Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia de Reis Magos

Todo ano, o Dia de Reis acontece no dia 6 de janeiro, mas você sabe toda a história que existe por trás dessa comemoração? Venha descobrir tudo sobre os Reis Magos, os sábios monges que prestigiaram o nascimento do menino Jesus.

continue lendo
Compartilhar

Quem foram os Reis Magos

Os Reis Magos, também conhecidos como Três Reis Magos, são sábios monges do oriente que, seguindo uma estrela – chamada Estrela-Guia ou Estrela de Belém –, que os levaria a um grande messias, encontraram o recém-nascido Menino Jesus e lhe ofereceram três famosos presentes: ouro, incenso e mirra.

Saiba mais sobre o Dia de Reis aqui

História resumida

Os três Reis Magos se chamavam Belchior (da Europa), Gaspar (da Ásia) e Baltazar (da África). Antes de realizarem sua peregrinação em busca do messias, foram chamados por Herodes, imperador romano, que pediu que voltassem com a informação sobre o paradeiro do recém-nascido. O objetivo o governante, como logo perceberam, era matar a criança. Os Magos visitaram o Menino Jesus, mas nunca voltaram a falar com Herodes.

O que se sabe

Popularmente, é contado que os Magos seriam três, e seus nomes seriam Belchior, Gaspar e Baltazar. Entretanto, na Bíblia, não se cita quantos eram – apenas que seria mais de um, pois são tratados no plural – e nem quais seriam seus nomes. Presume-se que sejam três por conta do número de presentes.

Passagem bíblica

A história dos Reis Magos encontra-se na Bíblia, em apenas uma passagem do Segundo Evangelho de São Mateus: “Depois de ouvirem o rei, eles seguiram o seu caminho, e a estrela que tinham visto no oriente foi adiante deles, até que finalmente parou sobre o lugar onde estava o menino. Quando tornaram a ver a estrela, encheram-se de júbilo. Ao entrarem na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram. Então abriram os seus tesouros e lhe deram presentes: ouro, incenso e mirra.” (Mateus 2, 9-11)

Leia também: História do nascimento de Jesus

O que diz São Beda

Apesar de só aparecer uma única vez na Bíblia, com tão poucos detalhes, a história dos Reis Magos fora melhor trabalhada por outros autores. Um deles foi São Beda, que disse: “Belchior era velho de setenta anos, de cabelos e barbas brancas, tendo partido de Ur, terra dos Caldeus. Gaspar era moço, de vinte anos, robusto e partira de uma distante região montanhosa, perto do Mar Cáspio. E Baltazar era mouro, de barba cerrada e com quarenta anos, partira do Golfo Pérsico, na Arábia Feliz”.

O Dia de Reis

O Dia de Reis comemora a chegada dos Reis Magos ao encontro do Menino Jesus. Ninguém sabe quando de fato isso ocorreu, mas se comemora no dia 6 de janeiro, duas semanas depois do nascimento de Cristo (25 de dezembro). É por conta dos Reis Magos que vem a tradição de trocar presentes no Natal.

Os presentes dos Magos

Os presentes dos Magos foram ouro, incenso e mirra, e eles têm significados bastante emblemáticos. O ouro (usado como oferenda aos deuses) representa a realeza, reconhecendo a liderança de Jesus. O incenso (usado em rituais de purificação) representa a espiritualidade de Cristo. E, por fim, a mirra (usada para embalsamar corpos) representa a imortalidade, ressaltando seu aspecto de messias e profeta.

 
fechar