Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

O que você deve saber quando sair da faculdade

Para nós, o falecimento de uma pessoa querida é sempre muito complicado. Saber que ela não estará mais ao nosso lado nos momentos bons e ruins da vida é algo difícil de compreender de imediato. Com a morte, vêm o luto e o sentimento de tristeza. Para amenizar essa dor, uma mensagem de luto pode ser bem-vida para dar forças e motivação àqueles que ficaram. Palavras não são suficientes para dar conta de tamanho sofrimento, mas uma mensagem de luto pode demonstrar um pouco do carinho e da admiração que se tinha pela pessoa que faleceu. Aqui, você pode escolher a mensagem de luto que vai amenizar a tristeza do coração.

Começando um novo ciclo

Entrar numa faculdade é um projeto de vida. Seja numa instituição pública ou numa particular, cada contexto demanda um esforço. São anos de muito estudo, livros, fotocópias, material digital, provas, trabalho de conclusão... Muita dedicação, mas também muitas incertezas ao longo do curso. E, quando você finalmente conclui a sua graduação, a expectativa é enorme. O que será que te aguarda nessa fase de transição da vida de graduando para a profissional? Listamos algumas coisas que você precisa saber para encarar a nova vida.

O que realmente aprendemos na faculdade?

Você agora é um profissional e merece ser remunerado

Sua faculdade foi um verdadeiro investimento de anos (entre livros, material didático, deslocamento, cursos de extensão etc). Apesar de não ter uma larga experiência prática, você se formou justamente para trabalhar na sua área. Não tenha pena ou medo de cobrar pelo seu trabalho. Você estudou para saber o que fazer.

Não saia desesperado por qualquer emprego

Conforme já dissemos, você acabou de se formar, depois de anos investindo em uma carreira. Não caia na tentação de se arriscar em qualquer trabalho só para ter uma carteira assinada. Ainda mais em época de grandes mudanças trabalhistas no país, é preciso pesquisar tudo sobre onde você irá trabalhar, como benefícios, ambiente de trabalho, legalidade da contratação e filosofia da empresa. Planeje-se e faça um bom estudo do mercado de trabalho. Se precisar, recorra à ajuda de um profissional especializado em carreiras.

Seja humilde

Essa dica vale para todos os trabalhadores, inclusive os que já estão no mercado há um bom tempo. Ser pedante não leva ninguém a lugar algum. Aprenda a ouvir. Sejam lições sobre seu trabalho, sejam críticas. Por mais que você tenha estudado muito para se tornar quem é, cada empresa tem suas regras e métodos e muito a lhe ensinar, especialmente na parte prática. Lembre-se de que o respeito (mútuo) é a chave para relações saudáveis.

Esteja preparado para a entrevista

Em primeiro lugar, pesquise sobre a empresa para não ser pego de surpresa com perguntas sobre o local onde você deseja trabalhar. Também pense na sua apresentação profissional, o que falar sobre você durante a “sabatina”. Se for ajudar, monte um roteiro antes, por escrito, ensaie a sua forma de falar (mas não como uma decoreba, pois você será conduzido por outra pessoa que também interferirá no andamento do seu raciocínio). Pesquise também sobre dinâmicas de grupo, tipos de abordagem e tudo que possa ajudá-lo a se sair bem durante a entrevista. Mas não busque uma fórmula, pois ainda vale a máxima de que o melhor de tudo é ser você mesmo. Apenas esteja informado e preparado para situações padrão.

Encha-se da amor com frases para quem viveu um romance de faculdade

Encontre seu diferencial

Você acabou de se formar junto com milhares de outros estudantes, muitos na sua área. E o que vai te destacar na multidão de currículos distribuídos nas empresas? Procure se especializar, adicionar cursos relevantes, vivências diversas, intercâmbios etc. Saiba vender o seu potencial, mas TENHA um potencial a vender, senão você estará fazendo propaganda enganosa dos seus atributos e isso é facilmente detectável pelo empregador.

Não espere somente os louros

Trabalho é esforço do início ao fim. É estar disposto a ouvir nãos também. E uma vez que você for contratado, é ralação, é viver a parte boa e aguentar a ruim. Nem sempre a vida profissional será agradável, fácil ou estimulante. Então, mãos à obra e bem-vindo ao mundo real. Esta será a sua vida por algumas décadas, então prepare-se para os percalços também. Não fique somente aguardando os louros da fama, pois você poderá se frustrar e desistir da carreira na primeira dificuldade.

É calouro? Descubra os melhores anos da sua vida!

Conheça o mercado

Avalie todas as áreas de seu interesse e pesquise sobre salários, empregabilidade, potenciais empregadores, cursos e dicas para se aprimorar. Procure a ajuda de pessoas que trabalham na área e peça para que elas lhe deem um parecer sincero (pois tem muita gente que tem o péssimo hábito de desencorajar os novatos). Pesquise vagas em sites especializados, preencha sua ficha em cada um deles e aproveite para procurar um padrão de informações requeridas nessas empresas para saber como preparar um currículo eficiente ou até mesmo abordar como tema durante uma entrevista, pois se uma agência especializada está pedindo determinada informação, as chances de uma empresa também solicitar isso de você são bem grandes.

Busque e desenvolva seu propósito

Já diziam os sábios: propósito é aquilo que tira a gente da cama todas as manhãs. Se você ainda não sabe qual é o seu, terá grandes dificuldades para encontrar um lugar no mundo, em especial no corporativo. Saiba reconhecer seus valores e tudo que lhe faça sentido. Você terá muito mais chances de crescer em uma empresa que tenha valores parecidos com os seus. Quando você descobrir o que te move, ficará fácil encontrar o caminho para o sucesso profissional, que não tem somente a ver com uma carreira sólida ou bem remunerada, mas também, principalmente, com aquilo que te realiza pessoalmente e te faz feliz.

Trace metas

Quem se planeja de forma eficiente tem menos chances de se frustrar ou abandonar um objetivo. Faça um plano de carreira, estabelecendo metas, objetivos, prazos e intenções. Se você souber onde está e para onde deseja ir, já terá uma chance maior de obter sucesso nos seus objetivos profissionais. Tudo isso pode ser feito, também, com a ajuda de profissionais experientes em carreiras. Mas, como em toda área, se você for usar o serviço, procure profissionais sérios, comprometidos e com expertise comprovada. Nada de cair na lábia de charlatães, pois isso pode fazer com que toda a sua carreira vá por água abaixo.

Seja persistente

Em tempos de muita concorrência, escassez na oferta de empregos e muitas arbitrariedades nas contratações, não temos nenhuma garantia de encontrar o emprego ideal de cara, ou mesmo fazer carreira em uma empresa. Essa escalada era muito natural décadas atrás, em que a pessoa evoluía de cargo até chegar ao nível de diretoria. Hoje em dia, além de ser mais difícil crescer em uma empresa, a mentalidade profissional não tem estado focada em almejar essa realidade. Mas você está numa luta – com a concorrência, com a realidade econômica do país, com a escassez de empregos e com você mesmo. Portanto, não se intimide. Uma porta se fechou, mas o mundo corporativo não é feito de uma porta apenas. Não desista. Persista sempre, busque feedback de quem resolveu não contratar você, pergunte onde faltou e o que pode melhorar. Essa atitude também pode ser vista com bons olhos e gerar uma possibilidade futura.

Descubra as coisas que a faculdade não te ensina