Entender que cada um de nós tem uma forma de pensar, é o primeiro passo para vivermos em mundo melhor e mais harmonioso. É extremamente saudável trabalharmos a nossa fé em algo que realmente acreditamos, pois nos traz esperança nos momentos difíceis e nos faz sentir melhor na busca das nossas metas e objetivos. E a empatia que deve existir entre as pessoas é primordial para que ocorra um respeito nas diferenças de crenças que habitam onde convivemos, afinal, todos somos livres. Com esse intuito foi criado o Dia da Liberdade de Cultos, uma data que preza para que as pessoas possam expressar a sua fé. Conheça mais sobre o assunto a seguir:
Você sabe o que é Dia de Liberdade de Cultos? A data comemorada anualmente em 7 de janeiro no Brasil, celebra a liberdade que todos os brasileiros têm de exercer suas crenças de modo livre, sem qualquer tipo de perseguição ou ameaça religiosa. Esta é uma data muito importante pois conscientiza sobre o combate à intolerância entre os mais diversos tipos de religião.
O Dia de Liberdade de Cultos, comemorado anualmente em 7 de janeiro, foi escolhido em homenagem à primeira lei criada no Brasil sobre a liberdade de cultos. Em 7 de janeiro de 1890, o então Ministro da Agricultura, Demétrio Ribeiro, criou um projeto de lei que dizia que “qualquer pessoa era livre para cultuar sua religião”. Mas somente em 1946, o escritor e deputado federal, Jorge Amado, propôs um artigo para a Constituição que reafirmava a importância da liberdade religiosa no país.
Escolher uma religião para seguir não significa que todas as outras são erradas. Por isso respeito é fundamental. 7 de janeiro, Dia da Liberdade de Cultos.
Talvez você não saiba, mas em todo o mundo existem mais de 245 milhões de cristãos perseguidos, segundo dados da Missão Portas Abertas (uma missão que luta para que cristãos tenham direto de liberdade religiosa). As perseguições acontecem em países como, por exemplo, na China, Coreia do Norte e Arábia Saudita. Já no Brasil, estado laico, existe o Dia de Liberdade de Cultos, uma data criada especialmente para combater a intolerância religiosa no país.
Hoje, 7 de janeiro, é um dia muito especial pois comemora-se o Dia da Liberdade de Cultos! Esta data simboliza a liberdade que todo cidadão brasileiro, ou que mora no país, de exercer a sua liberdade religiosa. Esta liberdade é assegurada pela Constituição Federal há décadas, onde diz que “é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias”.
7 de janeiro, Dia da Liberdade de Cultos. Para alguns é um dia qualquer, para outros, símbolo de luta e resistência para que consigam seguir suas crenças sem sofrer represálias e preconceito.
Meu desejo para esse 7 de janeiro, Dia da Liberdade de Cultos, é que cada um possa ser feliz com a sua religião sem atrapalhar a crença dos outros. Respeito e empatia são fundamentais!
A liberdade de cultos no Brasil é fundamental para que todos os cidadãos tenham um convívio social pacífico, além de garantir respeito, integridade e tolerância entre as mais diferentes crenças e costumes. A data comemorada em 7 de janeiro, anualmente tem o intuito de reforçar na cabeça de todos os brasileiros a liberdade de escolha religiosa assegurada pela Constituição. Apesar de muitos ainda não terem conhecimento deste dia, é importante comemorá-lo e divulgá-lo para que cada vez mais pessoas saibam deste dia.
O Dia de Liberdade de Cultos, comemorado anualmente em 7 de janeiro no Brasil precisa ser comemorado com barulho. No nosso país somos livres para escolhermos nossas crenças e religião e exercê-las em qualquer lugar. Podemos exercê-las nas ruas, nas redes sociais, dentro de espaços religiosos e até em lugares públicos. Nosso país é privilegiado por nos assegurar este direito, enquanto dezenas de países o proíbem. Vamos comemorar esta data com barulho!
