Famosos que podem ter autismo e você não sabia
Filmes que todo mundo deveria assistir
Biografias de famosos nacionais
Biografias de famosos internacionais
Confira falas e pensamentos de diversos famosos
Philip K. Dick
2 de março de 1982
Também conhecido pelas iniciais PKD, Philip foi um escritor americano. Famoso pelas obras de ficção científica, começou a publicá-las em 1950, mas foi somente em 1962, com “O Homem do Castelo Alto”, que começou a ser reconhecido pela crítica, ganhando o Prêmio Hugo de melhor livro. Teve suas obras adaptadas para o cinema, em filmes como “Blade Runner” (1982), adaptação de “Androides Sonham Com Caneiros Elétricos?” (1968). O escritor morreu aos 53 anos, após um AVC.
Peter Banks
7 de março de 2013
Guitarrista, compositor, vocalista e produtor, Peter Banks nasceu em Londres e aprendeu a tocar violão ainda criança. Fez seu primeiro show em 1963, com os Nighthawks, passou por vários outros grupos e já foi membro da banda de rock progressivo Yes, entre 1969 e 1970. Trabalhando com artistas como Phill Collins e Steve Hackett (integrantes do Genesis), a vida do músico chegou ao fim aos 65 anos, após uma insuficiência cardíaca.
Mamonas Assassinas
2 de março de 1996
O grupo formado em 1989, em Guarulhos, São Paulo, teve uma carreira meteórica nos anos 90. Formada por Dinho, Bento Hinoto, Samuel Reoli, Júlio Rasec e Sérgio Reoli, os Mamonas Assassinas mesclavam rock, pop, brega e muitos outros estilos com comédia no rock cômico. Donos dos hits “Pelados em Santos” (1995) e “Robocop Gay” (1995), os cinco integrantes morreram no auge da carreira quando o jatinho em que estavam bateu e matou todos os tripulantes.
Conheça toda a biografia da banda que ficou famosa como Mamonas Assassinas
George Martin
8 de março de 2016
Conhecido como o quinto Beatle, Martin era produtor, compositor, músico, engenheiro de áudio e atuou como o produtor dos Beatles, sendo o responsável pelo álbum “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” (1967), que o consagrou internacionalmente e deu aos Beatles uma nova roupagem. Ao longo da carreira de 50 anos, trabalhou com Dire Straits, Rolling Stones e Celine Dion. Faleceu aos 90 anos e a causa da morte não foi divulgada.
Zelda Fitzgerald
10 de março de 1948
Escritora, pintora e dançarina, Zelda desafiava as convenções de sua época. Casou-se com Scott Fitzgerald, também escritor, e a ele mostrou o que escrevia em seu diário. Ao longo de sua carreira, Scott lançou livros com passagens plagiadas do diário de Zelda sem nunca creditá-la. Não sendo reconhecida por seu valor, Zelda foi diagnosticada com esquizofrenia e morreu aos 47 anos, em um incêndio no hospital psiquiátrico em que estava internada.
Charles Bukowski
9 de março de 1994
Escritor e poeta, Charles Bukowski nasceu na Alemanha e mudou-se para os Estados Unidos aos três anos de idade. Influenciado por Dostoiévski e Hemingway, em suas obras mostrava todo seu pessimismo e seu descontentamento com o mundo. Seus livros mais famosos são “Mulheres” (1978) e “Cartas na Rua” (1971). O escritor faleceu aos 73 anos por causa de uma pneumonia, decorrente do tratamento de leucemia. Sua última obra foi “Pulp” (publicação póstuma).
Inspire-se nestes 10 poemas do Charles Bukowski, o velho safado
Hubert de Givenchy
10 de março de 2018
Estilista francês e lenda da moda, Hubert de Givenchy, aos dez anos, já sabia que queria estar no mundo da alta costura. Aos 17, entrou na Escola de Belas Artes de Paris. Trabalhando com grandes nomes da costura, abriu sua própria loja (ou maison) aos 24 anos, fazendo sucesso. Assim, conheceu Audrey Hepburn, que lhe serviu de musa inspiradora, tornando Givenchy uma grife e sinônimo de elegância. O estilista morreu aos 91 anos, enquanto dormia.
