Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Como estudar na quarentena

Durante a pandemia da Covid-19 muitas escolas e faculdades foram forçadas a migrar suas atividades para a modalidade virtual, fazendo com que seus alunos tenham que estudar em casa. Apesar de trazer o estudo para o ambiente doméstico ter alguns pontos positivos, não dá para negar que é preciso se readaptar e redescobrir qual a melhor forma para dar andamento nos estudos. Se você está nessa situação e vem encontrando dificuldades para se adequar a essa nova realidade, veio ao lugar certo! Confira nossa seleção especial de mensagens com dicas e conselhos sobre como estudar na quarentena e dê aquela turbinada que a sua vida acadêmica tanto precisa!

continue lendo
Compartilhar

Responsabilidade

'Procure pensar de forma mais fria e assuma a responsabilidade por seus estudos. Agora, depende muito mais de você do que de qualquer outra pessoa. Então, mãos à obra!' -  Como estudar na quarentena

A quarentena em decorrência da Covid-19 trouxe uma nova realidade para as nossas vidas. E é bastante comum que fiquemos mais abalados e dispersos, por conta da ansiedade e medo do futuro, que parece mais incerto que o normal. Mas procure pensar de forma mais fria e assuma a responsabilidade por seus estudos. Agora, depende muito mais de você do que de qualquer outra pessoa. Então, mãos à obra!

Local apropriado

Antes, o espaço para estudar era a sala de aula, com horário e local bem definidos. Agora, com essa nova realidade, essa rotina passou a ser realizada na sua própria casa. Mas você precisa respeitar esse processo como se estivesse indo para a escola ou curso. Reserve um lugar silencioso, com boa iluminação e com espaço adequado para as suas ferramentas de estudo. Para as aulas online, o ideal é que seja um lugar confortável, mas que não faça você perder o estímulo.

As provas estão chegando? Descubra como estudar e esteja pronto!

Faça pausas

'Busque fazer pausas breves. Beba bastante água e alimente-se bem. Não se esqueça de alongar o corpo, levantar-se periodicamente para ativar a circulação, faça exercícios para os olhos. Dê um tempo para o seu corpo descansar dessa rotina.' - Como estudar na quarentena

Seja durante as aulas da escola, seja em estudos de aperfeiçoamento, busque fazer pausas breves. Beba bastante água e alimente-se bem. Não se esqueça de alongar o corpo, levantar-se periodicamente para ativar a circulação, faça exercícios para os olhos. Dê um tempo para o seu corpo descansar dessa rotina. Aproveite que está em casa para intercalar com alguma atividade doméstica rápida, mas sem perder o foco no estudo.

Playlist

Leia nossas dicas ouvindo músicas que ajudarão na sua concentração para os estudos.

Siga-nos no Spotify e acompanhe essa e outras playlists exclusivas.

Tocar

Internet é conhecimento

Internet não é só redes sociais e aplicativos de mensagens, não. Use a grande rede a seu favor! Neste período de quarentena, diversas instituições de ensino e entidades estão oferecendo cursos gratuitos — dos que podem enriquecer os estudos da escola aos que vão proporcionar aperfeiçoamento profissional. Organize seus interesses por tema, separe um tempo para fazer essa busca e boa sorte! Explore o Google, é para isso mesmo que ele existe!

Organize-se

'A rotina de estudos em casa precisa ser superorganizada. Ainda mais do que se você estivesse na escola ou em um curso, porque, estando em casa, você pode perder o foco com muito mais facilidade. ' - Como estudar na quarentena

A rotina de estudos em casa precisa ser superorganizada. Ainda mais do que se você estivesse na escola ou em um curso, porque, estando em casa, você pode perder o foco com muito mais facilidade. Então, além de estabelecer horário e local apropriados, é essencial organizar a rotina de estudo. Anote tudo em uma agenda ou planner, use e abuse das planilhas e dos aplicativos de gestão de tarefas. Organize-se!

Quem disse que férias e aprendizado não combinam? Saiba como conciliar descanso e estudo.

Tranquilidade

É difícil manter-se calmo diante das notícias ultimamente. Entretanto procure limpar sua mente, mantenha-se calmo, pois você precisará dessa tranquilidade para se concentrar nos estudos e nas tarefas escolares programadas para o dia. Lembre-se: a forma de estudar mudou, mas as obrigações continuam as mesmas. Então respire fundo, concentre-se e pense somente no que é preciso fazer.

 

Administre bem o seu tempo

'O relaxamento de ficar em casa pode nos levar à procrastinação. O resultado disso é que deixamos tudo para última hora, fazendo de qualquer jeito, sem critério e a devida dedicação.' - Como estudar na quarentena

O relaxamento de ficar em casa pode nos levar à procrastinação. O resultado disso é que deixamos tudo para última hora, fazendo de qualquer jeito, sem critério e a devida dedicação. Esse péssimo hábito resulta em acúmulo de trabalho, perda de foco e o famoso desespero perto do prazo final. Além disso, a falta de organização faz com que trabalhemos muito mais e com um péssimo rendimento. Aprenda a administrar bem o seu tempo.

Comece suas aulas da melhor maneira com estes conselhos!

Conecte-se

Não deixe de manter contato com os colegas da escola ou do curso. Nos horários em que não estiver estudando, procure manter um contato menos impessoal do que as mensagens de texto. Esqueça Direct, Messenger... chame os amigos para uma conversa — pode ser uma chamada de áudio ou vídeo. Ou mesmo por telefone — sim! Ele existe e persiste. Experimente essa nova antiga experiência.

Leve a sério

'Não subestime a quarentena. Estamos em isolamento, mas a vida continua seguindo. Não negligencie seu futuro!' - Como estudar na quarentena

Estar em casa não significa estar dispensado das obrigações de estudo. Leve a sério, pois essa é uma fase muito importante da sua vida. Se você está na escola, essa fase é crucial para as próximas etapas educacionais, como a faculdade. Se for um curso de aperfeiçoamento, ele pode lhe render uma promoção ou guinada na carreira. Então, não subestime a quarentena. Estamos em isolamento, mas a vida continua seguindo. Não negligencie seu futuro!

Melhore seu foco com nossas dicas!

Seja resiliente

A quarentena veio pôr em prática de verdade o conceito de resiliência. Estamos diante de uma nova realidade, que requer de nós adaptação e capacidades que não tínhamos grande necessidade de usar. Então, é hora de realmente sair da teoria e usar essa habilidade. Tire o melhor de tudo, mesmo quando a situação se mostrar adversa. Seja resiliente, seja persistente. Não desista. Vai passar. E quando passar, você estará preparado para novos desafios.

fechar