Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dicas Para Acabar com a Saudade

Separamos dicas para aqueles que estão morrendo de saudades de alguém, de algum momento ou sentindo a falta de casa por estar longe. Seja qual for seu tipo de saudade, vale a pena dar uma conferida.

continue lendo
Compartilhar

Convivência

Marcele de Carvalho, psicóloga

Geralmente se fala de saudade quando se relembra ou está na ausência de alguma coisa, situação, local ou alguém. Este sentimento pode vir acompanhado de tristeza ou ansiedade, por exemplo, já que existe um impedimento para estar na presença ou convivência daquilo ou de quem se deseja estar.

À Distância

É possível viver um relacionamento à distância, seja imposto pelos dois (quando não há o empecilho geográfico), seja por necessidade. Tudo depende da maneira como a distância é driblada e da maturidade e confiança que o casal possui, por exemplo. Manter contatos frequentes, viajar sempre que possível para o reencontro, viver a rotina do parceiro e participar dela, com diálogo aberto e cumplicidade, podem ajudar.

Existência

Talvez algumas pessoas, ao sentirem saudade, acabem reafirmando a existência e a veracidade do sentimento que possuem.

Mantra

Ouça um mantra. O simples fato de você parar tudo e concentrar-se naquilo, meditando, vai acalmar seu coração e aliviar a dor. Quando a música terminar você nem vai acreditar que passou.

Presente

Se dê um presente: um CD, uma roupa ou uma joia. O simples fato de ocupar-se com algo para você acaba deixando-a mais feliz, além de desviar a atenção da saudade.

Chocolates

Coma chocolate. É comprovado cientificamente o benefício da guloseima quando mulheres, por exemplo, estão em TPM ou em depressão. É claro, moderadamente.

Esportes

Pratique esporte. Dessa maneira, você extravasa sua energia e expulsa pensamentos negativos, além de aumentar o nível de endorfina no corpo, substância que dá sensação de bem-estar.

Longe de Casa

Leve algumas das suas coisas favoritas. Será mais fácil combater a saudade se você embalou alguns dos seus itens prediletos com antecedência. Se sabe que isso pode ser um problema para você ou não tem ideia de como vai se sentir, levar alguma lembrança fará com que se sinta mais confortável em seu novo ambiente.

Bichinhos de Estimação

Dê uma volta com seu bichinho de estimação (ou o do seu vizinho). A troca de carinho entre vocês só traz benefícios, e o passeio vai lhe animar.

 

Fotos

Fotos de sua família e entes queridos. Se você tiver alguma foto de um determinado lugar da casa que signifique muito para você, ela pode ajudá-la a se sentir melhor também.

Cibercafé

Você também pode ir a um cibercafé algumas vezes por semana, se possível, para enviar e-mail para seus amigos e familiares e saber as novidades das pessoas que ama.

Pessoas

Estabeleça uma rotina para falar com as pessoas que você ama, mesmo que seja só uma vez a cada duas ou três semanas. Isso irá encher o seu dia e lhe dará algo para esperar.

Comunicação

e você não tem muito acesso a um telefone ou internet, escreva cartas semanais, quinzenais ou mensais para as pessoas que você ama. Isso irá ajudá-la a organizar seus pensamentos no papel e a comunicar-se com as pessoas das quais você gosta.

Programas

Veja alguns de seus programas de TV favoritos. Embora não seja saudável fazer uma maratona depressiva, se você tiver um DVD de seus programas favoritos, vai se sentir um pouco melhor se assistir a um deles todos os dias.

Redes Sociais

Você também pode passar um pouco de tempo no Facebook ou em outros sites de redes sociais para ver o que seus amigos estão fazendo. Só não gaste todo o seu tempo lá ou perderá todo o mundo lá fora.

Atrações

Aonde quer que você vá, tente sempre agir de forma bastante amigável, não importa o quão triste você se sinta. Isso vai torná-la mais aberta para conhecer novas pessoas e fazer com que elas se sintam mais atraídas por você.

Ocupar-se

Ocupe-se. Manter uma agenda lotada é a chave para amar o seu novo ambiente. Se seus dias estiverem repletos de novas atividades emocionantes, estudos e tempo gasto com pessoas novas, então vai ser difícil passar todos os seus momentos de vigília pensando na saudade.

Dores

Confiar em seu parceiro e ele em você de olhos vendados. Isso é essencial para que a saudade não vire ciúme ou uma obsessão. Enfim, a saudade é boa quando não gera dor.

