Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dicas de como lidar com uma pessoa ansiosa

Uma pessoa ansiosa é um pouco diferente das outras. Esse sentimento, muitas vezes pode ser angustiante e prejudicar a pessoa no cotidiano. Mas como lidar com alguém que tem problemas com a ansiedade?

continue lendo
Compartilhar

Uma pessoa ansiosa sabe que o é

A grande e esmagadora maioria das pessoas que sofre com ansiedade sabe do problema que a aflige e já tentou de alguma forma lidar positivamente com ele. Tentar ajudar falando para se acalmar não é em verdade um auxílio que cumpre seu papel, uma vez que o outro tem consciência dos acontecimentos.

A ansiedade pode trazer consequências desagradáveis

A ansiedade pode paralisar muitos planos, sendo que vários ficam apenas na mente ou papel. O medo breca de determinada maneira que, após a crise, o que fica é a culpa. As pessoas ao redor precisam usar de sensibilidade para ajudar e compreender esse problema que foge ao controle do afetado.

Não ache que é um problema simples

Aqueles que tratam o transtorno de ansiedade como uma frescura, ou fraqueza, não conseguem vislumbrar o mínimo do sentimento desesperador pelo qual os que sofrem passam. Trata-se de uma questão que, em grande parte das vezes, precisa ser apreciada por profissionais qualificados, pois sozinha a pessoa não tem forças.

Compreenda que o fácil nem sempre é uma regra

Quando uma pessoa descreve os sintomas de uma crise de ansiedade para um leigo, ele pode achar que se trata de algo muito simples e de solução rápida, mas infelizmente se encontra absurdamente enganado. O controle da ansiedade, com facilidade, foge às mãos do sofredor e justamente por isso ele precisa de auxílio sensível e sincero.

Procure o auxílio de um profissional

Quando a ansiedade foge ao controle da própria pessoa, e também daqueles que tentam ajudá-la, torna-se então impreterível que seja buscado auxílio profissional para atuar diretamente sobre o caso.

 

A ansiedade não é uma questão de escolha

Uma pessoa que sofre com a ansiedade descontrolada definitivamente não optou por ter esses problemas. Não é uma questão de escolha e pode atrapalhar vários aspectos da vida de uma pessoa afetada por esse transtorno. Portanto, tenha isso em mente quando tratar com uma pessoa ansiosa e trate de respeitar, devidamente, seus sentimentos.

Ansiosos ficam 24 horas por dia atentos a tudo que acontece

As pessoas ansiosas têm muita dificuldade de se desligar do que acontece ao redor, procurando todos os defeitos e problemas que possam surgir das mais diversas situações, algo impossível de conceber para quem não passa por esse problema. É preciso procurar algo que faça desligar e ter uma prática diária para que aos poucos o problema possa ser controlado.

Ajude a lidar com a incerteza

A ansiedade traz junto consigo muitos medos e com eles as incertezas. Por mais que sejam questões ilusórias, trazem sofrimento real. Tendo em vista esse panorama, é preciso exercitar a sensibilidade necessária para ter condições de prestar o auxílio merecido àqueles que dele dependem.

Separe a realidade das ilusões

É complicado para uma pessoa ansiosa separar o que pode acontecer daquilo que ela espera. Por muitas vezes, a fantasia toma conta e as variáveis criadas tornam muito difícil o controle. Sendo assim, o ansioso precisa de ajuda, às vezes profissional, para tentar separar a realidade das ilusões.

Procure programas para desligar

Uma pessoa que sofre com o transtorno de ansiedade precisa levar a mente para locais onde não haja medo nem perguntas sem resposta. Os hobbies devem ser valorizados e incentivados, para que a mente ansiosa possa descansar e dar espaço para outros entretenimentos.

Substitua o negativismo por ideia positivas

É preciso tramar estratégias para que o negativismo consequente da ansiedade seja trocado por ideias e ações positivas. A melhor maneira de lidar com medos e situações adversas é ligar a chave da positividade e nunca mais a desligar.

Aposte no relaxamento

É importante procurar atividades que incentivem o relaxamento, tanto corporal como mental. Quando o foco é a ansiedade, grandes aliados são meditação, ioga e tai chi chuan.

Mude a alimentação

Uma alimentação equilibrada, que consta com tudo aquilo que o organismo necessita para desempenhar perfeitamente suas funções, ajuda a ter uma mente sã num corpo saudável. Comer de forma desordenada e deficitária é um atalho para diversos problemas, não apenas físicos, mas também psicológicos.

fechar