Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

O que fazer quando você não está indo bem em uma disciplina

Não importa se você está na escola ou na universidade, o fato é que todos os alunos possuem uma matéria que têm mais dificuldade para compreender, mas não podemos desistir. Para facilitar esse momento de aprendizado, reunimos 15 dicas valiosas de estudo que vão te ajudar a tirar 10 nas provas.

continue lendo
Compartilhar

1.Escreva!

Por mais que a leitura seja fundamental no processo de aprendizagem, não podemos nos contentar apenas com ela. É preciso também escrever bastante. Quando escrevemos, fica mais fácil de mantermos o conteúdo da disciplina em nossa mente.

2. E também escreva à mão

Com o avanço das tecnologias digitais, muitos acabam vendo na digitalização uma forma mais rápida de escrever. No entanto, muitos professores afirmam que escrever à mão é mais eficiente, pois ativa mais redes neurais, o que favorece o aprendizado.

3. Revise a matéria

É fundamental que o aluno revise a matéria aprendida. Se revisar no mesmo dia em que a aprendeu, melhor ainda. Isso fará com que seu cérebro entenda que aquilo é importante, memorizando-o.

4. Faça resumos

Outra forma de memorizar o conteúdo é realizando resumos. Há diversas formas de fazer um resumo. Algumas pessoas optam por esquemas imagéticos (com desenhos), já outras optam pelo uso de palavras-chave.

5. Estude em um lugar tranquilo

É fundamental que o local onde você vá estudar esteja organizado, mesmo que o restante ao redor esteja uma bagunça. Ter muitos objetos espalhados pode atrapalhar sua concentração.

6. Pergunte!

Use as aulas para tirar dúvidas. Muitos têm vergonha de perguntar ao professor durante as aulas, mas lembre-se que uma simples pergunta pode esclarecer muitas dúvidas que você possa ter em relação à disciplina.

 

7. Desligue os aparelhos eletrônicos

Deixar o celular ao seu lado durante os estudos pode atrapalhar sua atenção. Afinal, uma notificação de Facebook pode chamar a atenção de qualquer um. Por isso, é importante desligar os aparelhos (celular, televisão etc.) para que você possa focar apenas no conteúdo que estará estudando.

9. Peça ajuda a quem sabe

Outra maneira de entender melhor alguma disciplina é pedindo ajuda a algum amigo, parente ou conhecido que entenda bem seu conteúdo. É uma alternativa para quem procura uma aula particular, porém não tem condições de pagar por ela.

10. Faça testes práticos

Após ter lido tudo a respeito do conteúdo, realize testes práticos. Uma dica é procurar um banco de exercícios (existem vários disponíveis na internet, por exemplo) e responder diversas perguntas sobre o tema. Uma de suas vantagens é a variedade de formatos, pois há o formato múltipla escolha e o formato preencha a lacuna, entre outros.

12. Crie um ritual

Quando for estudar, crie um ritual. Pode ser tomar um copo de água, um café, fazer um alongamento, enfim, o que achar melhor. Isso fará com que seu cérebro entenda que é o momento de se concentrar.

13. Estude em grupo

Uma das vantagens de estudar em grupo é a troca de conhecimento entre todos ali presentes. No entanto, é fundamental cuidar para que vocês não se dispersem e acabem falando de assuntos aleatórios.

14. Durma bem

De nada será eficiente você estudar horas e horas por dia e acabar não descansando bem. Dormir bem ajuda seu cérebro a descansar e, quando isso não acontece, dificilmente conseguimos nos concentrar em algo.

15. Dê um tempo!

É isso mesmo. Saber o momento de parar de estudar e descansar seu cérebro contribui muito para aprender a disciplina. Quando descarregamos informações demais em nosso cérebro durante horas, acabamos nos cansando, e muitas dessas informações acabam não sendo fixadas. As pausas são fundamentais para recuperarmos nossas energias.

Lições de vida que a faculdade não nos ensina!

fechar