Seja você espírita, católico, judeu, evangélico, umbandista, budista, islâmico, hindu ou xamanista, deverás ser respeitado e não sofrer discriminação pela religião que escolheu seguir. 7 de janeiro, Dia da Liberdade de Cultos.
Se todos seguissem uma mesma crença, o mundo não seria tão plural e não haveriam tantos questionamentos sobre o sentido das religiões. Portanto, aceitar as outras religiões é importante para que entendamos mais sobre nós mesmos. 7 de janeiro, Dia da Liberdade de Cultos.
Mesmo com tantas culturas, misturas e influências, o Brasil ainda precisa melhorar muito no quesito tolerância religiosa. Que nesse 7 de janeiro, Dia da Liberdade de Cultos, todos nós possamos ser mais conscientes sobre as outras crenças.
Se você reza terço, vai ao culto, toma passe, faz oferendas, jejuns, acende velas ou canta músicas, isso não deveria importar a ninguém além de você mesmo(a). Por isso que o 7 de janeiro, Dia da Liberdade de Cultos, é tão importante para todos os brasileiros.
O Brasil é um estado laico, segundo a Constituição Federal de 1988. É considerado um país multicultural, rico na diversidade de crenças e doutrinas religiosas que enriquecem a sociedade brasileira. É direito do brasileiro escolher a sua religião e ser respeitado por sua escolha, como diz na Constituição: “ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política”. O Dia de Liberdade de Cultos, comemorado em 7 de janeiro, é importante pois reforça o combate à intolerância religiosa.
Se você respeita as outras religiões, por mais que não concorde, ajude outras pessoas que estão à sua volta a terem a mesma perspectiva. 7 de janeiro, Dia da Liberdade de Cultos.
Que hoje, 7 de janeiro, Dia da Liberdade de Cultos, e sempre, todos os brasileiros tenham em mente de que religião é mais do que crença: é a cultura de um povo.
Celebre o dia de hoje, pois muita gente gostaria de comemorar em seu lugar mas não pode. Celebre com todo seu coração o Dia de Liberdade de Cultos, comemorado anualmente em 7 de janeiro no Brasil, pois muita gente luta incansavelmente por esta data e direito, mas não conseguem vitória. Valorize a sua liberdade religiosa, pois muitos gostariam de tê-la!
Hoje, 7 de janeiro, Dia da Liberdade de Cultos, não é dia de comemorar, mas sim de refletir sobre a importância da data e de compreendermos e respeitarmos a existência de todas as religiões.
Lembre-se de respeitar a religião alheia sempre, mesmo que não concorde. Busque também estudar e evitar falar informação falsas ou estereotipadas. Às vezes o preconceito surge disfarçadamente, então pesquisar e obter conhecimento é sempre o melhor caminho. 7 de janeiro, Dia da Liberdade de Cultos.
Em muitos países não existe liberdade de cultos, justamente porque várias religiões são proibidas. Por exemplo, na Coreia do Norte não se pode praticar o cristianismo. Se alguém deseja praticar a religião, precisa ser em segredo para não sofrer punições. No Oriente Médio e África, constantemente acontecem ataques e repressões pelo alto índice de ausência de liberdade religiosa. Contudo, o Brasil tem o Dia de Liberdade de Cultos assegurado por lei, e é comemorado anualmente em 7 de janeiro. Por isso, valorize a data e ajude a divulgá-la para combater a intolerância religiosa.
Mesmo com a liberdade de cultos que todo brasileiro tem, muitas religiões ainda sofrem preconceitos e seus fiéis chegam a ser perseguidos, atacados verbalmente e até mesmo agredidos pelas escolhas religiosas que fazem. A liberdade de cultos significa um avanço humanitário. Entretanto, o respeito entre toda e qualquer religião precisa ser exercido de fato. O Dia de Liberdade de Cultos, comemorado em 7 de janeiro, é uma data criada para conscientizar os cidadãos sobre o fim da intolerância religiosa.