Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia do Maquinista

Há mais de um século os maquinistas têm um papel importante no transporte do Brasil. O transporte ferroviário é mais econômico, ecológico, limpo, seguro e ágil. Vamos exaltar essa profissão e sua importância no dia 20/10, dia do Maquinista! A data, sancionada pela ex presidenta Dilma Roussef, busca enaltecer a profissão que se iniciou em 1854, na linha ferroviária de Mauá, e marcou a história e o desenvolvimento de nosso país por meio do transporte de produtos e pessoas. Essa profissão em que mulheres e homens atuam merece ser reconhecida e exaltada. Conhece alguém que trabalha na área? Parabenize-o!

continue lendo
Compartilhar

O Dia, em São Paulo

O Dia do Maquinista (20/10), também conhecido como Dia do Maquinista Ferroviário, já havia sido oficializado em São Paulo 10 anos antes de ser sancionado pela Presidência da República – em 9 de janeiro de 2002, a Lei 11.048 já instituía a data no estado.

Escolha da data

20/10 foi escolhido como o Dia do Maquinista em homenagem à fundação da Associação dos Maquinistas e Ferroviários de São Paulo (AMAFER), inaugurada em 20 de outubro de 1907.

Não confundir

20 de outubro é o Dia do Maquinista Ferroviário. Não confunda com o Dia do Ferroviário (celebrado em 30/04). A diferença é que em outubro homenageamos especialmente os profissionais que, há mais de um século, têm a missão de conduzir um transporte ferroviário (e que, por acaso, podem celebrar os dois dias).

O transporte ferroviário no Brasil

Entre o fim do século 19 e meados do século 20, eram as ferrovias brasileiras as principais vias de escoamento da produção agrícola brasileira. O principal produto transportado era o café. Com o tempo, a malha ferroviária foi sendo substituída pelas rodovias. No Dia do Maquinista (20/10), vamos homenagear esses trabalhadores que ajudaram a construir a história do país e até hoje fazem o Brasil circular.

Estrada de Ferro Mauá

Em 1854 foi inaugurada a primeira ferrovia do Brasil: a Estrada de Ferro Mauá (ou Petrópolis), localizada no município de Magé (RJ), que foi idealizada e construída pelo pioneiro Irineu Evangelista de Souza, que na mesma data recebeu o título de Barão de Mauá. Que no Dia do Maquinista (20/10) comemoremos também a história da ferrovia.

“Baroneza”

Baroneza foi a locomotiva pioneira que percorreu 23 minutos o trecho de 14,5 km da Estrada de Ferro Barão de Mauá. Um grande feito que marca a história da ferrovia no Brasil, juntamente à história das mulheres e dos homens que a conduzem há mais de um século. Neste Dia do Maquinista (20/10), parabéns a esses profissionais!

 

Malha ferroviária

Em 1889 o país contava com aproximadamente 10 mil quilômetros de ferrovias construídas. Era um tempo de expansão e a maior delas se deu no estado de São Paulo, que chegou a ter 18 ferrovias. Mas o investimento em ferrovias não foi crescente, visto que atualmente o Brasil não conta com uma malha ferroviária considerável. Infelizmente, porque seria um transporte de enorme contribuição logística para o Brasil, tendo em vista a sua imensa dimensão territorial. Bom seria comemorar um Dia do Maquinista (20/10) com uma nova expansão ferroviária.

A profissão

Ser maquinista requer não só treinamento específico, como também muita concentração e autocontrole. É o maquinista o grande responsável pela parada dos trens nas estações, bem como pelo controle das condições da viagem e pelo ambiente no interior dos vagões. Agora que você conhece a importância dele, parabenize-o pelo Dia do Maquinista (20/10).

Como demonstrar apoio ao Outubro Rosa

A você, maquinista

A você, maquinista, profissional que conduz uma composição ferroviária, seja de suprimentos, seja de pessoas para percurso casa-trabalho-casa, cortando a cidade numa via sem desvios, ficam os parabéns e a nossa homenagem pelo seu dia, o Dia do Maquinista, celebrado todo ano em 20 de outubro.

Mulheres maquinistas

Assim como entre os motoristas de ônibus, também podemos encontrar diversas mulheres que atuam como maquinistas. Tudo graças às pioneiras que abriram o caminho para a mulher ocupar mais uma função. Portanto, neste Dia do Maquinista (20/10), não se esqueça de parabenizar uma mulher que pilota trens, provando, mais uma vez, a força feminina.

Se você conhece

Se você tem um amigo ou amiga que seja maquinista, neste Dia do Maquinista (20/10), o(a) parabenize, celebre e diga a ela ou a ele o quanto é importante para o país e para os passageiros. Aproveite para homenagear mais um dia dedicado a trabalhadores tão essenciais!

Transporte ecológico

O transporte ferroviário é o meio mais ecológico que existe. Além de transportar uma quantidade bem maior de pessoas e carga (podendo tirar das ruas muitos caminhões, carros e ônibus), a construção de estradas de ferro e a poluição proveniente dos trens, em comparação com os rodoviários, é bem menor. Ta aí mais um motivo para celebrar o Dia do Maquinista (20/10), pois ele também é parte dessa vantagem.

O tamanho do Brasil

O Brasil é um país de dimensões continentais, de grandes distâncias entre produto e consumidor final. A ferrovia seria uma grande solução, tanto para a segurança como para a preservação da carga. Seria uma ótima saída para o transporte de cargas. Que possamos um dia comemorar o Dia do Maquinista (20/10) com mais essa conquista. Sonhar não custa nada!

Mais empregos

Pensar numa expansão da malha ferroviária não só seria uma saída ecológica e logística para o país, como também geraria muito mais vagas de emprego – de forma direta e indireta. Haveria mais oportunidades para diversos profissionais, entre eles os que pilotam as composições. Seria maravilhoso celebrar novas oportunidades de emprego no Dia do Maquinista (20/10).

Sou maquinista

Sinto muito orgulho de ser maquinista, de trabalhar guiando e pilotando um trem, levando pessoas de um lugar para outro – da casa para o trabalho e vice-versa, ou para qualquer outro lugar. Algumas delas já considero como se fossem da minha família e viajam com segurança sob a minha responsabilidade. No Dia do Maquinista (20/10) eu celebro não só meu dia, como também tudo o que a minha profissão me proporcionou.

12 mensagens para comemorar o Dia do Engenheiro Agrônomo

fechar