Dia do Carteiro

Com seu tradicional uniforme azul e amarelo, o carteiro tem a missão de fazer com que as correspondências sejam entregues. Em 25 de janeiro comemora-se o Dia do Carteiro. Confira curiosidades, frases e mensagens que homenageiam os profissionais dos correios.

Cultivar a espera

Aline Barbosa (Relicário Urbano)

Eu era criança quando aprendi que através daqueles moços de blusas amarelas e calças azuis chegavam notícias de gente que morava longe.
Que quando eles chegavam com um envelope nas mãos, as pessoas se empolgavam, e ao ler o que ali estava contido ou elas sorriam ou choravam, sempre de emoção.
Percebi então que aquele universo me encantava e logo que aprendi a ler e escrever desejei enviar e receber cartas.
Muitas vezes era através do correio que enviava notícias inclusive para amiguinhas da escola, pois eu notava que as pessoas ficavam muito felizes quando era aquele moço que fazia a entrega do papel.
Na adolescência além dos cuidados com a letra, com as palavras, existia ainda o cuidado em deixar uma marca de batom, o beijo e um cheirinho gostoso… As cartinhas de amor!
Quantas vezes esperei pelo carteiro no portão da minha casa e sempre com aquela pergunta: Tem carta pra mim?
Veio toda a evolução, a correria, a urgência, a impossibilidade de espera e aos poucos aqueles moços só traziam as contas… Viraram conteiros.
O que se podia esperar então eram as contas de luz, telefone, internet, escola, cartão de crédito, enfim, a antecipação passou a ser a angústia de abrir aquele envelope!
Porém recentemente me empolguei de novo! Resgatei a alegria de enviar notícias e de recebê-las, não de uma forma mecânica e sem graça, mas de forma poética e gostosa, gentil e delicada.
Cultivar a espera. (...)
Aos poucos vieram as notícias. Carteiros emocionados na entrega, alguns desejando ficar com a embalagem, surpresos, sorridentes, enfim, experimentando a alegria de seus antepassados, sendo recebidos com sorrisos e levando com alegria o peso de caixas e envelopes que transportam e até hoje entregam de porta em porta.
E a cada notícia dos carteiros eu recebia de volta alegria… Gentileza que gerava gentileza!
Felizes somos nós que através do Elo7 resgatamos a delícia de esperar o carteiro no portão!

Comentários