Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Foto do Marcos Pontes

Os top 10 astronautas do mundo

O trabalho de um astronauta é explorar a vida no espaço, por mais que boa parte do seu treinamento seja feito no solo. Além de apoiar outras missões, eles fazem longos estudos e pesquisas na área de exatas (matemática, física, oceanologia, entre outros). Entre os maiores astronautas do mundo, alguns já passaram mais de 59 dias em uma viagem no espaço, onde longas horas foram vividas fora da nave e a coragem e o amor pela profissão proporcionaram total satisfação à equipe inteira. Dentre algumas curiosidades, o primeiro homem a ser lançado no espaço tinha apenas 27 anos e conseguiu obter uma medalha pela sua missão. Absorva conhecimento ao conhecer os top 10 astronautas do mundo!

continue lendo
Compartilhar

Yuri Gagarin

Foto do Yuri Gagarin

Yuri Gagarin foi o primeiro homem a ser lançado para o espaço, em 12 de abril 1961, com apenas 27 anos de idade. Gagarin disputou a vaga com outros 19 rapazes previamente selecionados e garantiu a vaga pelo seu excelente desempenho durante o treinamento. Antes de embarcar, Gagarin disse que toda a sua vida parecia se condensar naquele único instante e que tudo o que ele fez e viveu foi para aquele momento. O cosmonauta ficou famoso por dizer a frase “A Terra é azul! Como é maravilhosa. Ela é incrível!”. Depois de sua volta à Terra, o jovem recebeu a medalha da Ordem de Lenin, o que na época equivalia a uma medalha de herói, concedida a pessoas que prestassem serviços extraordinários ao Estado. Gargarin morreu poucos anos depois, em 1968, durante um treino de rotina com um voo de caça.

Gherman Stepanovich Titov

Foto do Gherman Stepanovich Titov

Titov foi o segundo homem a ir ao espaço, depois do seu compatriota Yuri Gagarin. Titov se formou na Escola Militar de Aviação de Stalingrado e depois se tornou piloto da força aérea soviética. Depois de suas formações, foi convidado para participar do programa espacial em 1960. Em 06 de agosto de 1961, ele subia ao espaço a bordo da nave e se tornava, aos 26 anos, o astronauta mais jovem da história até os dias de hoje. Ele também foi o primeiro homem a dormir na cabine da cápsula espacial, durante o voo que durou 25 horas. Titov morreu aos 65 anos, na sauna da sua casa. Em sua homenagem, uma cratera na face oculta da Lua foi batizada com seu nome pelos astrônomos russos.

Descubra o que significa sonhar com astronauta

Alan Bartlett Shepard Jr

Foto do Alan Bartlett Shepard Jr

Shepard foi o primeiro norte-americano a viajar ao espaço pela NASA. Ele foi selecionado juntamente com mais seis astronautas para compor o primeiro grupo de norte-americanos para participar do U.S Mercury, em 1959, entre mais de 500 participantes. A ida ao espaço aconteceu no ano de 1961. Embora o vôo sub-orbital tenha durado cerca de 15 minutos no espaço, a uma altitude de 187 km, o fato foi essencial para que os Estados Unidos se tornassem os grandes inovadores na exploração espacial. Quase 10 anos depois, ele se tornou o quinto homem a andar na Lua. Na volta, foi promovido a almirante da Marinha dos Estados Unidos, o primeiro astronauta a alcançar tal classe.

Gus Grissom

Foto do Gus Grissom

Gus Grissom foi um astronauta e piloto da Força Aérea dos Estados Unidos. Ele foi o segundo norte-americano a ir ao espaço em um vôo sub orbital, em 21 de julho de 1961. Grissom ficou conhecido por ser o primeiro membro da NASA a ir ao espaço duas vezes. Por pouco o primeiro vôo em que ele estava não terminou de forma trágica após descida no oceano. A porta da cápsula onde Grissom estava abordo se abriu, enchendo de água e afundando a cápsula no mar. Até a atualidade, Grissom é conhecido por ser o astronauta profissional estadunidense que menos tempo permaneceu no espaço, pois foram apenas 4 horas e 52 minutos, somando duas missões.

