Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Características de um relacionamentos saudável

Você sabe como funciona a dinâmica de um relacionamento? A verdade é que manter um relacionamento é algo muito complexo, mas quando o sentimento é verdadeiro, vale a pena se esforçar para fazer dar certo! Confira algumas dicas para que a sua relação não tenha problemas!

Confiança

Confiar na outra pessoa é essencial para que um relacionamento seja saudável e duradouro. A confiança não é conquistada de uma hora para outra e sim algo que é construído com empenho mútuo. Ela pode se quebrar muito facilmente, por isso é importante construir uma relação sólida, que seja madura o suficiente para entender que ninguém é perfeito e as coisas nem sempre darão certo. A confiança um no outro é o que vai permitir que características como o ciúme e a insegurança não invadam o relacionamento.

Comunicação

Comunicação não se resume somente a falar, também é muito importante que se saiba ouvir. Uma boa comunicação consiste em falar o que é necessário, mesmo que não seja muito agradável, para que se possa resolver os problemas de forma mais rápida possível. Evitar de comunicar ao parceiro o que você precisa, só vai causar mais transtornos no futuro. Se algo te desagrada, diga. Em um relacionamento saudável sabe-se a hora de ter uma boa conversa, ouvindo o que o outro está sentindo e procurando chegar em um consenso.

Ceder e admitir os erros

Em um relacionamento não há espaço para arrogância. Não adianta querer estar sempre certo e não ceder nunca. É preciso admitir os erros e pedir desculpas quando for necessário. Não deixe que o seu orgulho te domine. Quando alguma atitude sua magoou o seu parceiro, é preciso conversar e se desculpar sinceramente. O relacionamento pode ficar fragilizado se houverem situações mal resolvidas e as duas pessoas estiverem magoadas. Portanto, essa parte é muito importante para que o relacionamento se mantenha saudável.

Apoio

Quando se ama alguém, é natural querer vê-la feliz, conquistando seus objetivos. Esteja presente para apoiar seu parceiro emocionalmente e psicologicamente. Quando ele desacreditar do próprio potencial, esteja lá para lembrá-lo que é natural ficar nervoso, mas que ele é capaz de conseguir conquistar o que deseja.

Lembrando que atitudes como desacreditar no parceiro, colocá-lo para baixo, duvidando de suas capacidades ou mesmo ficar incomodado quando o seu parceiro conquista algo que é importante para ele, NÃO são características de um relacionamento saudável. Esses sentimentos beiram à possessão, ao ciúme e à insegurança.

Honestidade

Honestidade é primordial. Em todas as suas atitudes e falas, você deve ser sincero. Nunca minta porque tem medo de machucar a outra pessoa ou para agradá-la. Não vale a pena. Mesmo que a verdade seja dolorosa, ela é sempre melhor do que a mentira. Seja sempre sincero com relação às suas necessidades e com o que você está sentindo para não confundir, nem magoar seu parceiro e a si mesmo.

Presença

É importante estar presente na vida do seu parceiro. Talvez uma das piores sensações quando se está em um relacionamento é sentir-se sozinho, mesmo quando seu companheiro está ao seu lado. Isso acontece porque a mente se desfoca e não consegue se concentrar no presente. Preste atenção para que isso não aconteça. Quando estiver com seu parceiro, dê atenção a ele, ao invés de manter sua mente em outro lugar. Ouça seu companheiro e esteja presente para ouvi-lo e apoiá-lo no que você puder. Isso cria uma sensação de bem-estar, segurança e confiança.

Respeito

Respeito é uma das bases de qualquer relacionamento saudável, e funciona de forma dupla. Começa por você se respeitar, dar atenção aos seus sentimentos e necessidades para depois olhar para o que o seu parceiro precisa. Jamais se coloque em segundo plano, pois isso fará com que você se magoe. Esteja sempre atento às suas emoções e se possível manifeste-as ao seu parceiro.

O respeito também engloba ter paciência e compreensão diante dos estresses do dia a dia. Trate sempre o seu parceiro da forma como você gostaria de ser tratado, com carinho e respeito.

Paciência

É preciso ter paciência para não se estressar e nem brigar por coisas pequenas. Ter paciência consigo mesmo e com seu parceiro, é algo que pode elevar bastante a qualidade do relacionamento. Se o seu parceiro tem alguma característica que lhe incomoda, a melhor saída é aceitá-la. Precisamos entender que não temos o poder e nem o direito de mudar ninguém. As pessoas só mudam se for do interesse delas mesmas. Aceite os defeitos do seu parceiro e tenha paciência, pois assim será mais fácil de conviver com eles.

Compreensão

Faça o seu melhor para tentar compreender o seu parceiro. Respeite suas decisões e a forma como ele lida com as diferentes situações. Se puder ajudar, faça. Mas caso contrário, utilize a compreensão. A compreensão vem junto com a empatia e significa ouvir o outro e fazer o seu melhor para entendê-lo e respeitá-lo. Também significa colocar-se no lugar do outro, entendendo que as pessoas são diferentes, vêm de diferentes criações, realidades e experiências e reagem de formas diferentes às situações.

Perdão

Perdoar é preciso e faz bem ao coração. Quando alguma situação que te magoa ocorre, procure conversar sobre e resolvê-la de forma madura, expondo suas ideias e sentimentos. Após conversar e se acertar, não há necessidade de guardar rancor, pois isso faz mal e só atrapalha. Permita-se perdoar a outra pessoa pelo seu erro e esquecer. Não fique relembrando dos erros passados do seu parceiro, pois isso só piora a situação. Perdoe, mude o que precisa ser mudado e siga em frente.

Liberdade

Um relacionamento não precisa ser controlador, possessivo ou cheio de ciúme. Aliás, essas são características de um relacionamento abusivo, que prende e manipula. Entenda que não é necessário pedir autorização ao seu parceiro para fazer algo que você deseja, como por exemplo sair com seus amigos. E ele também não precisa pedir a sua. O que deve acontecer em um relacionamento saudável é somente a comunicação e o cumprimento do que foi previamente combinado. A liberdade é primordial para um relacionamento. Afinal, não podemos anular a nossa própria individualidade só porque estamos nos relacionando com alguém.

Expectativas e cobranças

Tome cuidado com as expectativas que você projeta em cima do seu parceiro. Lembre-se de que ele não é responsável pelas expectativas que você mesmo criou. Do mesmo modo, cobranças que são construídas com base nessas expectativas são falhas e muito provavelmente levarão à decepção. É melhor ser claro e verdadeiro do que ficar imaginando coisas ou escondendo o que você precisa dizer. Não cobre do seu parceiro algo que ele não pode te oferecer, pois isso só lhe trará frustração e decepção.