Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Dia dos Finados no México

Venha saber mais sobre essa data que é comemorada de maneira tão bonita, em homenagem aos nossos antepassados! Confira!

"Día de Los Muertos"

"Dia dos Mortos"

Se pra gente o dia de finados acontece de maneira chuvosa, fria e triste, os mexicanos preferiram fazer diferente!
Muito colorido, cheio de alegria e até um pouco irônica, a festa de finados é tratada como um dia especial, para homenagear nossos antepassados e nos manter mais próximos deles, de maneira amigável e saudosista!
Conheça um pouco mais sobre essa festa incrível e todas as suas tradições e significados!

Decoração

A decoração é feita com muito boas energias e é representada com humor.
As pessoas utilizam de açúcar, lata, madeira, papel, argila e ossos para confeccionar coisas como esqueletos e representar a morte.
Utilizando sempre muitas cores e muitos enfeites!
Alguns são fabricados especialmente para a data, outros são vendidos durante o ano todo.

Ritual

Em algumas regiões, há um ritual em que as famílias retiram os mortos de suas sepulturas (quando há somente os ossos) e fazem a limpeza.

400 pétalas

Durante a preparação que antecede a data, as pessoas costumam fazer a colheita de uma flor chamada Cempasuchil. Esta flor, com tom de laranja vivo, são tradicionais na festa, por florescerem apenas nessa época, além de serem utilizadas como a típica flor de luto, dos maias.
Ela é também conhecida, como "a Flor de 400 pétalas", por representar o sol que ilumina os mortos!

Caveirinhas de açúcar

As caveirinhas de açúcar são muito famosas no México.
Além de serem utilizadas nessa data, onde colocam-se os nomes dos mortos e os homenageiam, em escolas e locais de reuniões de amigos, dando à alguém, uma caveira com o nome da pessoa escrito, como quem diz "estou te presenteando com isso. Esta caveira é você, portanto não tema a morte!"

A reunião do cemitério

Todos se juntam para ceiar nos cemitérios!
Em confraternização e muita alegria, as pessoas se alimentam das comidas típicas e de todo o amor que há na intenção e no coração de cada um!

O dia

Segundo a lenda, nos dias 1 e 2 de novembro, os mortos têm a permissão para vir à Terra e visitar seus entes queridos.
Por esse motivo, é que são preparadas algumas festividades, para que eles possam se sentir bem-vindos.
Dentre elas, a família prepara as comidas preferidas dos entes falecidos, enfeitam suas casas para que fiquem bonitas, com flores, incensos e velas!

As iniciações funcionam assim: do meio-dia de 31 de outubro ao meio-dia de 01 de novembro, comemora-se a chegada do que eles chamam de "angelitos", que seriam as almas das crianças que se foram jovens.
As velas e os altares desse dia são brancas.
Do meio-dia de 01 de novembro até o meio-dia, do dia 02 de novembro, celebra-se a vinda das almas dos jovens e adultos que já se foram.
Neste dia, as velas são todas coloridas, para homenagear a todos!

Troféus

Na era pré-hispânica era comum decorar as sepulturas dos mortos e a prática de conservar seus crânios como troféus, para depois mostrá-los durante os rituais que celebravam a morte e o renascimento.

Os alimentos

Entre os alimentos que as pessoas fazem para esta noite, estão o "Pan de Muerto" que sempre é utilizado, um chocolate em forma de caveira, e ainda o Mezcal que é uma bebida alcoólica super forte, interessante até para espantar o frio!
A ideia é de que estão recebendo um anfitrião, ou seja, este deve ser bem servido!
Além disso, acredita-se que as almas apenas absorvam as essências dos alimentos, mas quem os come de fato, são as pessoas que estão na festa!

Antigamente

Antigamente nas pequenas cidades do México, as pessoas tinham o hábito de enterrar seus familiares embaixo de suas casas, na intenção de fazer com que independente de para onde fossem suas almas, permanecessem fazendo parte da família.
Hoje em dia, como esse tipo de coisa não acontece mais, nesta data as pessoas fazem reuniões familiares em cemitérios, para comemorar!

Carnaval

Alguns chamam esta festa de "Carnaval dos Mortos", pois além das festividades, na rua, há bloquinhos de passeata, como se faz no carnaval!

A famosa Katrina

Quem é ela?
Pois bem, esta moça formosa que aparece em forma de caveira por todos os lugares e anda se popularizou entre as tatuagens aqui no Brasil.
Ela representa uma senhora cheia de pompa e postura, que na realidade significa que após a morte, todos somos iguais.
Não há diferenças entre ninguém. E daqui, não se leva nada!