Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Dicas para ser mais focado

Às vezes você se pega no mundo da lua? Temos alguns truques que podem te ajudar a ter mais concentração e render em suas atividades. Não é fácil, mas não custa nada tentar e a cada dia fazer um esforcinho para melhorar, não é?!

Entusiasmo

Gostar do que se faz é a melhor forma de ser produtivo e eficiente. É difícil se focar em algo quando se está desmotivado, por isso, procure trabalhar com algo que você goste. Ou, pelo menos, descobrir o que você pode fazer para tornar seu trabalho mais empolgante. Divida boas energias com seus colegas, converse sobre seus planos e desabafe frustrações, fuja do desânimo, alcance objetivos para se sentir mais motivado a cada dia.

Livre-se das distrações

Essa é provavelmente a regra mais importante para conseguir se concentrar em qualquer atividade que seja. Conferir e-mails e mensagens do celular, dar aquela checada nas redes sociais… Essas pequenas distrações podem nos fazer perder mais tempo do que imaginamos, já que precisamos de alguns minutos para nos focarmos completamente. Seja no trabalho ou em ambientes sociais, concentre-se na situação a sua frente. Outras atividades podem esperar. Assim, você ficará mais focado nelas também.

Caminhe

Além dos inúmeros benefícios que uma caminhada traz à saúde, ela também ajuda a clarear a mente e estimula o cérebro. Durante a caminhada, você não precisa pensar em nada, mas uma pausa nos pensamentos lhe dará energia para seguir focado em suas atividades. Sempre que sentir que suas tarefas estejam exigindo demais de você, dê uma pausa para esticar as pernas. Ideias novas e criativas também podem surgir durante esse momento de distração.

Comunicação

No ambiente de trabalho ou na vida pessoal, os mal entendidos são uma grande fonte de distrações. Você perde o foco no que é importante na carreira ou no relacionamento porque precisa resolver conflitos criados por falhas de comunicação. Por isso, são importantes a sinceridade e a clareza em todas as situações. Usar aquele tempo a mais para esclarecer uma dúvida não é desperdício. Resolver todas as questões no começo é o segredo para um tempo melhor aproveitado depois.

Não entre em pânico

Prazos apertados, exigências excessivas, acúmulo de tarefas. Esses fatores podem acabar pesando no psicológico e causando ansiedade para que sejam realizados. O problema é que esse nervosismo raramente ajuda na produtividade: perde-se o foco, realiza-se esforços excessivos e por vezes desnecessário e talvez as tarefas nem sejam cumpridas da forma correta. Uma mente calma é mais eficiente do que uma mente estressada, por isso, tente relaxar. Práticas como ioga e meditação são excelentes para aguçar a concentração, evitar a ansiedade e, por consequência, er mais foco.

O valor da simplicidade

Foco é simplicidade. Não se trata de ter centenas de ideias mirabolantes, mas escolher a certa e trabalhar para que ela seja alcançada. O excesso é inimigo da concentração, porque dispersa. Até mesmo o excesso de pensamentos. É claro que ninguém pode controlar o que sua mente vai criar, mas é possível treiná-la para que nem tudo exija atenção imediata. Existem momentos certos para divagar e perder-se em diferentes possibilidades, mas esses não devem tomar mais tempo do que o necessário para se realizar um trabalho bem feito.

Busque exemplos

Aquela pessoa a quem admiramos, nosso ídolo pessoal ou profissional ou até um colega que sempre consegue ser produtivo são excelentes exemplos de comportamento a se seguir. Observe como eles se comportam no dia a dia e não hesite em perguntar que maneiras eles encontram para se manterem tão focados. Então, adapte-as para o seu próprio cotidiano. Manter-se focado não é impossível, e exemplos práticos são a melhor forma de aprender isso!

O perigo de ser multitarefa

Quem começa muitas tarefas ao mesmo tempo, corre o risco de não conseguir terminar nenhuma delas satisfatoriamente. Além disso, você não estará realmente focado em nenhuma. Isso é prejudicial especialmente em atividades que exijam concentração, como durante uma leitura ou conversa. Dê sua atenção total a uma tarefa de cada vez antes de começar a próxima. Se preciso, faça pequenas pausas, mas se lembre de que elas são para descanso, não para se distrair com alguma outra coisa.

Organize-se

Tenha seus dias planejados com antecedência, dessa forma você consegue manter todas as suas atividades sob controle. E antes de começar a realizar algo, certifique-se de que você tenha tudo do que precisa a mão, para não ter que parar a toda hora e buscar mais materiais. Essa dica é valiosa para quem cozinha! Ter um ambiente de trabalho ou estudo organizado também ajuda a nos mantermos focados, já que tudo de que precisamos fica fácil de visualizar e encontrar.

Autocontrole

É preciso uma boa dose de determinação para se ter foco, já que situações mais imediatas do que nosso objetivo final podem facilmente roubar nossa atenção. Por isso, é preciso praticar o autocontrole para não cedermos a elas. Para conseguir isso, mantenha em mente seu objetivo final e o quanto é importante para você alcançá-lo. Divida suas tarefas em o que é urgente e o que pode levar mais tempo para ser feito, e não fuja dessa lista. Mas se lembre de que o estresse também é fonte de distração, por isso, não se esforce além das suas capacidades.

Seja objetivo

Em especial durante uma conversa ou outra situação social, podemos falar demais e perder o foco do que é realmente importante. Por isso, tente se ater a um tema de cada vez, falando da maneira mais clara e concisa possível. Isso vale tanto para reuniões de trabalho quanto para debates com amigos e parentes, claro, com suas diferenças. Mas quando se quer transmitir uma ideia, é algo necessário para não dispersar e fugir do tema.

Diga não

Aceitar desafios é uma ótima atividade para manter a mente afiada e ter disposição e energia. Porém, nem tudo proposto a você é necessariamente uma atividade na qual se valha a pena insistir. Tenha foco em suas verdadeiras prioridades e não tenha medo de recusar fazer algo que não seja necessário para você agora. Se comprometer com mais do que pode aguentar acaba lhe impedindo de completar tarefas realmente urgentes ou que sejam mais importantes para você.

Persista

A persistência é uma arma poderosa para alcançar o que se deseja. A energia inicial que se aplica na conquista de um objetivo não é tão importante quanto a força de continuar tentando. Quando se perde o foco, talvez seja o momento de parar, respirar, dar uma volta. Exigir demais de nós mesmos pode fazer mal. Essa pausa pode ser a diferença entre ter a energia de continuar tentando ou abandonar um projeto completamente. O importante é seguir em frente!

Deixe o perfeccionismo de lado

Fazer um trabalho bem feito não é sinônimo de perfeição. E a busca por esse alvo impossível pode te distrair do que realmente importa: terminar seus projetos. Você pode até elaborar mais numa tarefa, mas apenas se tiver certeza de que esses detalhes extras não estarão tirando o foco do trabalho principal. Dê o seu melhor e lembre-se de que mais importante do que ser perfeito é seguir em frente.

Tome decisões

As dúvidas são uma grande fonte de distrações. Na indecisão do que fazer, momentos preciosos são perdidos. E o tempo levado até se recuperar a concentração necessária para agir torna tudo ainda mais difícil. Por isso, antes de mais nada, é preciso ter foco nas decisões também! Assim que surgir uma questão para ser decidida, concentre-se nela e evite deixá-la para depois, ou o assunto pode ficar na mente e prejudicar todo o seu progresso durante o tempo em que a dúvida persistir.