Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Estratégias de estudos para o ENEM

Você se prepara para uma entrevista de emprego? Ou então para uma festa que está marcada há um tempo? Assim como esses eventos, o ENEM é algo que precisa ser pensado com antecedência! Saiba como ir melhor nesta prova e reavalie qual a melhor maneira de estudar!

O que é o ENEM?

O ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio – é um importante meio de acesso a ser utilizado por aqueles que desejam ingressar num curso de nível superior no Brasil. Muitas universidades públicas e privadas em todo o país se utilizam dos resultados do ENEM para selecionar seus alunos, ou aproveitam sua pontuação para isso, compondo a nota final do aluno com a nota obtida no ENEM. Além disso, muitas universidades públicas que participam de convênio com universidades estrangeiras selecionam alunos para participação de projetos de internacionalização em duplo diploma, a partir da nota obtida no ENEM, que com isso se tornou o exame vestibular mais importante do país. Em 2018, mais de 5 milhões de estudantes se inscreveram para o ENEM.

O que é avaliado no ENEM?

Os conhecimentos exigidos na prova do ENEM são aqueles estudados nos três anos do Ensino Médio e são mais bem detalhados no Edital, que dispõe de diretrizes, procedimentos e prazos sobre o exame. Mas, de forma geral, as seguintes competências são necessárias ao candidato que deseja se sair bem na prova: dominar a norma culta da Língua Portuguesa; ser capaz de construir textos dissertativo-argumentativos, levando em conta conceitos de outras áreas do conhecimento, apresentar coerência nas argumentações que constrói; ter compreensão dos fenômenos naturais; ser capaz de propor soluções para os problemas sociais sem ferir os direitos humanos.

Veja dicas para o ENEM

Planeje seus horários de estudo

Para se preparar bem para o ENEM, organize seus horários de estudo em função do programa da prova que consta do edital, dedicando mais tempo àquelas disciplinas em que você apresenta mais dificuldade. Uma dica seria, todo dia, estudar por 1 hora as disciplinas mais difíceis para você, intercalando com 30 minutos de disciplinas mais fáceis, passando por todas elas. Por exemplo: 1 hora de Física; em seguida, 30 minutos de História; depois, 1 hora de Química; em seguida, 30 minutos de Sociologia. E assim por diante. Não se esqueça de selecionar bem os livros e outras fontes de consulta. Siga o planejamento de maneira disciplinada.

Estude em grupo

Mesmo que você faça um cursinho pré-vestibular, existem ótimos cursinhos populares oferecidos gratuitamente para quem não tem condições financeiras. É importante reservar momentos de estudos para que você faça exercícios, reveja conceitos etc. O estudo em grupo, desde que seja disciplinado, pode não apenas motivar a todos como permite a ajuda mútua.

Saiba que o ENEM não é o fim do mundo!

Resolva provas anteriores

Não é difícil encontrar as provas do ENEM de anos anteriores na internet, inclusive resolvidas e comentadas. Baixe os arquivos e tente resolvê-las. Caso tenha dificuldade com algumas questões, vale a pena ver a resolução, bem como os comentários que são feitos.

Treine para a redação

A redação tem um peso importante na nota final do ENEM, por isso é bom se preparar bem para ela. Antes de tudo, leia bastante para manter-se atualizado e conhecer as diferentes opiniões e argumentos sobre temas de grande importância social. Depois escreva textos de natureza dissertativo-argumentativa e peça para alguém ler e opinar. Anote os erros de português e estude os itens que recorrentemente você erra, por exemplo: concordância verbal e nominal, uso de crase etc.

Seja realista

Não adianta você se planejar para estudar dez horas por dia se você sabe que só consegue se concentrar por quatro horas. Nem diga a si mesmo que irá ler um livro por semana, se só consegue ler um por mês. Traçar planos longe da realidade aumenta a frustração e nos deixa ainda mais propensos a desistir e, no final das contas, não fazer nada. Seja realista sobre sua condição e vá melhorando aos poucos a partir do que já consegue hoje em dia.

Não deixe de viver

O ENEM é importante, e é preciso se dedicar bastante a ele, mas não pode ser a única coisa da sua vida. Não deixe de viver, sair com os amigos, ver filmes, fazer as coisas de que você gosta. Além de te deixar mais a par da realidade e da cultura contemporânea – conhecimento exigido pelo ENEM –, vai te ajudar a não desenvolver doenças como ansiedade ou pânico, que podem te atrapalhar, e muito, na prova.

Invista no seu futuro e foque nos estudos!