Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Mario Vargas Llosa

Mario Vargas Llosa é escritor, jornalista e ensaísta. Formado em letras e direito, recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 2010. Com uma vasta produção literária, que inclui peças teatrais, ensaios e memórias, Vargas Llosa publicou sobretudo romances. Conheça algumas de suas frases.

Estranheza

Mario Vargas Llosa

Algo anda mal na cultura de um país se os seus artistas, em lugar de se proporem mudar o mundo e revolucionar a vida, se empenham em alcançar proteção e subsídios do governo.

Literatura

Mario Vargas Llosa

No meu caso, a literatura é uma espécie de vingança. É algo que me dá aquilo que a vida real não me pode dar - todas as aventuras, todo o sofrimento. Todas as experiências que eu só posso viver na na imaginação, a literatura completa-as.

Sofrimento

Mario Vargas Llosa

É mais fácil imaginar a morte de uma pessoa que de cem ou mil... Multiplicado, o sofrimento torna-se abstrato. Não é fácil a comoção por coisas abstratas.

Jovens escritores

Mario Vargas Llosa

Não podemos ensinar a criatividade - como se tornar um bom escritor. Mas podemos ajudar um jovem escritor a descobrir, dentro de si próprio, que tipo de escritor ele gostaria de ser.

Política

Mario Vargas Llosa

No campo político é preciso manter a lucidez, mesmo que isso pareça uma espécie de loucura, num contexto em que a loucura é a norma. No campo literário estou a favor da loucura, da fantasia, dos fantasmas, dos mitos.

Religião

Mario Vargas Llosa

As religiões, sem exceção, são intolerantes, pois trazem verdades absolutas, o que não combina com o espírito democrático.

Latino-americano

Mario Vargas Llosa

É um fenômeno bem latino-americano: ninguém quer ser de direita. No máximo, aceita-se ser de centro-esquerda.

Prêmio Nobel de Literatura

Mario Vargas Llosa

Ganhar o Nobel foi uma grande surpresa. Estava absolutamente seguro de que nunca me dariam o Nobel. Eu tinha feito todo o necessário para não ganhá-lo, com tudo o que defendo e critico. Olha, o Nobel é uma semana de sonho. A gente vai a Estocolmo para receber o prêmio – e vive uma espécie de realidade divertida, belíssima, simpática. Em seguida, essa semana de sonho dá lugar a um ano de pesadelo. Porque a responsabilidade, as obrigações, as indicações, o assédio dos jornalistas, tudo isso é algo enlouquecedor. É preciso lutar para conseguir algum tempo para poder escrever. É terrível. Estou contente, claro, mas ganhar o Nobel envolve realmente uma pressão terrível. Ganhei, estou feliz, como feliz de ter ganhado outros prêmios ao longo de minha vida, mas já estou velho para ficar vaidoso com um prêmio a menos ou a mais. Continuo a fazer meu trabalho, embora com mais dificuldade, porque a pressão é maior. É importante manter as ilusões e os projetos até o último momento. Lutar contra o tempo. Isso mantém o homem vivo, e isso tenho de sobra.

Internet

Mario Vargas Llosa

Tenho uma mulher maravilhosa que faz todas essas coisas e me facilita para que eu possa me dedicar fundamentalmente ao que gosto, que é ler e escrever.

Liberdade

Mario Vargas Llosa

Minha obra tem um fio que a atravessa de ponta a ponta: o repúdio visceral a toda forma de repressão.

Livros

Mario Vargas Llosa

Todas as semanas, consulto as listas de mais vendidos da Inglaterra e dos Estados Unidos e elas me causam horror. Tudo que as pessoas leem é lixo.

Dúvidas

Mario Vargas Llosa

A incerteza é uma margarida cujas pétalas nunca acabam de desfolhar.

Arma

Mario Vargas Llosa

A literatura não é algo que nos faça felizes, mas ajuda-nos a defendermo-nos da infelicidade.

Cultura

Mario Vargas Llosa

Os verdadeiros artistas e criadores constituem sempre contra-governos, governos nas sombras a partir das quais vão impugnando as certezas, as retóricas, as ficções ou verdades oficiais e recordando, no que pintam, compõem, interpretam ou fabulam que, contrariamente ao que sustém o poder, o mundo vai muito mal, e que a vida real estará sempre abaixo dos sonhos e dos desejos humanos.

Palavras

Mario Vargas Llosa

É fácil saber o que queremos dizer, o que é difícil é dizê-lo.

Escrever

Mario Vargas Llosa

Escreve-se para preencher vazios, para fazer separações contra a realidade, contra as circunstâncias.

Revolução

Mario Vargas Llosa

A revolução irá libertar a sociedade das suas aflições, enquanto que a ciência irá libertar o indivíduo das suas.

Memória

Mario Vargas Llosa

A memória é uma armadilha, pura e simples, que altera, e subtilmente reorganiza o passado, por forma a encaixar-se no presente.

Cidadão do mundo

Mario Vargas Llosa

Não seria o escritor que sou sem os anos que vivi na Europa. Felizmente a vida me premiou convertendo-me num cidadão do mundo.

Admiração

Mario Vargas Llosa

Recentemente conheci duas mulheres extraordinárias. Uma delas é a cubana Yoani Sánchez, uma mulher inteligente, que converteu seu blog num instrumento de protesto e crítica, sob condições dificílimas. A outra é María Corina Machado, uma deputada de oposição venezuelana, mulher de personalidade extraordinária e grande convicção democrática.

Nobel

Mario Vargas Llosa

O Prêmio Nobel transforma uma pessoa em uma espécie de figura pública.

Generalizar

Mario Vargas Llosa

Toda generalização é falaciosa e não se pode meter todos por igual no mesmo saco.

Ditadura

Mario Vargas Llosa

Se um bicho tem focinho, quatro patas, balança a cauda e late, só pode ser um cachorro, certo? Pois então. Se um homem permanece no poder durante dez anos graças a eleições fraudadas, se seu principal respaldo são as Forças Armadas, se ele emprega um serviço secreto que lembra a Gestapo, se pratica o assassinato, se controla a imprensa e os meios de comunicação por meio de chantagens e ameaças, então esse homem só pode ser um ditador.

Trabalho

Mario Vargas Llosa

Para mim, nunca é fácil escrever. Todas as minhas obras são produto de um grande esforço. Dependo de horários estritos, de muita concentração. Vale para mim aquela frase atribuída a Bernard Shaw: O talento é 10% de inspiração e 90% de transpiração.