Paulo Goulart
13 de março de 2014
Ator, Paulo Goulart começou a carreira como locutor e operador de som em uma rádio. Logo, estreou na televisão. Participou de “Helena” (1952), adaptação da obra homônima de Machado de Assis, e conheceu Nicette Bruno, atriz com quem se casou e teve três filhos — todos seguiram a carreira dos pais. Um de seus papéis mais marcantes foi Claude, em “Uma Rosa com Amor” (1972). Paulo faleceu aos 81 anos, por causa de um câncer renal em estado avançado.
Irmã Dulce
13 de março de 1992
Primeira santa brasileira, Irmã Dulce nasceu na Bahia e já na adolescência ajudava os necessitados. A Bem-aventurada Dulce dos Pobres fez seus votos de fé em 1934. Indicada ao Nobel da Paz e dona do título “Serva de Deus” por causa de mais de 50 anos de trabalho em prol de crianças, doentes e necessitados, Irmã Dulce morreu aos 77 anos, por causa de problemas respiratórios. Beatificada em 2010, foi canonizada e declarada santa com dois milagres em maio de 2019.
Aprenda com os ensinamentos da Irmã Dulce e comemore o dia dela!
Stephen Hawking
14 de março de 2018
Físico teórico e cosmólogo, Stephen Hawkins é um dos mais renomados cientistas do século. Em seus 76 anos de vida, Hawkins publicou diversos livros e estudos, mesmo com o diagnostico de doença de Lou Gehrig (ou ELA — esclerose lateral amiotrófica), doença degenerativa que atrofia os músculos. Premiado e reconhecido, um dos livros mais famosos de Hawking é “Uma Breve História do Tempo” (1988), comentando a física do universo de forma simples.
Karl Marx
14 de março de 1883
Filósofo, Marx é conhecido como um dos fundadores do socialismo científico e influenciou campos como filosofia, sociologia, economia e história. Autor de “O Capital” (1867), Marx criticou duramente o capitalismo e sua obra causou uma revolução no mundo nas décadas seguintes, como a Revolução Russa (1917). Com bronquite e problemas respiratórios, Marx faleceu em 1883, aos 64 anos, antes de ver toda a repercussão de sua obra.
Veja o que Karl Marx, o pai do comunismo, tinha a dizer
H. P. Lovecraft
15 de março de 1937
Escritor americano, Lovecraft é reconhecido como um dos maiores escritores do gênero terror. Aos seis anos, Howard Phillips Lovecraft já escrevia seus primeiros versos de poesia, dedicando-se ao gênero até os 27 anos. A partir daí, começou a escrever contos de terror e publicou um de seus contos mais famosos: “O Chamado de Cthulhu” (1928). Lovecraft faleceu aos 46 anos por causa de um câncer no intestino e de desnutrição.
Graciliano Ramos
20 de março de 1953
Escritor e jornalista, Graciliano Ramos é um dos principais nomes do movimento modernista no Brasil. Nascido em Alagoas e vivendo no sertão nordestino, suas obras são marcadas por críticas aos problemas sociais nordestinos, como a fome e a seca. Em 1938, lançou “Vidas Secas”, que se popularizou e é considerada um clássico da literatura brasileira. Morreu aos 60 anos, em decorrência de um câncer no pulmão.
Tim Maia
15 de março de 1998
Cantor e músico brasileiro, aos 17 anos Tim Maia tentou a carreira da música nos Estados Unidos. Voltando ao Brasil, juntou a música negra americana com a brasileira e lançou faixas como “Azul da Cor do Mar”, “Não Quero Dinheiro (Só Quero Amar)” (1971) e “Descobridor dos Sete Mares” (1983). Por causa de diversos problemas de saúde agravados pelas drogas e pela obesidade, o cantor teve duas paradas cardiorrespiratórias e morreu aos 55 anos.
