Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia do Carteiro

Com seu tradicional uniforme azul e amarelo, o carteiro tem a missão de fazer com que as correspondências sejam entregues. Em 25 de janeiro comemora-se o Dia do Carteiro. Confira curiosidades, frases e mensagens que homenageiam os profissionais dos correios.

continue lendo
Compartilhar

Poema ao Carteiro

Ao amanhecer de cada dia
inicia-se uma nova missão,
para o nosso amigo carteiro
considerado um grande guerreiro
trabalhando por nossa população.

Parabéns a todos os carteiros
pela passagem desse seu dia,
pois mesmo com as dificuldades
encontradas por toda a cidade
trabalham sempre com alegria.

Faço agora o nosso reconhecimento
como uma forma de agradecimento
por esse trabalho tão fundamental

...que faz do carteiro um grande amigo
que por nós jamais será esquecido
por ser também, um grande profissional!

Obrigado!

Senhor Carteiro,

Obrigado por ser tão profissional. Sem saber você já levou meu coração em muitas cartas, e já trouxe muito amor dentro de muito envelopes.

Aplausos!

Aplausos para os mais de 60 mil homens e mulheres que atuam na função, pelos Correios, em todos os municípios brasileiros, entregando aproximadamente 40 milhões de objetos diariamente. Feliz Dia do Carteiro!

O carteiro

Aristides Ferreira Netto

Sou carteiro responsável,
E disso sempre me orgulho.
Cumpro minha obrigação,
Sem fazer muito barulho!

A tarefa que me cabe,
Que faço sem discutir...
É receber um malote,
E logo distribuir.

Levo mensagens de amor,
De alegria e de prazer.
E quanta mensagem triste
Eu entrego sem saber!

Mas minha missão é nobre,
Porque une os corações,
Com palavras de conforto,
E de felicitações!

E quando chega o natal,
Levo a história de Jesus,
Escrita em lindos cartões,
Brilhantes como uma luz!

É tão linda aquela história,
Que causa grande emoção.
Quisera eu tê-la escrito,
No fundo do coração.

Cartas

O carteiro leva mensagens de amor, de alegria e de prazer, e quanta mensagem triste ele entrega sem saber!

 

A Canção do Carteiro

Luiz Gonzaga

Eu sou um pobre carteiro
Mas gosto da profissão
Pois trabalho o dia inteiro
Assobiando esta canção

O meu trabalho é honesto
Mesmo sem ser o melhor
Se para isso me presto
É que há coisa bem pior
Não sou tão sacrificado
E agradeço ao bom Deus
Por haver me amparado
Protegendo a mim e aos meus

Levo cartas com poesia
Felizes cartas de amor
Também cartas de ironia
De luto e dissabor
E assim eu vou vivendo
Nesta minha profissão
Minhas mágoas esquecendo
Assobiando a canção.

Papel importante

Atualmente, os Correios têm cerca de 60 mil carteiros que entregam de 35 milhões de objetos por dia. Os carteiros ainda são os principais agentes do processo de distribuição de cartas e encomendas e responsáveis pela difusão de importantes campanhas governamentais de conscientização da população: combate à dengue, aleitamento materno, doação de sangue e de medula óssea, entre outras, lembra a direção da estatal.

Cultivar a espera

Aline Barbosa (Relicário Urbano)

Eu era criança quando aprendi que através daqueles moços de blusas amarelas e calças azuis chegavam notícias de gente que morava longe.
Que quando eles chegavam com um envelope nas mãos, as pessoas se empolgavam, e ao ler o que ali estava contido ou elas sorriam ou choravam, sempre de emoção.
Percebi então que aquele universo me encantava e logo que aprendi a ler e escrever desejei enviar e receber cartas.
Muitas vezes era através do correio que enviava notícias inclusive para amiguinhas da escola, pois eu notava que as pessoas ficavam muito felizes quando era aquele moço que fazia a entrega do papel.
Na adolescência além dos cuidados com a letra, com as palavras, existia ainda o cuidado em deixar uma marca de batom, o beijo e um cheirinho gostoso… As cartinhas de amor!
Quantas vezes esperei pelo carteiro no portão da minha casa e sempre com aquela pergunta: Tem carta pra mim?
Veio toda a evolução, a correria, a urgência, a impossibilidade de espera e aos poucos aqueles moços só traziam as contas… Viraram conteiros.
O que se podia esperar então eram as contas de luz, telefone, internet, escola, cartão de crédito, enfim, a antecipação passou a ser a angústia de abrir aquele envelope!
Porém recentemente me empolguei de novo! Resgatei a alegria de enviar notícias e de recebê-las, não de uma forma mecânica e sem graça, mas de forma poética e gostosa, gentil e delicada.
Cultivar a espera. (...)
Aos poucos vieram as notícias. Carteiros emocionados na entrega, alguns desejando ficar com a embalagem, surpresos, sorridentes, enfim, experimentando a alegria de seus antepassados, sendo recebidos com sorrisos e levando com alegria o peso de caixas e envelopes que transportam e até hoje entregam de porta em porta.
E a cada notícia dos carteiros eu recebia de volta alegria… Gentileza que gerava gentileza!
Felizes somos nós que através do Elo7 resgatamos a delícia de esperar o carteiro no portão!

Curiosidades

Chova ou faça sol, andando a pé ou utilizando veículos, o carteiro é o responsável pela entrega de objetos postais como cartas, telegramas, malotes e encomendas expressas.

Funcionários da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), eles ainda são responsáveis pela triagem, separação, classificação, registro e distribuição de correspondência e objetos postais. A triagem é feita nos centros de distribuição domiciliária ou então nas agências de correios. Carteiros titulares, posição conquistada por bom desempenho, freqüência e bom rendimento, são responsáveis por determinado distrito, que compreende certas ruas dentro do bairro. ou uma área definida na zona rural. Para fazer a separação por setor, que engloba diversos distritos, é necessário conhecer bem ruas e endereços de onde trabalha.

A partir da promulgação da Constituição de 1988, as mulheres passaram a ter acesso ao cargo de carteiro, antes restrito aos homens. Hoje, cerca de 10 % dos carteiros pertence ao sexo feminino.

fechar