Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Como estruturar sua redação

Esteja você na escola, na faculdade, prestando vestibular ou procurando emprego, provavelmente terá de escrever uma redação em breve. Essa atividade pode assustar, mas não é difícil escrever um texto de alta qualidade. Fique atento às dicas que preparamos para você e arrase!

continue lendo
Compartilhar

Treine, treine e treine

Ninguém nasce sabendo escrever e, mesmo depois que aprendemos, ninguém nasce com o dom de escrever super bem sem nenhum treinamento. Assim como um esporte ou como as exatas, a escrita também é uma questão de treinamento. Quanto mais você treina, mais conhecimento você acumula e mais você encontra seu próprio estilo de escrita. Não deixe de treinar. Escreva sobre tudo, cada dia um pouco, e na hora da sua redação, tudo sairá muito mais fácil.

De olho no português

A gramática muitas vezes nem é o que mais conta pontos em uma redação, mas é impossível dizer que ela não importa. Ninguém consegue ler com atenção um texto com muitos erros de gramática, por isso, lembre sempre que ela é importante, que pode abrir o seu leque de possibilidades e te ajudar muito na hora de escolher as palavras certas em sua argumentação.

Faça refletir

O intuito de toda boa redação é dar pano para um determinado assunto. Ninguém resolverá os problemas do mundo fazendo uma redação sobre isso, mas todo mundo é capaz de entrar na conversa e dar mais pontos a serem discutidos, ou pensados. Por isso, faça quem estiver lendo sua redação refletir, pensar mais uma vez e enxergar um ponto de vista que talvez ela nunca tenha percebido.

Envolva o leitor

Não importa se esse leitor é a sua professora de português, se é o avaliador do vestibular ou se é o seu futuro chefe numa busca por emprego. É necessário envolver as pessoas em sua redação, use palavras-chave para gerar identificação do leitor com o texto e, vez ou outra, é até permitido usar uma expressão coloquial para te deixar mais próximo de quem está lendo. Mesmo com cuidado, transforme sua redação em uma conversa com o leitor, assim ela fica muito mais fácil e interessante de ler.

Trace um caminho em sua cabeça

Se para você, na hora de fazer uma redação, é difícil lembrar quais quesitos você tem que seguir, trace uma rota em sua cabeça, e sempre que for falar sobre alguma coisa, ou escrever, siga essa rota. Na hora de fazer a redação, esse caminho estará tão fixo em sua cabeça que acabará saindo automaticamente.

Uma boa introdução é tudo

Na hora de fazer sua introdução, já pense no que você quer desenvolver na argumentação e introduza os assuntos brevemente, sem demorar muito em cada um deles. Depois, na hora em que você começar a argumentar, já saberá exatamente sobre o que falar.

 

Começo, meio e fim

Assim como o fluxo natural das coisas, sua redação também precisa ter começo, meio e fim. Introduza a pessoa no assunto e, sutilmente, leve-a à argumentação, é ali que você vai brilhar, não economize palavras e nem pensamentos, envolva a pessoa na argumentação e então a conduza à conclusão. Não se esqueça de fechar sua redação da melhor maneira possível, para deixar uma boa lembrança em quem ler.

Descubra quem é sua escrita

Lógico que instruções, dicas e ensinamentos sobre redação são fundamentais para o aprendizado, afinal, ninguém aprende sozinho. Mas é importante não focar apenas no que te ensinaram e ficar preso a um modelo pronto. Teste várias formas, vários estilos de escrita e encontre o seu. Não existe nada mais proprietário do que uma redação com a sua cara. Além de que ela fica muito mais interessante de ler e se transforma em algo só seu, e não algo igual ao que todo mundo entregará.

Uma boa argumentação é tudo

Trabalhe sua argumentação já no dia a dia, tente achar um bom motivo para tudo o que você diz, e uma forma de justificá-lo. Argumentar sobre tudo, mesmo que apenas em sua cabeça, ou em uma folha de papel só sua, é um ótimo exercício e já te deixará pronto na hora de encarar qualquer redação.

Foque no desfecho

Se a introdução estiver boa e a argumentação melhor ainda, quem estiver lendo sua redação esperará muito da conclusão. Não faça uma conclusão morna só para acabar logo, e não deixe todo o peso de sua redação por conta da argumentação central. Feche com chave de ouro, dê um gostinho de quero mais. Faça com que a pessoa que está lendo sua redação tenha vontade de ler outras coisas escritas por você.

Cada parágrafo tem um objetivo

Na redação, cada parágrafo tem um objetivo a ser cumprido. O primeiro é a introdução, faça com calma e tenha em mente o que você quer falar na argumentação. No segundo e no terceiro parágrafo, desenvolva o que você citou brevemente na introdução, tenha coerência e não enrole muito para não falar o que não deve. Já no último parágrafo vem a sua conclusão, ela tem como objetivo reforçar tudo o que você disse na argumentação e, se possível, fornecer uma solução para o problema apresentado.

Leia muito

Fazer uma boa redação depende de referências. Leia muito, sobre tudo, desde os assuntos que mais te interessam até aqueles que talvez você nunca nem tenha ouvido falar. Junte na sua bagagem pequenos conhecimentos, de tudo um pouco, pelo menos. Assim, na hora de sua redação, você saberá exatamente o que falar, não importa o tema.

fechar