Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Como fazer uma boa redação

Não existe receita pronta para escrever, seja uma redação, carta, crônicas e etc, mas há sempre algumas dicas preciosas que ajudam muito no processo de criação de um texto.

continue lendo
Compartilhar

Quando terminar

Depois que sua redação estiver terminada, faça sua releitura. É comum encontrar problemas de concordância ou desvios da norma padrão da língua portuguesa. Nem sempre esses desvios irão importar, mas vale a pena conferir e alterar o que estiver em desacordo com a norma culta, dependendo da situação.

Para dissertações

Se você precisa escrever uma dissertação (formato comum na Fuvest e no Enem), atente-se para a seguinte estrutura: introdução, desenvolvimento e conclusão. O texto deve começar com uma tese a ser comprovada e debatida nos parágrafos seguintes. Depois disso, conclua o texto trazendo uma interpretação possível sobre o que foi apresentado.

Para qualquer redação

Independentemente da redação que você pretenda escrever, é importante lembrar, antes de tudo, que você precisa se informar sobre o tema escolhido. Se você for se basear em informações como dados e números, certifique-se de que eles são verídicos.

Para descrições

Se você precisa fazer um texto descritivo, lembre-se de ter um objeto de análise bem definido. O objeto pode ser uma pessoa ou até mesmo um animal, mas precisa ser algo passível de ser descrito por meio de adjetivos ou substantivos. Esse texto não precisa contar uma história, mas precisa ser coeso.

Para narrativas

Se você precisa escrever um texto narrativo, lembre-se de apresentar personagens em um espaço e em um tempo definidos. O tempo não precisa ser linear e o espaço não precisa ser real, mas é preciso ficar claro que a história tem começo, meio e fim em um contexto definido.

 

Para comentários

Alguns vestibulares têm inovado no formato de redação e estão pedindo para a pessoa candidata à vaga escrever uma redação em formato de comentário de Facebook. Nesse caso, é necessário produzir um texto sucinto, claro e objetivo.

Para caprichar no textão

Se o seu objetivo é produzir um textão para as suas redes sociais, sobre qualquer tema, o principal é coletar informações e fontes confiáveis para embasar sua opinião. Lembre-se de escrever de forma clara, objetiva e respeitosa com as outras pessoas, focando mais no seu argumento.

Para entrevistas de emprego

Se você precisar produzir uma redação em uma entrevista de emprego, lembre-se de seguir as instruções que são passadas. Escreva somente o que você realmente sabe sobre o assunto em questão, esclarecendo seus argumentos e defendendo-os, se necessário. Escreva com confiança.

fechar