para aliviar a tensão de ficar o tempo todo olhando para a tela. Se você mora em casa com acesso à natureza, dê uma caminhada, respire um pouco de ar fresco. Com certeza, você retomará os estudos muito mais revigorado.

Local de estudo

Dicas para estudar em casa

'Estabeleça um local próprio para estudo. [...]' - Dicas para estudar em casa

Estabeleça um local próprio para estudo. Precisa ser um ambiente ventilado, bem organizado e estruturado, com boa iluminação e que te permita se concentrar sem interrupções. Se você estuda no seu quarto, evite fazer isso sobre a cama. Tente organizar um canto com cadeira e mesa, uma boa luminária e espaço para fazer anotações e colocar seus livros e materiais de pesquisa.

 

Pesquise, informe-se

Use a internet em seu benefício. Pesquise temas, acrescente informação à disciplina que você está estudando. Vale assistir a vídeos informativos, blogs, sites, estudos acadêmicos. A internet é um ambiente prolífico, basta saber onde e como procurar. Além de enriquecer o conteúdo estudado, você estará fazendo uso da web de forma mais eficiente, em vez de só ficar navegando aleatoriamente pelas redes sociais.

Faça da rotina um hábito

Dicas para estudar em casa

'Faça tudo com frequência e organização.' - Dicas para estudar em casa

Criar uma rotina e fazer dela um hábito é metade do caminho para obter sucesso nos estudos. Leva tempo para que esse hábito seja criado, mas, para criar a constância, é preciso dar o primeiro passo. Motive-se e seja consistente com esse hábito. Faça tudo com frequência e organização. Se isso é algo novo para você, vá aos poucos, mas não deixe de fazer um dia sequer. Não desista!

Renove sua força e foco nos estudos

Responsabilidade

Estudar em casa não significa que você pode relaxar ou fazer as coisas de qualquer jeito. Tenha em mente que você está estudando e que isso é algo importante. É muito mais prático estudar a partir de casa, mas não deixe isso afetar a seriedade dessa tarefa. Leve a sério os seus compromissos, adotando a máxima de que as obrigações devem vir sempre em primeiro lugar.

fechar