Na esmagadora maioria dos cursos de graduação, para concluir essa etapa e obter o tão sonhado diploma, é necessário elaborar (e ser aprovado, claro) um trabalho de conclusão, o famoso e temido TCC. Mas não precisa se desesperar, separamos 10 dicas que vão ajudar você nessa tarefa. Siga esses passos e depois é só correr para o abraço!
Informe-se sobre todas as regras da sua instituição de ensino. Geralmente existe um manual indicando todas as normas, condições e outras informações. Procure saber sobre formatos, tipos de TCC aceitos, normas técnicas a serem seguidas, prazos de cada etapa, proibições e permissões. Jamais inicie seu trabalho antes de se inteirar sobre todas as normas que vão reger o seu trabalho na sua faculdade. Isso pode poupar tempo gasto com correções e adequações resultantes de erros que poderiam ter sido evitados.
Esse é o passo essencial para que tudo dê certo com o seu TCC. Escolha um tema com o qual você se identifique e que seja relevante para a sua área. Ter afinidade já é uma grande vantagem, pois assim você se sentirá mais motivado a executar todas as etapas do processo. Ter um certo domínio também ajuda muito (mas ainda assim é necessário pesquisar bastante). Importante: por mais que seja óbvio, escolha um tema que tenha relação com sua área de estudo.
Faça o que você ama, e não o que paga mais
Você já está ciente das regras e já escolheu o tema. Agora é hora de colocar tudo em prática. É preciso se organizar para que cada etapa seja executada de forma eficiente. Estabeleça um cronograma preciso para cada fase, sempre de olho nos prazos da instituição. Concilie esse planejamento com o tempo que você tem disponível. Jamais trace metas irreais, que você não poderá cumprir. Além de prejudicar o prazo, isso pode se tornar um entrave na sua motivação para dar continuidade ao trabalho.
Depois que escolheu o tema e se organizou, é fundamental que você pesquise de forma intensiva. Ter afinidade com o tema também ajuda nesta etapa, pois você saberá melhor onde e como procurar referências. A internet é um ambiente fértil e, sabendo pesquisar, é possível, sim, encontrar material de qualidade e de fontes confiáveis. Mas não basta ficar no campo virtual, pesquise de todas as formas possíveis: livros, outros trabalhos acadêmicos, notícias e tudo que possa enriquecer e agregar ao seu trabalho.
Confira dicas para se tornar um empreendedor de sucesso
Hoje em dia a internet permite que tenhamos, a um simples clique, acesso a um infindável volume de informações. Há textos, tutoriais e vídeos sobre praticamente tudo na Web, basta “dar um Google” e voilà. Não caia na tentação de copiar conteúdos já existentes, ainda que sejam trechos avulsos. Primeiro porque você estará infringindo leis de direitos autorais (podendo até mesmo ser processado). E depois qual será a qualidade daquilo que você irá entregar? Um trabalho acadêmico não é um mero aglomerado textual. Sem falar que é fácil detectar cópias, até mesmo de partes de trabalhos.
Além do plágio, ainda existem as “terceirizações” de monografias. É mais comum do que se imagina. Muitos alunos recorrem a esse subterfúgio, seja pela praticidade, seja porque não querem se comprometer com todas as fases do trabalho. É um grande risco, pois você nunca vai saber de onde saiu o texto, qual a qualidade da informação e da grafia e a veracidade das fontes e referências usadas. Não deixe que outra pessoa faça o seu trabalho. Além de a elaboração do seu trabalho ser de sua exclusiva responsabilidade, na hora em que for apresentar o TCC, você poderá se complicar na hora das perguntas, já que não pesquisou o tema e nenhum dos dados apresentados.
Saiba como conciliar trabalho e estudo
Pode parecer irrelevante, mas um texto bem escrito e com correção gramatical faz toda a diferença. E a maioria das pessoas tem grande dificuldade para redigir textos sem erros ortográficos ou problemas estruturais (como concordância, regência, coesão e coerência). Se você não tem esse conhecimento, vale até contratar um profissional de revisão que também domine as regras da ABNT, caso sejam obrigatórias para o seu trabalho. Não é um gasto bobo, pelo contrário, é um investimento para entregar um trabalho finalizado e bem apresentável.
Se sua instituição permitir a realização do trabalho em grupo, tenha cuidado ao escolher quem vai acompanhá-lo nessa jornada. Ao longo dos anos convivendo com os colegas, já deu pra perceber quem se compromete e quem não está levando o curso a sério. Então escolha um colega que vá estar presente e ativo em todas as etapas. Além disso, busque alguém que possa preencher uma lacuna sua, ou seja, aquele aluno que seja bom em algo que você não domine (e vice-versa), assim vocês poderão dividir as tarefas de acordo com o domínio que cada tenha. Mas não se esqueça: procure alguém tão comprometido como você. E nada de escolher só pela amizade: o foco nessa parceria é pura e simplesmente o TCC.
Compartilhe dicas para se concentrar no tabalho
Até aqui todas as dicas se relacionaram com a execução do trabalho em si. Mas no caso de ser necessária a apresentação pessoal do trabalho, também é preciso estar bem preparado. Uma boa dica é ensaiar o que será dito (no caso de apresentação grupal, além do ensaio, seria bom estabelecer a parte que competirá a cada um na apresentação). Encare essa etapa com seriedade, como um processo profissional. Vale dizer que toda a preparação que você teve até aqui será de extrema contribuição (pesquisa extensa, domínio do tema, autoria no trabalho, busca por referências confiáveis). E não só na questão do conteúdo, como também psicologicamente. Eventos como esse costumam gerar ansiedade, então acalme-se. Saber que domina o conteúdo já é uma vantagem, portanto prepare-se e esteja afiado.
Agora você tem todas as informações necessárias para elaborar um TCC eficiente. Mas nada disso vai adiantar se você não se comprometer. Siga à risca todos os prazos e regras, seja responsável com as suas obrigações. Trata-se de um trabalho de toda a sua vida acadêmica e, dependendo do tipo de TCC, pode ser uma referência para outros estudantes, servindo até mesmo como fonte bibliográfica. Então, acima de tudo, concentre-se, comprometa-se e mãos à obra!