Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Dicas de como lidar com uma pessoa ansiosa

Uma pessoa ansiosa é um pouco diferente das outras. Esse sentimento, muitas vezes pode ser angustiante e prejudicar a pessoa no cotidiano. Mas como lidar com alguém que tem problemas com a ansiedade?

Uma pessoa ansiosa sabe que o é

A grande e esmagadora maioria das pessoas que sofre com ansiedade sabe do problema que a aflige e já tentou de alguma forma lidar positivamente com ele. Tentar ajudar falando para se acalmar não é em verdade um auxílio que cumpre seu papel, uma vez que o outro tem consciência dos acontecimentos.


Copiar
Compartilhar
A ansiedade pode trazer consequências desagradáveis

A ansiedade pode paralisar muitos planos, sendo que vários ficam apenas na mente ou papel. O medo breca de determinada maneira que, após a crise, o que fica é a culpa. As pessoas ao redor precisam usar de sensibilidade para ajudar e compreender esse problema que foge ao controle do afetado.


Copiar
Compartilhar
Não ache que é um problema simples

Aqueles que tratam o transtorno de ansiedade como uma frescura, ou fraqueza, não conseguem vislumbrar o mínimo do sentimento desesperador pelo qual os que sofrem passam. Trata-se de uma questão que, em grande parte das vezes, precisa ser apreciada por profissionais qualificados, pois sozinha a pessoa não tem forças.


Copiar
Compartilhar
Não aja como se tudo fosse ficar bem a todo o tempo

Ficar falando que tudo vai ficar bem não necessariamente auxilia alguém em crise. Por isso, procure entender melhor a questão, mas principalmente qual a melhor forma de tratar aquele que sofre com a ansiedade.


Copiar
Compartilhar
Compreenda que o fácil nem sempre é uma regra

Quando uma pessoa descreve os sintomas de uma crise de ansiedade para um leigo, ele pode achar que se trata de algo muito simples e de solução rápida, mas infelizmente se encontra absurdamente enganado. O controle da ansiedade, com facilidade, foge às mãos do sofredor e justamente por isso ele precisa de auxílio sensível e sincero.


Copiar
Compartilhar
Procure o auxílio de um profissional

Quando a ansiedade foge ao controle da própria pessoa, e também daqueles que tentam ajudá-la, torna-se então impreterível que seja buscado auxílio profissional para atuar diretamente sobre o caso.


Copiar
Compartilhar
Uma pessoa ansiosa finge que domina o problema

As pessoas que sofrem de ansiedade relutam em assumir o problema e fingem ter total controle sobre ele, o que a longo prazo pode afetar permanentemente a progressão da vida. Fique atento aos sintomas e não tema pedir ajuda.


Copiar
Compartilhar
 
A ansiedade não é uma questão de escolha

Uma pessoa que sofre com a ansiedade descontrolada definitivamente não optou por ter esses problemas. Não é uma questão de escolha e pode atrapalhar vários aspectos da vida de uma pessoa afetada por esse transtorno. Portanto, tenha isso em mente quando tratar com uma pessoa ansiosa e trate de respeitar, devidamente, seus sentimentos.


Copiar
Compartilhar
Ansiosos ficam 24 horas por dia atentos a tudo que acontece

As pessoas ansiosas têm muita dificuldade de se desligar do que acontece ao redor, procurando todos os defeitos e problemas que possam surgir das mais diversas situações, algo impossível de conceber para quem não passa por esse problema. É preciso procurar algo que faça desligar e ter uma prática diária para que aos poucos o problema possa ser controlado.


Copiar
Compartilhar
Ajude a lidar com a incerteza

A ansiedade traz junto consigo muitos medos e com eles as incertezas. Por mais que sejam questões ilusórias, trazem sofrimento real. Tendo em vista esse panorama, é preciso exercitar a sensibilidade necessária para ter condições de prestar o auxílio merecido àqueles que dele dependem.


Copiar
Compartilhar
Separe a realidade das ilusões

É complicado para uma pessoa ansiosa separar o que pode acontecer daquilo que ela espera. Por muitas vezes, a fantasia toma conta e as variáveis criadas tornam muito difícil o controle. Sendo assim, o ansioso precisa de ajuda, às vezes profissional, para tentar separar a realidade das ilusões.


Copiar
Compartilhar
Procure programas para desligar

Uma pessoa que sofre com o transtorno de ansiedade precisa levar a mente para locais onde não haja medo nem perguntas sem resposta. Os hobbies devem ser valorizados e incentivados, para que a mente ansiosa possa descansar e dar espaço para outros entretenimentos.


Copiar
Compartilhar
Substitua o negativismo por ideia positivas

É preciso tramar estratégias para que o negativismo consequente da ansiedade seja trocado por ideias e ações positivas. A melhor maneira de lidar com medos e situações adversas é ligar a chave da positividade e nunca mais a desligar.


Copiar
Compartilhar
Aposte no relaxamento

É importante procurar atividades que incentivem o relaxamento, tanto corporal como mental. Quando o foco é a ansiedade, grandes aliados são meditação, ioga e tai chi chuan.


Copiar
Compartilhar
Mude a alimentação

Uma alimentação equilibrada, que consta com tudo aquilo que o organismo necessita para desempenhar perfeitamente suas funções, ajuda a ter uma mente sã num corpo saudável. Comer de forma desordenada e deficitária é um atalho para diversos problemas, não apenas físicos, mas também psicológicos.


Copiar
Compartilhar
fechar