Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Eduardo Galeano

Primeiro autor homenageado com o prêmio à Liberdade Cultural, da Lannan Foundation, sobreviveu como opositor ao regime uruguaio e se tornou um dos mais importantes autores da América Latina. Galeano, com certeza, é uma pessoa que você deve conhecer.

Para Caminhar

Eduardo Galeano

A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar!

Corpo a Corpo

Eduardo Galeano

O corpo não é uma máquina como nos diz a ciência. Nem uma culpa como nos fez crer a religião. O corpo é uma festa!

O Silêncio

Eduardo Galeano

Quando as palavras não são tão dignas quanto o silêncio, é melhor se calar e esperar.

Na Minha Cara

Eduardo Galeano

Assovia o vento dentro de mim. Estou despido. Dono de nada, dono de ninguém, nem mesmo dono de minhas certezas. Sou minha cara contra o vento, a contravento e sou o vento que bate em minha cara.

Mercadores

Eduardo Galeano

O nascimento de Jesus é, hoje em dia, o negócio que mais dinheiro dá aos mercadores que Jesus tinha expulsado do templo!

Eleições

Eduardo Galeano

A liberdade de eleições permite que você escolha o molho com o qual será devorado!

Faminta

Eduardo Galeano

Em certo sentido, a direita tem razão quando se identifica com a tranquilidade e com a ordem. A ordem é a diuturna humilhação das maiorias, mas sempre é uma ordem - a tranquilidade de que a injustiça siga sendo injusta e a fome faminta!

História

Eduardo Galeano

A história é um profeta com o olhar voltado para trás: pelo que foi, e contra o que foi, anuncia o que será!

Veneno

Eduardo Galeano

Na alquimia colonial e neocolonial o ouro se transfigura em sucata, os alimentos em veneno!

A noite

Eduardo Galeano

Não consigo dormir. Tenho uma mulher atravessada entre minhas pálpebras. Se pudesse, diria a ela que fosse embora. mas tenho uma mulher atravessada na garganta.

Histórias

Eduardo Galeano

Os cientistas dizem que somos feitos de átomos, mas um passarinho me diz que somos feitos de histórias!

Gente que Canta e Brinca

Eduardo Galeano

Na parede de um botequim de Madri, um cartaz avisa: Proibido cantar. Na parede do aeroporto do Rio de Janeiro, um aviso informa: É proibido brincar com os carrinhos porta-bagagem. Ou seja: Ainda existe gente que canta, ainda existe gente que brinca!

Para Mudar

Eduardo Galeano

Somos o que fazemos. Mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos.

Ser Salvo

Eduardo Galeano

A memória guardará o que valer a pena. A memória sabe de mim mais do que eu; e ela não perde o que merece ser salvo.

Valores

Eduardo Galeano

Vivemos em plena cultura da aparência: o contrato de casamento importa mais que o amor, o funeral mais que o morto, as roupas mais do que o corpo e a missa mais do que Deus!

Consciência

Eduardo Galeano

Há aqueles que creem que o destino descansa nos joelhos dos deuses, mas a verdade é que trabalha, como um desafio candente, sobre a consciência dos homens!

Estupidez

Eduardo Galeano

Temos, há muito tempo, guardado dentro de nós um silêncio bastante parecido com estupidez!

Impérios

Eduardo Galeano

Nossa derrota esteve sempre implícita na vitória dos outros. Nossa riqueza sempre gerou nossa pobreza por nutrir a prosperidade alheia: os impérios e seus beleguins nativos!

Reconhecer

Eduardo Galeano

Minhas certezas se alimentam de dúvidas.
E há dias em que me sinto estrangeiro em Montevidéu como seria em qualquer lugar do mundo. E nestes dias, dias sem sol, noites sem lua, nenhum lugar é meu lugar. E não consigo me reconhecer em nada nem em ninguém.

Coragens

Eduardo Galeano

Dos medos nascem as coragens. Os sonhos anunciam outra realidade possível, e os delírios, outra razão. Somos o que fazemos para transformar o que somos. A identidade não é uma peça de museu, quietinha na vitrine, mas sempre assombrosa síntese das contradições nossas de cada dia. Nessa fé, fugitiva, eu creio!

Ameaças

Eduardo Galeano

O medo ameaça.
Se você ama, terá Aids
Se fuma, terá câncer
Se respira, terá contaminação;
Se bebe, terá acidentes
Se come, terá colesterol
Se fala, terá desemprego;
Se caminha, terá violência;
Se pensa, terá angústia
Se duvida, terá loucura
Se sente, terá solidão.

Vida Cigana

Eduardo Galeano

As coisas me acompanham e vão embora. São minhas de noite, perco-as de dia. Não estou preso às coisas, elas não decidem nada!

Contradições

Eduardo Galeano

Devemos tomar consciência que os direitos da natureza e os direitos humanos, são dois nomes da mesma dignidade. E qualquer contradição é artificial!

Bestas de Carga

Eduardo Galeano

A chuva que irriga os centros de poder imperialista afoga os vastos subúrbios do sistema. Do mesmo modo, e simetricamente, o bem-estar de nossas classes dominantes - dominantes para dentro, dominadas para fora - é a maldição de nossas multidões, condenadas a uma vida de bestas de carga!