Todos os dias, tenho algo a aprender
Por muitas vezes nos acomodamos em nosso habitat, aquele lugar comum, e não saímos nem gostamos de sair da nossa zona de conforto ou dos limites que criamos. Inspire-se com nossas mensagens e diga adeus a esse comodismo. Respire novos ares!
Nada sabemos
Os mistérios da vida são muitos. Não sabemos a quem ou a quê atribuir algumas coisas que acontecem, mas devemos extrair todo o conhecimento possível das situações que nos ocorrem. Sabedoria é sobre analisar os momentos e reservar deles os que nos serve, carregar aquela lição e não cometer os mesmos erros, obtendo sucesso por meio das experiências. A arrogância não nos leva a lugar algum. Quando achamos que mais estamos entendendo as coisas, geralmente é quando estamos mais cegos. Abra seus olhos para o entendimento de que tudo vale de experiência e fique atento às lições que a vida tem dado.
A vida é uma descoberta constante
![]()
A humildade é uma qualidade que devemos possuir e guardar com afinco, pois ela nos proporciona a capacidade de aprimoramento. Quando maiores ficamos, conforme o tempo se passa, mais percebemos que nada sabemos da vida. Aprendemos com a natureza, com o observar das coisas cotidianas, com todos os processos corriqueiros da vida. Ao ver uma árvore, por exemplo, podemos aprender sobre a vida das coisas, sobre o descobrimento, sobre raízes e frutos e como nossos sentimentos se dão de forma semelhante. Tudo é proveitoso, olhe em volta e aprenda com o universo.
Não se acomode na infelicidade
Às vezes, nos perguntamos porque nada dá certo para nós. Às vezes, sentimos que estamos num ciclo infinito cometendo diversas vezes o mesmo erro. Fazemos de tudo para mudar o resultado, mas de alguma forma, no fim de tudo, nos vemos exatamente no mesmo lugar. Isso acontece por um motivo. Quando empacamos em algo na vida e não conseguimos ir adiante ou nos libertar, significa que precisamos avançar algum estágio com isso, ser maior para conseguir driblar o obstáculo. Em vez de tentar quebrar um muro com a cabeça, pense qual a estratégia precisa ser tomada para derrubar ou pular aquele muro. Tente achar o que esse obstáculo está pedindo de ti. Todas as coisas tem um propósito, se dê a chance de aprender com a dificuldade.
Acredite em si mesmo
![]()
Acredite que você é capaz de fazer o que deseja. Nos queixamos das dificuldades, dizemos que não temos mais idade para certas coisas, que não temos condições, sendo que sempre é tempo de renovar nossas habilidades, força de vontade sempre conta mais que qualquer circunstância. O clichê está certo: nunca é tarde para aprender. Retome seus projetos, abra seus horizontes, inicie novos ciclos, sempre é tempo de descobrir e explorar as maravilhas que a vida nos proporciona. Cada experiência é uma história para contar, não importa se vai dar super certo ou se vai ser um pouco menos do que o esperado, o que vale é que você fez, você foi, você falou, você viveu.
Há coisas que não podemos mudar
Não adianta gastar nosso tempo e desperdiçar nossas forças em prol de algo que não vai funcionar. Nossas mãos não são fortes o suficiente para mover toneladas, isso só nos trará infelicidade. Aceitar as coisas não mutáveis, como elas são, é o primeiro passo para aprender com elas. A aceitação é o início de um aprendizado que te levará à elevação do seu ser, pois as coisas acontecem em nossa vida por um motivo e compreender e aceitar isso é, sem dúvida, uma prova de crescimento pessoal. A vida nos mostra que é possível obter uma joia valiosa se aprendermos a lapidá-la.
O céu é o limite
![]()
Olhe para cima. O que você vê? Talvez o céu seja indefinida e infinitamente alto para nos lembrar o quanto somos pequenos, o quanto sempre somos pequenos. Vivemos, aprendemos coisas, crescemos, estudamos, nos especializamos numa coisa ou outra, mas nunca captamos tudo que o mundo tem a nos oferecer. Pare pra pensar como todos os dias você olha para o alto e o céu é uma coisa nova em suas cores, nuvens, formas e humores. Isso é espelho da nossa caminhada na Terra. Quanto mais o tempo passa, mais aprendemos e, então, temos mais forte a concepção de que somos míseros diante da grandeza do mundo. Capte todos os momentos, reflita você no mundo e o mundo em você. Aprenda a enxergar um céu vermelho ou uma constelação distante, se dê o direito de ser um eterno aprendiz da vida. As coisas terão muito mais gosto e você viverá o lindo deslumbramento infantil na descoberta das coisas.
Aceite os ciclos
A capacidade de adaptação é o que nós, seres humanos, temos de mais especial. A facilidade com que nos ambientamos às circunstâncias e desenvolvemos formas de lidar mais facilmente com elas é simplesmente incrível. Sei que pode parecer difícil, mas para cada rocha há uma possibilidade de flor. Procure ter o discernimento dos acontecimentos, para poder adaptar-se, reinventando-se, desenvolvendo novas habilidades, novas qualidades, novos olhares. Quando aprendemos a nos moldar ao giro do mundo, percebemos o quanto de nada sabemos. O mundo é vasto e há muito o que se ver. Mesmo que nós vivamos 200 anos, ainda não saberemos de tudo, pois cada amanhecer é uma página em branco, pronta para ser preenchida. Ouse aprender.