Drinque

Beba um drinque. Isso mesmo, um só. Uma taça de vinho, por exemplo, já vai fazer com que você fique mais relaxado, tornar o seu corpo mais quente e aliviado, tirando um pouco da tensão nos ombros.

Chorar

Chore no chuveiro. Se você tem mágoa por algo ou está com um nó na garganta, o melhor é extravasar. Prometa a si mesmo que vai chorar ali e pronto. Uma hora você cansa e para.

Falta

Adriana Hercowitz, 29 anos.

Eu gosto dessa falta. Nós nos falamos todos os dias, mas procuramos não esgotar os assuntos, falar o necessário e, quando nos encontramos, é sempre maravilhoso. Acredito que a combinação entre saudade e distância seja um ótimo antídoto para brigas e problemas entre parceiros.

Traumas

Tire alguns minutos em seu benefício. Por exemplo, vá à manicure, jogue uma partida de futebol ou videogame. Fazendo algo de que gosta você desvia a energia ruim e passa pelo período de crise sem muitos traumas.

Filme

Faça uma coisa sem importância, daquelas que você não precisa pensar, como ver vídeos engraçados na internet ou um filme que já assistiu 500 vezes, sem compromisso.

Coerência

Seja coerente. Você tem todo direito de sentir falta de uma pessoa, mas não de deixar de viver sua vida por causa dela.

Lembrança

É ótimo ter uma lembrança, mas você vai se sentir ainda mais solitária se lembrar do que te traz saudade em todos os lugares que olhar.

Conversas

Converse com seus entes queridos em casa. Para tentar diminuir as saudades, você pode se sentir melhor depois de ouvir algumas palavras reconfortantes ou até mesmo algumas piadas engraçadas das pessoas que você mais ama.

Adeus

Defina um limite para o quanto você vai falar com cada pessoa importante em sua vida. Você pode ainda designar um dia da semana para bater um papo, caso se torne mais fácil para você dizer adeus no final da conversa.

Compartilhar

Sentir saudades sozinha só piora as coisas - por que não partilhar o seu amor por onde você veio com as pessoas ao seu redor? Isso pode levantar seu espírito, ajudá-la a se sentir mais confortável falando sobre sua casa e trazer novos amigos no processo.

Músicas

Partilhe a sua música favorita com os outros. Se você é de um lugar que adora música country, prepare uma pequena reunião onde as pessoas possam jogar jogos de tabuleiro, conhecer umas às outras e ouvir suas músicas favoritas. As canções não precisam estar relacionadas diretamente com sua casa, desde que lembrem de como é estar em casa.

Bugigangas

Bichos de pelúcia, brinquedo ou bugiganga favorita. Colocar um deles em seu novo espaço fará com que se sinta mais em casa.

Comidas Diferentes

Coma suas comidas favoritas de casa. Se você está vivendo a milhares de quilômetros do lar e só há um restaurante que serve sua cozinha local, experimente-o. Se não há muitos restaurantes para escolher, faça o próprio prato.

Gosto

Faça algo em casa que goste. Você pode encontrar uma maneira de fazer algumas das coisas que você gostava de fazer em casa, se isso faz com que se sinta melhor.

Campeonatos

Se você participava de campeonatos de boliche ou clubes do livro em casa, não se acanhe. Tente encontrar algo semelhante em seu novo ambiente. Dessa forma, você será capaz de fazer as coisas que gosta e conhecer pessoas novas no processo.

Diversão

Conte histórias engraçadas. Embora você possa estar se sentindo muito deprimida para rir, tente partilhar algumas histórias engraçadas sobre o que você mais gosta. Isso fará com que todo mundo dê risada e você se sinta melhor.

Timidez de Lado

Aceite todos os convites que puder. Mesmo que você tenha sido convidada para uma festa onde não conhecerá muitas pessoas ou se alguém que você não conhece muito bem a convidou para ver um filme com um grupo de amigos, coloque a sua timidez de lado e aceite.

Passeios

Sair já é meio caminho andado para combater a saudade. Claro que você vai ficar depressiva assistindo reprises de Friends no quarto escuro oito horas por dia. Defina como meta gastar seu tempo fora de casa, seja para ler um livro que você ia ler em casa em um parque ensolarado ou para fazer uma longa caminhada com um bom amigo em vez de exercitar-se no seu quarto.

fechar