Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

O que aprendi com o filme Scarface

O filme gângster de 1983, Scarface. É lembrado até hoje pela sua forma de nos introduzir no universo gângster. Com Al Pacino, ícone de Hollywood, como protagonista. Essa história é repleta de ensinamentos. Conheça alguns:

continue lendo
Compartilhar

Verdade

Dizer sempre a verdade, por mais ônus que possa acarretar, é sempre o melhor caminho. Um homem sincero com seus amigos, mesmo que pague um preço alto ao não dizer aquilo que gostariam que fosse dito, certamente, é um homem honrado. Isso gera confiança naqueles que convivem com você, assim cultivará relacionamentos produtivos e plantará o caminho ao sucesso.

Acredite e lute por si próprio

Deus ajuda quem cedo madruga. Trabalhe sempre duro, mas faça isso dedicado a você. Se trabalhar com veemência aos outros, então quem vai colher os frutos serão seus chefes. Trabalhe para você, lute por você e acredite em você.

Critério

Da mesma forma que você deve prezar estar bem acompanhado, você também precisa saber separar o joio do trigo. Lute enquanto é possível pelas amizades e afetividades, mas nunca empurre algo com a barriga quando não gera mais frutos. A hora de persistir ou de seguir um novo caminho é melhor definida com a experiência da sabedoria.

Carpe Diem

Coisas boas levam tempo para acontecer, mas eventos maravilhosos podem acontecer de repente. Aproveite as chances que a vida dá, pois não é sempre que a oportunidade bate a porta. Saboreie cada momento, pois além de ser único, você nunca vai saber se será o último também.

Compromisso

Mantenha sempre a sua palavra. Embora possa parecer repetitivo com “dizer a verdade”, (afinal, quem dá a palavra e cumpre agiu de maneira verdadeira), cumprir uma promessa é muito além disso. O compromisso com a conduta e com a palavra é característica de um homem honrado. Você pode ter dado a sua palavra de maneira verdadeira, porém joga-a ao mar no primeiro imprevisto. É preciso lutar para que a promessa feita seja cumprida da forma como foi proferida, independente dos obstáculos que possam vir.

Foco

Missão dada é missão cumprida, já vimos isso no filme Tropa de Elite e também serve para Scarface. Acho que não precisa explicar muito sobre o que isso se trata. Seguindo na linha maquiavélica, os fins justificam os meios. Os fins são os seus objetivos e eles devem ser alcançados, independente da maneira que você opte por isso. É claro que há um milhão de formas que zelem pela conduta ética, aí vai da sua moral seguir o caminho limpo ou não.

Acredite em si mesmo. Se você agir sempre da mesma maneira, os resultados serão sempre iguais. Se estiver indo bem, ótimo, afinal, não se mexe em time que está ganhando. Mas se não está do jeito que você quer, não tenha medo de ousar agir diferente. São ações que mudam o mundo e as inovações transformam tudo a sua volta para o bem ou para o mal.

 

Saber parar

Contrapondo-se um pouco com a sugestão acima, também é necessário saber a hora de parar. Enquanto o personagem central de Scarface não soube estipular esse momento primordial, o momento de dizer basta é fundamental para que não se perca aquilo que conquistou. Para quem acompanhou a série Breaking Bad também tomou ciência da desventura do Mr White em relação a esse problema. É necessário ter sensibilidade para achar o próprio limite.

Ambição

Tenha sempre ambição. Quando estipular uma meta, crie outra para alcançar em seguida. Todo homem tem o seu limite, porém ele é muito além do que a gente imagina num primeiro momento. Busque ser o melhor, pois caso não consiga, você, com certeza, estará entre os melhores. Como dizia o escritor inglês Oscar Wilde, pior do que nunca alcançar um objetivo é concluir o objetivo, então sempre almeje voos maiores e metas mais complexas de serem alcançadas.

Amizade

“Diga-me com quem andas e direi quem tu és”, esse é um ditado que vai totalmente de encontro com a ascensão de Tony no filme. Ele não teria chegado a lugar nenhum sem a sua esposa e seu amigo, Manny. Se quisermos chegar rápido a algum lugar, a melhor forma de fazer isso é seguir sozinho. Mas se queremos ir para um patamar mais alto, aí é melhor estar bem acompanhado de amigos fiéis.

fechar