Devemos abrir nossas mentes
![]()
Por muitas vezes nos acomodamos em nosso lugar comum e não saímos pra fora daqueles limites para respirar novos ares. O que você tem é válido, mas fora de você existe um mundo inteiro de possibilidades, lugares diferentes para conhecer, palavras novas para ouvir, músicas para dançar, pessoas pra conhecer e tudo isso nos agrega algo. É impossível viver dentro de uma bolha, mas vira e mexe é exatamente isso que fazemos. Perdemos tanta coisa por medo de abrir nossas mentes, de experimentar o novo ou o diferente, que de vez em quando nos parece assustador. Vale a pena se abrir, correr o risco, dar a cara a tapa, sair, falar, sentir. A vida é muito mais do que nos é comum.
Nem sempre estamos certos
Nós temos o infeliz hábito de sempre querer ter razão. Por conta, disso perdemos contatos, amores, amigos e toda ordem dessas coisas importantes que constroem nossa vida. E no fim, ficamos solitários, convencidos de que temos a razão de companhia. O orgulho não te esquentará nos dias frios, Tom Jobim já dizia: é impossível ser feliz sozinho. Nós não sabemos de tudo, ninguém é dono da razão. Existem pontos de vista diferentes e vivências diferentes e tudo isso é o que torna cada ser peculiar e, portanto, diferentes e totalmente especiais. Não se feche com o pensamento de que você sabe tudo, pois sempre há a possibilidade de aprender e reaprender.
A rotina nos engole
![]()
Vivemos como máquinas, pré-programadas para um cotidiano pré-determinado. Nascer, se desenvolver, estudar, trabalhar, casar-se, constituir família, viajar uma vez por ano, temer nossos superiores, ter meia dúzia de amigos, envelhecer e morrer. Isso não te parece muito pouco? Do que você tem sede? Quais eram os teus sonhos juvenis? Não os deixe morrer, pois nunca é tarde para aprender um novo jeito de ver a vida, uma nova forma de encarar a existência. Mudar é um desafio, mas ser feliz também é. Tenha em mente que todo dia é novo para descobertas e todos eles podem ser incríveis.
Aprendizado não tem idade
Sempre é tempo de rever e reavaliar as nossas concepções, e questionar nossa ótica sobre tudo. Você pode começar agora mesmo, refletindo o teu mundo, o lugar onde vive, as notícias na televisão, o significado das músicas, as conversas, o jeito de cada pessoa. Todos nós temos algo a oferecer e é essa troca de experiências que faz com que sejamos pessoas ricas de conhecimento, vigorosas e esplêndidas. Comece a analisar tudo a sua volta e a capturar aquilo que te serve positivamente, praticando o exercício de não deixar o que é negativo te afetar enquanto isso.
Tudo é aprendizado
![]()
Quando algo de muito ruim acontece, ou quando as coisas não saem como planejamos, logo pensamos que aquilo é de todo mal. O que não percebemos é que até a pior situação nos ensina algo. O que isso te traz? Retire disso o que for proveitoso para a sua vida, aprenda nos momentos difíceis e mantenha sua cabeça erguida. Todas as situações, por pior que pareçam, acontecem para nos ensinar algo. Pare por um instante de ver apenas a perspectiva negativa e comece a racionalizar o que essa situação veio pra te ensinar. Resta se aplicar em aprender, pois, num futuro próximo você entenderá que passou por essa situação para estar preparado para um acontecimento póstumo.
O passado não precisa voltar
A infância sempre é supervalorizada. Te digo o motivo: para as crianças tudo é incrivelmente novo. Os olhos delas são livres dos vícios e mágoas que carregamos, em tudo veem graça. Crianças são sempre abertas ao novo, ao diferente, ao desconhecido, ao aprender. E nós, já crescidos, costumamos nos convencer de que o mundo é isso que abrigamos dentro de nós e dentro de nossos bolsos — não que também não seja, mas a vida não é só isso. A vida é um corredor com muitas portas e, geralmente, nós abrimos uma e seguimos nela pro resto da vida por medo ou por preguiça de percorrer todo o caminho de volta. Você nunca saberá o que está perdendo, se não abrir todas as portas. E é justamente isso que nos falta, essa curiosidade, essa consciência de que sempre podemos agregar algo e evoluir. Achamos que já vimos de tudo. Não se negue a decisão de correr riscos, pois tudo é aprendizado.
Aprender
![]()
Compartilhar conhecimento também é um aprendizado. Quando instruímos um outro alguém, orientamos ou contamos uma história, estamos também agregando valor a nós mesmos. Aprendemos ao observar uma risada, ao prestar atenção nas expressões faciais de alguém, ao ver um filme, conversar com um idoso, ler um livro, apreciar o voo de um pássaro. Estamos constantemente em processo de aprendizado, mesmo quando não nos damos conta disso — e isso é maravilhoso. A vida é mais leve quando a gente admite que não sabe tudo e nunca vai saber, quando nos poupamos a incumbência de tudo saber. Somos pequenos e estaremos sempre aprendendo a andar. Estaremos sempre nos primeiros passos de alguma coisa. Não podemos esquecer disso, esquecer que estamos aqui para isso: aprender.