Descubra tudo sobre Stan-lee

Valentina Tereshkova

Foto da Valentina Tereshkova

No dia 6 de março de 1937, nascia a russa Valentina Tereshkova, a primeira mulher que viajaria ao espaço com apenas 26 anos de idade. Valentina deu 48 voltas no globo terrestre em 71 horas, aproximadamente 3 dias. A russa saiu da escola e decidiu estudar paraquedismo e fazer cursos paralelos. Ela ingressou no programa de cosmonautas com outras 4 mulheres e mesmo sem ser academicamente experiente, ela foi escolhida pois tinha experiência com paraquedismo. A russa chegou a fazer 163 saltos de paraquedas enquanto fazia parte de um grupo de aeronáutica.

Neil Armstrong

Foto do Neil Armstrong

O norte-americano Neil Armstrong foi o primeiro homem a pisar na Lua, em 20 de julho de 1969. Armstrong foi astronauta, engenheiro aeronáutico, piloto militar e professor. O norte-americano comandou a sua primeira missão espacial. Segundo a NASA, o comandante Armstrong e o piloto David Scott fizeram a mais ambiciosa missão espacial até hoje e que por pouco não terminou em tragédia. Nesta missão, o objetivo era unir duas espaçonaves na órbita da Terra. Contudo, um curto circuito fez com que as naves girassem sem controle e os astronautas tiveram que abortar a missão.

Comemore o Dia do Astronauta com lindas mensagens!

Alan Bean

Foto do Alan Bean

É um astronauta norte-americano e o quarto homem a pisar na Lua. Durante uma missão que durou 59 dias, Bean passou mais de 13 horas trabalhando fora da nave. Mas em 1981, depois de quase 20 anos na NASA, Bean decidiu encerrar sua carreira como astronauta e virar pintor. O mais interessante é que Bean ficou rico com suas obras de arte que retratam tudo o que ele viu e sentiu durante seus anos de astronauta e suas experiências na Lua e no espaço.

 

John Young

Foto do John Young

John Young foi um astronauta norte-americano e o nono homem a pisar na Lua, em 1972. O norte-americano foi um dos astronautas mais experientes dos Estados Unidos, pois foi o único a viajar seis vezes para o espaço. Young trabalhou durante 42 anos para a NASA e foi o homem que permaneceu por mais tempo no cargo de astronauta, aposentando-se com 74 anos. Contudo, comparecia todas as segundas-feiras aos encontros matinais do Departamento de Astronautas, onde trocava opiniões e dividia experiências com atuais astronautas.

Conheça Jack Black

Marcos Pontes

Foto do Marcos Pontes

Marcos Pontes foi o primeiro astronauta brasileiro e sul-americano. Sua missão foi em 30 de março de 2006, com retorno no dia 8 de abril. Depois da sua experiência como astronauta, o brasileiro lançou um livro chamado Missão Cumprida, onde compartilha suas ideias e sensações durante todos os eventos da primeira missão espacial tripulada da história do Brasil. Escreveu também um outro livro chamado O Menino do Espaço, onde fala de forma dinâmica e divertida a história do primeiro brasileiro a pisar na Lua, focado para o público infanto-juvenil.

Story Musgrave

Foto do Story Musgrave

Nascido em 1935, Musgrave participou de seis missões espaciais entre os anos de 1983 e 1996, a última delas aos 61 anos de idade. Foi considerado o homem mais velho a viajar para o espaço. É também o único astronauta a voar em todos os cinco ônibus espaciais. Musgrave também era médico e entrou para a NASA em 1967, como astronauta-cientista, aos 32 anos. Com suas seis missões espaciais, Musgrave acumulou um total de 1282 horas no espaço.

fechar