Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Dia de São João Bosco

Considerado um dos Santos Sociais de Torino – grupo de religiosos e laicos que, entre os séculos XIX e XX, se dedicavam às atividades beneficentes e ações sociais em Torino, cidade que tanto necessitava de auxílio e educação aos jovens marginalizados –, São João Bosco é um verdadeiro exemplo de cristão. Dedicou seu sacerdócio a catequizar e acolher jovens, principalmente os mais necessitados. No dia 31/01, te convidamos a conhecer mais de sua história e se inspirar em seus atos para que estes se reflitam em suas ações. Considerado padroeiro dos jovens, Dom Bosco nos ensina que só o amor e a paciência podem levar à salvação!

Quem foi Dom Bosco?

No dia 31/01 celebramos o dia de São João Bosco, um santo italiano, Giovanni Melchiorre Bosco, que fundou a ordem salesiana e a congregação das Filhas de Maria Auxiliadora. Dom Bosco foi um importante sacerdote e pedagogo que investiu na educação de jovens e crianças e, por meio da educação, promoveu também a evangelização e resgatou inúmeros jovens, mesmo após sua morte, pois seu legado perpetuou seus ensinamentos.

Entenda o Dia de Todos os Santos

Auxiliador

Retrato de perfil de São João Bosco

A missão salesiana é fruto de São João Bosco, notório sacerdote que se dedicou a cuidar de jovens, especialmente daqueles que mais precisam de atenção e orientação. Inspiradas por ele, inúmeras ordens atuam com ações sociais de cuidado aos jovens. No dia 31/01 celebramos sua santidade e sua luz. Que neste dia possamos nos lembrar dos feitos de Dom Bosco e que sejamos influenciados para, assim como ele, possuir grande coração e compaixão. Amém!

Salesianos

No dia 31/01 celebramos o fundador da ordem salesiana, São João Bosco! A ordem recebeu esse nome em homenagem a São Francisco de Sales, conhecido por sua gentileza e doçura, que inspirou Dom Bosco em seu legado de amor e sabedoria. Até hoje a ordem age educando e catequizando jovens em todo o mundo! Vamos louvá-lo em sua memória: São João Bosco, rogai por nós.

Inspire-se com essas frases para a primeira eucaristia

Legado

Retrato preto e branco de São João Bosco

“Todo o ambiente salesiano deve ser para os jovens casa que acolhe, paróquia que evangeliza, escola que encaminha para a vida e pátio para se encontrarem como amigos e viverem com alegria.” Eis o desejo de São João Bosco ao fundar a ordem salesiana, no intuito de tutelar jovens para encontrar um caminho de luz em suas vidas. No dia 31/01 celebramos seu dia e seu maravilhoso legado deixado para a fé e para a educação.

Conselhos para a família

São João Bosco, celebrado no dia 31/01, deixou 10 conselhos aos pais para a educação de seus filhos. Segundo ele, não há como educar os jovens sem conquistá-los! Eis as orientações: 1. Valorize o seu filho; 2. Acredite no seu filho; 3. Ame e respeite o seu filho; 4. Elogie seu filho sempre que puder; 5. Compreenda seu filho; 6. Alegre-se com o seu filho; 7. Aproxime-se de seu filho; 8. Seja coerente com o seu filho; 9. Prevenir é melhor do que castigar o seu filho; 10. Reze com seu filho.

Descubra tudo sobre Santos

Educação presente

São João Bosco sentado ao lado de uma mesa com duas estátuas, uma de Jesus na cruz, e a outra de Maria com Jesus no colo.

Focado na educação e na fé, São João Bosco criou o “sistema preventivo”. Essa forma de educar tem 3 pilares: razão, religião e amor. De acordo com seu método, estar presente na vida do jovem e garantir amparo, proteção e orientação é a melhor forma de cativá-lo e educá-lo. No dia 31/01 celebramos seus ensinamentos e seu amor a todos os jovens e as crianças.

Sonhos

Desde sua infância, Dom Bosco sonhava com mensagens divinas que lhe apontavam seu caminho. Em seu primeiro sonho revelador, sonhou que intervinha em uma briga de meninos de rua e, ao perder a cabeça e querer agredi-los, Jesus lhe orientou a dialogar com eles com ternura e paciência. Virgem Maria, sendo sua tutora, lhe disse: “a seu tempo, compreenderá tudo”. No dia 31/01 celebramos o Dia de São João Bosco, santo iluminado.

Veja lindas imagens de santos

Inspiração

Retrato de São João Bosco

Dia 31/01 é dia de celebrar São João Bosco, importante catequista que se mostrou também amigo dos jovens. Dom Bosco foi o evangelizador e salvador de muitos jovens que, em situação de risco, caminhavam para uma vida de perdição e vícios. Ao exercer sua compaixão com perseverança, salvou inúmeros jovens e crianças. Oremos para que, iluminados pela sua graça, pratiquemos o bem.

Ação

Dom Bosco foi um grande exemplo de como praticar a fé e o amor ao próximo, principalmente cuidando das próximas gerações. Dia 31/01 é o dia de São João Bosco e nos inspiramos em seus ensinamentos. Vamos praticar ações de caridade e nos inspirarmos para sermos como ele: instrumentos de Deus a serviço dos demais.

Confira frases de santos

Missões

São João Bosco sentado, escrevendo em um papel, olhando para a câmera.

Graças a São João Bosco, celebrado no dia 31/01, diversas missões salesianas agem em todo o mundo. A família salesiana representa cerca de 30 grupos em todos os continentes. Só no Brasil, mais de 120 ações sociais e 10 escolas são orientadas por missionários salesianos, além das faculdades e das missões até aldeias indígenas.

Oração a Dom Bosco

No dia 31/01, dia de São João Bosco, oremos: “Pai e mestre da juventude, São João Bosco, que tanto trabalhastes pela salvação das almas, sê nosso guia em busca do bem e da salvação do próximo. Ajudai-nos a vencer as paixões com o respeito humano. Ensinai-nos a amar Jesus Sacramentado, Maria Santíssima Auxiliadora e o Papa, e obtende-nos de Deus uma santa morte, para que possamos um dia achar-nos juntos no Céu. Amém!”.

Conheça o Dia da Oração