Relembre os maiores clássicos do cantor Tim Maia
Canarinho
21 de março de 2014
Aloísio Ferreira Gomes, popularmente conhecido como Canarinho, foi um humorista e cantor baiano. Aos 28 anos, começou a trabalhar em São Paulo como colunista em um jornal até ser chamado para participar do programa “Praça da Alegria”, em 1956. Seu sucesso o fez se tornar humorista, participando de vários programas, como o “A Praça é Nossa”. Com problemas de saúde, Canarinho faleceu de infarto do miocárdio, aos 86 anos.
Diana Wynne Jones
26 de março de 2011
Escritora, poeta e crítica literária inglesa, Diana dedicou-se à ficção fantástica e foi aluna de escritores como J. R. R. Tolkien e C. S. Lewis. Sua obra mais famosa é “O Castelo Animado”, que se popularizou após sua adaptação em filme de animação feita pelo Studio Ghibli (produtor de “A Viagem de Chihiro”). Suas obras serviram de inspiração para outros grandes autores, como Neil Gaiman e J. K. Rowling. Morreu aos 76 anos, por causa de um câncer no pulmão.
Beethoven
26 de março de 1827
Ludwig van Beethoven foi um compositor, pianista e regente nascido na Alemanha. Nascido em uma família de músicos, quando criança era considerado um gênio e aos 21 anos era influente e sempre convidado para tocar nas festas da nobreza. A partir dos 26 anos, começou a ter a audição prejudicada, de forma que, aos 48 anos, estava completamente surdo. Mesmo assim, compôs sua “Nona Sinfonia” e tantas outras que o imortalizaram, mesmo surdo. Faleceu aos 56 anos de causas misteriosas.
Confira as frases mais marcantes desse grande compositor
Millôr Fernandes
27 de março de 2012
Desenhista, jornalista, escritor e tradutor brasileiro, Millôr escreveu em colunas de humor para revistas e jornais, popularizando-se pelo seu humor inteligente. Escreveu também peças teatrais, crônicas e livros, como “Trinta anos de mim mesmo” (1972) e “Circo das Palavras” (2007). Com a saúde muito fragilizada desde 2011, Millôr morreu aos 88 anos, de falência múltipla de órgãos e parada cardíaca.
Selena
31 de março de 1995
Selena Quintanilla Pérez foi uma cantora, modelo e estilista. Nascida no Texas e filha de mexicanos, Selena é representativa não só para a comunidade mexicana-americana, mas para a música em geral. Começou a fazer sucesso na década de 90, mas sua curta carreira chegou ao fim aos 23 anos, quando Yolanda Saldívar, responsável pelas finanças de Selena, assassinou-a com um tiro após a cantora descobrir que ela desviava dinheiro.
Virginia Woolf
28 de março de 1941
Escritora e editora inglesa, Virginia Woolf é um dos principais nomes da literatura modernista. Lidando com a perda de pessoas amadas da família ainda muito jovem, Virginia passou por muitos momentos de crise psicológica. Publicou “A Viagem” em 1915, mas o reconhecimento só viria dez anos depois, com “Senhora Dalloway” (1925). Tendo várias obras vistas como feministas, Virginia criticava o patriarcado. Com depressão, suicidou-se aos 59 anos.
Descubra os maiores ensinamentos da escritora Virginia Woolf
Famosos que faleceram em janeiro
Famosos que faleceram em fevereiro
Famosos que faleceram em março
Famosos que faleceram em abril
Famosos que faleceram em maio
Famosos que faleceram em junho
Famosos que faleceram em julho
Famosos que faleceram em agosto
Famosos que faleceram em setembro
Famosos que faleceram em outubro
Famosos que faleceram em novembro
Famosos que faleceram em dezembro